UAI

Citroën C6 - Prazer em dirigir

Além do sofisticado sistema de suspensão, que mantém a altura em relação ao solo em qualquer condição, o C6 tem espaço interno amplo e muitos itens de segurança

Publicidade
Foto:

Frente baixa raspa aba com frequência em rampas de garagem

O C6 chama a atenção por onde passa. As linhas extravagantes e pouco convencionais formam conjunto bonito e atraente. As lanternas traseiras dão toque especial e a linha de cintura descendente vai na contramão da tendência de estilo atual. Por isso, a visibilidade traseira é melhor do que em outros sedãs. Os faróis também têm estilo incomum, verticais e alongados.



Tamanho
Apesar das enormes dimensões, o C6 agrada pela originalidade. Frente longa e traseira curta formam contraste agradável. As janelas não têm arco ou moldura, como as de modelo cupê. O porta-malas de ótimo tamanho tem acesso fácil. No banco traseiro, por causa da enorme distância entre-eixos e da generosa medida de conforto, sobra espaço para pernas, ombros, cabeça. O habitáculo é digno de limusine. Os ocupantes de trás têm bancos com regulagem elétrica longitudinal, porta-objetos fechados localizados nas bolsas laterais e aquecimento. Além de sistema de climatização com difusão suave.

Segurança
Um dos pontos altos do modelo é a segurança. Além dos nove airbags e apoios de cabeça ativos, há controle de estabilidade, freios ABS, e a famosa sopa de letrinhas inclui controle e distribuição eletrônicos de frenagem, entre outros. Mas o capô ativo encerra bem esse quesito. Trata-se de dispositivo que protege o pedestre em caso de atropelamento. O capô se eleva cerca de seis centímetros para amortecer o choque e minimizar os ferimentos.

Lanternas traseiras dão toque especial e vidro traseiro desce sobre a tampa do porta-malas


Conforto
O motorista tem a ajuda de sistemas inteligentes, como o alerta involuntário de saída de faixa, detectores de obstáculos dianteiros e traseiros com ajuda para estacionamento, faróis de xenônio direcionais de dupla função, controlador de velocidade e freio de estacionamento elétrico, que não precisa ser acionado pelo condutor. Arma e desarma sem a interferência do motorista. A posição de dirigir é excelente, e há regulagem elétrica de altura e distância da coluna de direção, bancos com regulagens diversas e sistema de projeção de informações no pára-brisa.

C6 X Concorrentes


Dirigindo
Motor é 3.0 V6, que proporciona bom desempenho. O carro tem potência e torque suficientes, mas é muito pesado. O motor tem funcionamento suave e câmbio automático de seis marchas. As trocas são suaves e praticamente imperceptíveis. O rodar suave e macio e a confiança com que se fazem as curvas deve-se ao equilibrado e sofisticado conjunto de suspensões. A suspensão hidráulica tem triângulos sobrepostos na dianteira e multibraços na traseira. Com isso, a suspensão ativa com amortecimento variável absorve quase que totalmente as imperfeições do solo, proporcionando conforto e prazer. O motorista pode calibrar o sistema conforme modo de dirigir por meio de tecla no console.

A combinação é perfeita e, ao contrário de outros modelos da marca, inclusive os fabricados no Brasil, o conjunto do C6 reúne conforto e estabilidade de maneira exemplar. Não se ouvem ruído, estalo e espécies do gênero. A fórmula é cara, sofisticada e muito eficiente. O C6 é daqueles carros inesquecíveis, seja em conforto, segurança e prazer, muito prazer.

Mas como todo carro tem suas mazelas, o C6 não está imune. A frente baixa raspa aba inferior do pára-choque em rampas de garagem, mesmo com a suspensão na altura máxima em relação ao solo, e os espelhos retrovisores deveriam ser maiores.

Veja a avaliação técnica, o preço, os equipamentos e a ficha técnica do Citroën C6 no Veja Também, no canto superior direito desta página.