
O up! é o carro mais seguro do Brasil, com cinco estrelas na proteção aos ocupantes e quatro para crianças nos teste do LatinNCap. A carroceria é construída com aços de ultra e alta resistência e o carro inaugura a plataforma global PQ12. O up! destronou o C3 do primeiro posto de menor custo de reparação do país, segundo o Cesvi, instituto que faz esse estudo para as seguradoras antes de o carro chegar ao mercado.
De dimensões reduzidas, o up! acomoda confortavelmente quatro adultos, apesar de o espaço apenas suficiente para as pernas no banco traseiro. Está homologado para cinco pessoas, mas essa possibilidade somente em percurso curto e criança porque é estreito. Testamos a versão topo de linha, que tem apenas um opcional.
As  linhas são robustas como convém aos modelos de origem germânica e não  inovam, mas agradam. A capacidade do porta-malas é coerente com as  dimensões. Uma prateleira móvel divide o espaço de bagagem conforme as  necessidades e forma uma plataforma reta quando o encosto do banco  traseiro está rebatido. 
 
CONFORTO Os  bancos são envolventes e acomodam bem, apesar de não terem regulagem  lombar. A visibilidade é boa, exceto a de 3/4 traseira pela largura da  coluna C. É fácil o acesso aos bancos dianteiros e traseiro. O painel  simples lembra o do Fusca e até o aro do volante é fino. Por isso, não  passou pelo crivo da análise ergonômica (ver na página 2). A posição de  dirigir é muito boa e encontrada facilmente, apesar de a coluna de  direção ser regulável apenas em altura. 
	
	
MOTOR É  o 1.0 flex de três cilindros, que equipou primeiro o Fox. É incrível o  desempenho. Nem parece os lerdos 1.0 de quatro cilindros tradicionais.  Funciona melhor com etanol, pois os números de torque e potência são  melhores (ver ficha técnica). A durabilidade prevista é de 400 mil  quilômetros e a troca da correia dentada aos 120 mil quilômetros, sem  levar em consideração serviço pesado. 
	
	
AO VOLANTE  O melhor é dirigir o up! A paixão é imediata. Difícil não apreciar. As  respostas ao acelerador surpreendem, principalmente de segunda e  terceira marchas, mesmo com o ar-condicionado ligado. A quarta e a  quinta são de economia. O engates são fáceis, rápidos e precisos. A  direção com assistência elétrica tem boa calibragem, sendo leve em  baixas velocidades e na medida certa nas mais elevadas. Impressiona o  comportamento dinâmico. A carroceria praticamente nem inclina nas curvas  de alta e de baixa. O senão da suspensão são os pisos irregulares. Por  causa da distância entre-eixos curta, há transferência das imperfeições  para o habitáculo. Os ocupantes do banco traseiro sentem mais. Não  existe milagre, um carro alto e de dimensões reduzidas precisa de  suspensão mais rígida. 
O consumo registrado no computador de bordo  com etanol variou de 9km/l a 10km/l na cidade e de 13km/l a 14km/l na  estrada. Há indicador de troca de marcha para obter números ainda  melhores. A garantia é de três anos para todo o carro. 
PRECISA EVOLUIR  O up! é um automóvel e tanto, mas nem tudo é perfeito. Os interruptores  dos vidros elétricos não têm iluminação; o cinto do assento traseiro  central é abdominal e apoio de cabeça lá apenas na versão testada, a  topo de linha. E o encosto do banco traseiro é rebatível totalmente. Se  fosse bipartido, seria possível levar bagagem e um ou dois ocupantes, o  que torna o carro mais prático. As dimensões reduzidas fazem com que  tenha apenas um concorrente (ver na página 2) e também com motor de três  cilindros. 
	
