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De olho nele - Avaliação técnica

Renault Logan tem qualidades, mas há muitos problemas de ergonomia

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Foto:

Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe

BOM

Altura do solo
Com carga útil de cinco pessoas e bagagem (400 kg) não ocorreram interferências com o solo. Por prevenção, tem chapa em aço integral para toda a zona inferior do motopropulsor.

Climatização
É por comando manual. Os quatro difusores de ar frontais do painel têm formato circular e as aletas de orientação do fluxo de ar giram 360º. Apresentou bom funcionamento com tempo satisfatório para climatizar todo o habitáculo e está bem vedado. A velocidade máxima é um pouco rumorosa.

Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico na cidade e na estrada. O pedal de freio tem boa sensibilidade e o sistema apresentou reações equilibradas nos dois eixos, inclusive em frenagem de emergência sobre piso seco. Não tem opção de ABS e o freio de estacionamento atuou normalmente.

Câmbio
A embreagem é macia, tem boa progressividade e curso, além de resistência a arrancadas seqüenciais em subida, com carga máxima. A qualidade de engate é boa em precisão e maciez. As relações de marchas/diferencial atendem bem à massa do automóvel e rendimento do motor.

Motor
O sistema flex funcionou bem, com partida a frio imediata pela manhã, com aceleração limpa e marcha lenta uniforme. A sua performance é satisfatória com retomadas de velocidade e aceleração compatíveis com a curva de torque e potência, além do peso do veículo. A perda no rendimento com lastro de 400 kg e ar-condicionado ligado é aceitável e proporciona dirigibilidade razoável.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Espaço para pernas no banco traseiro está adequado para adultos. Banco tem ainda três apoios de cabeça


Suspensão
O acerto das suspensões em conforto de marcha e estabilidade é ótimo, sendo muito superior em relação aos concorrentes diretos e indiretos. O nível das transferências das imperfeições do solo para dentro é muito baixo e a qualidade e a precisão no contorno de curvas, muito boas, além de pouca inclinação da carroceria.

Direção
A coluna de direção é fixa, mas está bem posicionada em altura. A precisão na reta e em curvas é boa, assim como as suas reações. O efeito retorno tem velocidade aceitável e o diâmetro de giro satisfaz. O conjunto tem baixa rumorosidade quando em curvas sobre calçamento e estrada de terra.

Iluminação
O grupo óptico dianteiro tem construção com parábola simples e eficiência normal em iluminação. Conta com auxílio de faróis de neblina embutidos no pára-choque. O quadro de instrumentos tem fácil identificação noturna, assim como os comandos do console central. Possui luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas. Na zona anterior do teto tem lanterna bipartida.

Estepe/macaco
O estepe tem a roda em aço, mas o pneu é igual aos de uso e fica dentro do porta-malas. O macaco e a chave de rodas estão fixados nas laterais do porta-malas, em suportes. A operação de troca é normal.

Alarme
Tem chave de ignição codificada e proteção perimétrica das partes móveis.

REGULAR

Vão do motor
O motor e seus componentes externos preenchem todo o vão, limitando bem o acesso à manutenção preventiva. O layout é racional e os itens de verificação constante têm fácil identificação. Apesar de ter somente uma pequena área do painel de fogo encoberta com material isolante acústico, o resultado em insonorização é aceitável para a proposta do automóvel e seu segmento de mercado.

Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico é alto e notório já a 100 km/h e incomoda muito em velocidades mais altas. Os ruídos no habitáculo surgem quando se trafega sobre piso de terra com costelas, paralelepípedo e asfalto em má conservação.

Limpador de pára-brisa
Ao esguichar água no pára-brisa, há quatro jatos de boa vazão, o sistema não entra automaticamente em funcionamento. A área de varredura é razoável. O reservatório d'água instalado dentro do vão do motor tem fácil acesso, mas a tampa deveria ser na cor azul para melhor identificação.

RUIM

Acabamento da carroceria
A qualidade final da pintura não é boa, devido a alguns pontos com impurezas e imperfeições. As quatro portas têm boa montagem. O capô está descentralizado e desnivelado em relação aos pára-lamas e a tampa do porta-malas, descentralizada.

Ferramentas
Não tem.

EXTRA

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 510 litros, o mesmo encontrado na nossa medição.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan