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Em busca de espaço próprio - Avaliação técnica do Livina

Saiba como o Livina, o novo monovolume da Nissan, que é produzido no Paraná, se saiu em nossas avaliações e conheça seus detalhes

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Foto:

AVALIAÇÃO TÉCNICA

Acabamento da carroceria
Qualidade final da pintura não é boa, pois contém vários pontos com impurezas. As quatro portas têm boa montagem, mas a tampa traseira e o capô têm montagem apenas razoável. REGULAR

Vão do motor
O isolamento acústico do vão (somente parte do painel de fogo e mal aplicado), em relação ao habitáculo, é muito ruim, transferindo muito o ruído de funcionamento do motor. O acesso à manutenção em geral é satisfatório, e a sistematização dos vários componentes é racional. A solução da Nissan para o reservatório de gasolina para partida a frio (de 0,5 litro) não é prática, pois está instalado dentro da ossatura plástica do painel de fogo. Tem uma tampa plástica de acesso, junto à base inferior do para-brisa, do lado direito, que se abre ao girar o botão. Abaixo dela, está a tampa específica do gargalo do reservatório que é aberta com a chave de ignição. Se ocorrer derramamento, deixará um forte cheiro de gasolina junto à caixa de ar, além de respingar na pintura do capô e para-lama, ao se retirar a mangueira do reservatório. NEGATIVO

Altura do solo
Não tem chapa em aço para proteger o cárter do motor e do câmbio, mas a distância do solo de ambos é razoável. Não ocorreram interferências com o solo, no percurso misto (asfalto/ terra). Em saídas de garagem com desnível, raspa levemente a parte de baixo da frente (base inferior do para-choque). REGULAR

Climatização
Os difusores frontais de ar do painel (dois retangulares no centro e dois circulares nas extremidades laterais) têm boa vazão e angulação, sendo que os laterais giram 360 graus. O nível de ruídos de funcionamento, na velocidade máxima da caixa de ar, é baixa e o sistema apresentou bom funcionamento, além de estar bem vedado. Não tem difusor de ar específico para os passageiros de trás nem ajuste de temperatura diferenciada para condutor e passageiro. POSITIVO

Freios
Apresentaram comportamento dinâmico eficiente no uso na cidade e em rodovias. O pedal de freio tem boa sensibilidade e relação. Em frenagem simulada de emergência (asfalto seco e terra cascalhada), apresentou boa desaceleração, com manutenção da trajetória imposta. ABS tem boa calibração. O freio de estacionamento atuou normal e o conjunto apresentou uma boa resistência térmica, depois de uso mais constante em longa descida sinuosa, em velocidade elevada e realizando frenagens fortes nas entradas das curvas. POSITIVO

Câmbio
O quadro de instrumentos tem display informando a marcha selecionada. Não há opção de uso esporte e para piso de baixo atrito, nem utilização manual sequencial. As relações de marchas/ diferencial atendem bem a curva do motor e massa do automóvel. Em situação de kick-down, a reprogramação das marchas é eficiente. REGULAR

Motor
Apresentou bom rendimento, proporcionando dirigibilidade normal e segura. O quadro de instrumentos não tem indicador de temperatura da água do motor, somente luz espia. Em termos de manutenção, a sincronização é por meio de corrente, que é mais confiável e com menor custo de manutenção do que a correia dentada. As retomadas de velocidade e aceleração satisfazem, mesmo estando acoplado a um câmbio automático com quatro marchas. O nível de ruídos de funcionamento é aceitável e o sistema flex funcionou bem em todas as situações avaliadas. POSITIVO

Vedação
Boa contra água e poeira. POSITIVO

Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico é evidente e notório e inicia-se a partir de 100km/h, aumentando em alta velocidade. São vários os ruídos no habitáculo quando se trafega sobre piso de calçamento, terra e asfalto malconservado, o que incomoda. NEGATIVO

Suspensão
A estabilidade é muito boa no contorno de curvas de raios variados, em velocidade elevada, pela ótima precisão, com mínima inclinação da carroceria, proporcionando segurança. O conforto de marcha foi pouco trabalhado e está mal definido, pela aspereza que é transmitida para o habitáculo das imperfeições do solo, para um automóvel que tem perfil de uso familiar, principalmente pela suspensão traseira. REGULAR

Direção
Tem assistência elétrica, com cargas bem definidas. Apresentou boa precisão na reta e em curvas em velocidade elevada, e na cidade é ágil e leve, na medida. O diâmetro de giro em manobras de garagem/ estacionamento é bom, assim como a velocidade do efeito/retorno. O conjunto apresentou nível baixo de ruídos em curvas sobre piso irregular. POSITIVO

Iluminação
Tem luz de cortesia somente no porta-malas. Na zona do teto, tem uma lanterna central e dois spots fixos junto ao retrovisor. O farol, com refletor único, tem eficiência satisfatória no baixo e no alto, e conta com auxílio de faróis de neblina inseridos no para-choque, mas não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. O quadro de instrumentos tem iluminação permanente. REGULAR

Limpador do para-brisa
A área de varredura do para-brisa é limitada, junto da coluna ?A?, onde deixa grande parte sem limpar, engrossando a mesma e diminuindo o campo de visão. Ao esguichar quatro jatos de água no para-brisa, o sistema de limpeza atua automaticamente. No vidro traseiro, a palheta é curta em altura, pois tem espaço para ser maior, onde aumentaria o campo de visão, além de limpar a área da terceira luz de freio. A reposição de água no reservatório, instalado dentro do vão do motor, é fácil. REGULAR

Estepe/ macaco
O estepe tem roda em aço e o pneu é igual aos de uso. Está instalado no assoalho, dentro do porta-malas. A operação de troca é normal e tem a facilidade de ter quatro prisioneiros fixos por cubo, para melhor apoio e centragem no conjunto roda/pneu. POSITIVO

Alarme
A chave de ignição é codificada e tem proteção perimétrica das partes móveis, mas não há proteção volumétrica dentro do habitáculo, contra invasão através da quebra dos vidros. Os vidros não sobem automaticamente, ao dar comando pelo controle remoto, inserido na chave de ignição. Mas tem sistema de um toque na porta do condutor, e o sistema antiesmagamento funcionou bem. REGULAR

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 449 litros, sendo o encontrado na nossa medição 436 litros, com o banco traseiro na posição normal, com a tampa bipartida do bagagito fechada e fechamento suave da tampa traseira, sem interferência com a bagagem.

(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.