	
AVALIAÇÃO TÉCNICA
Acabamento da carroceria
A  qualidade da pintura é boa. As portas do lado direito têm boa montagem,  mas as do esquerdo têm pontos com desnivelamento entre si e a  carroceria, além de a folga fixa da traseira esquerda estar maior do que  nas outras portas. O capô tem boa montagem, mas a tampa traseira está  descentralizada. Os faróis, lanternas, frisos, retrovisores,  para-choques, pestanas dos vidros, etc. estão muito bem instalados. REGULAR
Vão do motor
O  vão é muito pequeno e o motor, mesmo com três cilindros, o preenche  totalmente, dificultando bastante o acesso à manutenção de vários  componentes. O capô tem bom ângulo de abertura e é sustentado aberto por  vareta manual. O vão tem aspecto organizado e limpo e os itens de  verificação constante têm fácil acesso e manuseio. REGULAR
Altura do solo
Não ocorreram interferências com o solo, inclusive com carga máxima. POSITIVO
Climatização
É  por comando manual. No painel, são dois difusores de ar nas laterais,  que giram 360 graus, além de um difusor na parte superior do painel com  aletas fixas direcionando o fluxo para o condutor e passageiro, mas não  pode ser fechado individualmente, e tem bloqueio/desvio parcial da vazão  no corpo do retrovisor e tela multimídia (opcional) fixada à sua  frente. Funciona bem e proporciona conforto em baixo tempo, favorecido  pela pequena área da cabine. A caixa de ar tem quatro velocidades e são  quatro as opções de direcionamento do fluxo. POSITIVO
Freios
O  pedal de freio não tem uma fina calibração em relação e sensibilidade. O  ABS apresentou uma calibragem e resposta razoável, apesar do maior  espaço percorrido até parar, e o ruído mais alto no seu funcionamento.  Em frenagem de emergência, com o veículo em velocidade no asfalto seco, a  desaceleração foi satisfatória e com boa manutenção da trajetória, seja  carregado ou vazio. O freio de estacionamento atuou normalmente. REGULAR
Câmbio
A  embreagem tem acionamento suave e boa progressividade. Em 3ª, a 60km/h,  4ª a 80km/h e 5ª a 100km/h o motor gira bem próximo da rotação de  torque máximo, o que auxilia na dirigibilidade, em geral, seja com o  ar-condicionado ligado ou com carga máxima. A qualidade de engate é  ótima em precisão, maciez, curso
  da alavanca e pega no pomo, além do funcionamento silencioso do  trambulador. As relações de marchas/diferencial atendem  satisfatoriamente a proposta dinâmica em função do peso (958kg) e curva  do motor. A indicação no quadro de instrumentos da marcha ideal a ser  selecionada quase nunca é a realidade em função da topografia, carga e  situação no trânsito. POSITIVO
Motor
É  o novo, moderno e funcional três cilindros 1.0. A performance é muito  boa, com retomadas de velocidade e aceleração eficientes. POSITIVO
Vedação
Boa contra água e poeira. POSITIVO
Emílio Camanzi também testou o up!, mas na versão red. Confira:
Nível interno de ruídos
O  efeito aerodinâmico é bem contido, mas a partir de 140km/h passa a se  manifestar intensamente. Ao trafegar sobre piso de paralelepípedo,  asfalto em má conservação e estrada de terra batida com algumas  imperfeições surgem vários pequenos ruídos no habitáculo. NEGATIVO
Suspensão
O  conforto de marcha não tem um bom acerto e tem perda significativa com  carga máxima e pressão dos pneus para essa condição. A estabilidade é  alta, proporcionando um excelente handling, com uma dirigibilidade  prazerosa e segura em rodovias. REGULAR
Direção
O veículo em prova está equipado com pneus Dunlop alemães. A coluna de direção tem ajuste em altura, com bom curso
.  As cargas do sistema eletromecânico estão muito bem calibradas, seja  para o uso na estrada com boa leveza e agilidade, seja em estrada com  ótima sensibilidade e reações seguras e rápidas. A velocidade do efeito  retorno é razoável e o diâmetro de giro muito bom, de apenas 9,7 metros.  A precisão na reta e em curvas é muito boa. É baixa a rumorosidade do  conjunto em curvas sobre piso irregular usual. POSITIVO
Iluminação
Não  tem iluminação nos comandos elétricos de acionamento dos vidros, trava e  regulagem elétrica dos retrovisores externos nem sensor crepuscular. Os  faróis têm construção com parábola simples e contam com auxiliares de  neblina, sendo o resultado em iluminação normal. Não tem regulagem  elétrica de altura em função da carga transportada nem nenhuma luz de  cortesia. O quadro de instrumentos tem fácil leitura dia/noite. REGULAR
 
Limpador do para-brisa
Não  tem sensor de chuva. Os sistemas de limpeza no para-brisa e no vidro  traseiro são eficientes, com boa área varrida, bons esguichos e palhetas  de qualidade. É fácil o acesso ao reservatório de água instalado no vão  do motor. POSITIVO
Estepe/macaco
O  estepe tem a roda em aço e pneu (175/70R14) diferente dos de uso  (185/60R15) no fabricante e nas medidas. Está instalado dentro do  porta-malas, no fundo do assoalho. Para retirar a calota central tem  grampo no kit. A operação de troca é normal, mas há alteração no  comportamento dinâmico do veículo ao utilizar o estepe em rodovias, o  que não é o mais prático e racional, principalmente numa viagem longa. REGULAR
Alarme
A  chave de ignição é codificada e do tipo canivete. Há proteção  perimétrica das partes móveis e a volumétrica dentro do habitáculo. Não  tem função um toque para descer/subir os vidros dianteiros e ao dar  comando para travar as portas, com o controle inserido na própria chave,  os vidros dianteiros não sobem automaticamente. 	POSITIVO
Volume do porta-malas
O  declarado pela fábrica é de 285 litros e o encontrado foi de 250  litros, sendo prejudicado pelo suporte lateral, que tem duas opções de  altura do recobrimento do assoalho, com a tampa do bagagito fechada e  fechamento suave da tampa traseira. 
www.danieltecnodan.com.br
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan
	
FICHA TÉCNICA
» MOTOR
Dianteiro,  transversal, de três cilindros em linha, 999 cm³,12 válvulas, flex,  75cv (gasolina) e 82cv (etanol) a 6.250rpm de potências máximas e  torques de 9,7kgfm (g) e 10,4kgfm (e) a 3.000rpm
» TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas
» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira,  independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; e traseira  interdependente com braços longitudinais/ de liga leve de 15 polegadas /  185/60 R15. 
	
	
» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
» FREIOS
Discos ventilados na dianteira, tambor na traseira, com ABS 
» CAPACIDADES
Do tanque, 50 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 412 quilos. 
	
EQUIPAMENTOS
» DE SÉRIE
Ar-condicionado,  computador de bordo, coluna de direção com regulagem de altura, airbags  frontais, freios ABS, sensor de estacionamento traseiro; CD player com  Bluetooth e conexões USB, iPod e auxiliar, alarme, alerta de frenagem de  emergência, banco do motorista com ajuste de altura, chave tipo  canivete, retrovisor com luzes indicadoras, faróis auxiliares, lanterna  de neblina, tampa do porta-malas com abertura elétrica, vidros  dianteiros, retrovisor e travas elétricas, entre outros. 
» OPCIONAIS
Preparação para sistema de navegação.
	