BOM
Altura do solo
Com carga de 400 quilos, não ocorreram interferências com o solo. Por prevenção, tem chapa em aço integral em toda a zona inferior do motor e do câmbio.
Climatização
Os quatro difusores de ar frontais do painel têm formato circular, e as aletas de orientação do fluxo de ar giram 360 graus. Apresentou bom funcionamento, com tempo satisfatório para climatizar todo o habitáculo. Não houve entrada de gases/fumaça.
Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico, na estrada e na cidade. O pedal de freio tem boa sensibilidade e o sistema apresentou reações equilibradas nos dois eixos, inclusive em frenagem de emergência sobre piso seco. O ABS está bem calibrado e atuou com precisão. O freio de estacionamento sustenta sozinho o veículo, em aclives e declives.
Câmbio
A embreagem é macia e tem boa progressividade e curso, além de resistência a arrancadas seqüenciais em subida, com o veículo carregado. A qualidade de engate é correta em precisão e maciez. O curso da alavanca é bom, assim como o seu posicionamento no túnel central. As relações de marchas/diferencial atendem bem ao peso do automóvel e rendimento do motor.
Motor
Pela manhã, com somente álcool no tanque, a partida a frio foi imediata, com aceleração limpa e marcha lenta uniforme. A performance é boa, com retomadas de velocidade e aceleração que agradam bem. A perda no rendimento, com carga de 400 quilos e ar-condicionado ligado, é aceitável, proporcionando dirigibilidade bem razoável.
Vedação
Boa contra água e poeira.
Suspensão
Conjunto tem ótimo acerto, tanto em conforto de marcha quanto em estabilidade. O nível das transferências das imperfeições do solo para o interior é muito baixo. A qualidade e precisão no contorno de curvas de raios variados são muito boas, além de haver pouca inclinação da carroceria.
Direção
Fixa, a coluna de direção está bem posicionada em altura. A precisão na reta e em curvas é boa, assim como as reações. O efeito retorno tem velocidade aceitável, e o diâmetro de giro satisfaz. O conjunto apresentou nível baixo de ruídos, quando o carro trafega em curvas sobre calçamento e estrada de terra.
Alarme
A chave de ignição é codificada, com sistema de imobilização do motor, e tem proteção perimétrica das partes móveis.
REGULAR
Vão do motor
O motor e seus componentes externos preenchem todo o vão, limitando bem o acesso à manutenção preventiva. O layout é racional e os itens de verificação constante têm fácil identificação. O resultado em isolamento acústico, em relação ao habitáculo, é razoável, para a proposta do automóvel e seu segmento de mercado.
Iluminação
Os faróis têm construção com parábola simples e eficiência normal em iluminação, mas não há regulagem elétrica de altura, em função da carga transportada. O quadro de instrumentos tem fácil identificação noturna, assim como os comandos do console central. Existe luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas. Na zona do teto, há uma lanterna bipartida.
Limpador de pára-brisa
Ao se esguichar quatro jatos de água, com boa vazão, no pára-brisa, as palhetas não atuam automaticamente, mas a área de varredura satisfaz. No vidro traseiro, o sistema também é eficiente. O reservatório de água, instalado no vão do motor, tem fácil acesso, mas a tampa deveria ser na cor azul.
RUIM
Acabamento da carroceria
Os pára-choques dianteiro e traseiro não têm o mesmo acabamento da pintura da carroceria,com duas divisões, sendo a parte superior igual ao restante do veículo e do meio para baixo de aspecto mais fosco e granulado. Os frisos protetores das portas estão montados bem na base e não cumprem a sua função principal de atenuar pequenos choques, em estacionamentos paralelos. A porta traseira do lado direito está desnivelada, e a tampa traseira, descentralizada. O acabamento final da pintura não é bom, devido a alguns pontos com impurezas. O restante das partes móveis tem montagem aceitável.
Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico é elevado e notório a partir de 100 km/h, e incomoda muito em velocidades mais altas. Os ruídos no habitáculo são poucos, mas surgem, quando se trafega sobre pisos de terra com costelas, paralelepípedo e asfalto malconservado.
Estepe/macaco
O estepe tem a roda em aço e o pneu igual aos de uso e está instalado abaixo do compartimento de carga, fixo em suporte basculável, com acionamento por dentro do porta-malas. O macaco e a chave de rodas ficam acondicionados nas laterais do compartimento de carga. Para se ter acesso aos parafusos de roda, é necessário retirar a calota central (roda de liga leve), com ferramenta específica, que não estava no veículo avaliado. A operação de troca não é simples, nem limpa.
Ferramentas
Não tem.
EXTRA
Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 320 litros, o que foi confirmado em nossa medição.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho.