UAI

Citroën C4 1.6 x Ford Focus 1.6 - Argentinos na arena

Motores de baixa cilindrada são apenas suficientes para modelos médios, mas tanto um quanto outro têm desempenho convincente. Estabilidade é destaque nos dois carros

Publicidade
Foto:

Citroën C4 e Ford Focus têm muitos pontos em comum. São fabricados na Argentina, equipados com motorização 1.6 flex e carroceria hatch de quatro portas. Esses modelos são tidos como os melhores no segmento dos médios, exceto os carros luxuosos, à venda no mercado nacional. Estilo moderno, bom espaço interno e com excelente comportamento dinâmico. Leia o teste e saiba por que o Focus vence o duelo.

Espaço interno

É bom nos dois modelos, que têm a mesma medida de conforto (um dos fatores determinantes do espaço interno), mas o Ford tem mais distância entre-eixos. As medidas do Focus são mais avantajadas em comprimento, largura e altura. O Focus acomoda melhor três adultos no banco traseiro, mas tanto um quanto o outro têm a coluna C (traseira) inclinada para dentro. Isso faz com que os ocupantes das extremidades, quando há três atrás, batam a cabeça na coluna em oscilações laterais da carroceria.

C4 3 Focus 4

Porta-malas
Ambos se equivalem, o Ford leva vantagem insignificante. É mais largo e raso. O do C4 é mais fundo e estreito, mas de bom tamanho para as dimensões do carro.

Veja mais fotos do Ford Focus 1.6 16V e do Citroën C4 1.6 16V!

C4 3 Focus 3

Câmbio
As relações de transmissão estão muito bem escalonadas nos dois automóveis, aproveitando totalmente potência e torque dos motores. Não há queda de rotação quando se passa de uma marcha para outra e os engates do câmbio são precisos e bem definidos.

C4 5 Focus 5

Suspensão

Se a Citroën é especialista em suspensão, o destaque do Ford é justamente esse sistema. O C4 devora as curvas e tem comportamento dinâmico irrepreensível. Porém, transfere um pouco as imperfeições do piso para o habitáculo e a frente baixa raspa em rampa mesmo com apenas o motorista no carro. O Focus tem na suspensão traseira multilink seu ponto forte. Esse sistema, que costuma equipar apenas modelos de luxo, confere estabilidade excelente e absorve melhor as imperfeições do piso. O C4 usa o tradicional eixo rígido na traseira.

C4 4 Focus 5

Motor/desempenho

Em função dos pesos dos carros, o desempenho dos motores pode ser considerado muito bom para cilindrada. O da Ford tem mais torque tanto com álcool quanto com gasolina e o da Citroën tem 1cv a mais quando abastecido com gasolina. Em compensação, o Citroën é bem mais leve.

C4 3 Focus 3


Estilo

O Focus cresceu em todos os sentidos em relação à geração anterior, ficando mais parrudo. As linhas traseiras não são unanimidade. Apesar de o quesito ser subjetivo, as linhas do C4 são mais harmônicas.

C4 4 Focus 3

Ergonomia

Equivalentes nos dois modelos, com a maioria dos comandos ao alcance das mãos. O senão do Citroën é o velocímetro e hodômetros digitais localizados no centro do painel, o que obriga o motorista a desviar o olhar para realizar a leitura.

C4 3 Focus 4

A versão básica do C4 ostenta o mesmo volante multifuncional e painel em LCD das mais caras



Conforto/tecnologia

Há equipamentos de conforto e conveniência de série em ambos, além de porta-trecos, equipamento de som sofisticado, computador de bordo, entre outros.

C4 3 Focus 3

Consumo

Depende muito da maneira de dirigir e da topografia. Nenhum deles tem vocação para entrar em postos de abastecimento. Quando se pisa fundo no acelerador, o aumento de consumo é inevitável.

C4 3 Focus 3

Acabamento

Bom nos dois carros, sem rebarbas de plásticos, e arremates benfeitos, mas pode evoluir. Material emborrachado no painel central e bom resultado no isolamento acústico.

C4 3 Focus 3


Segurança

O C4 tem ABS de série e freios a disco nas quatro rodas. No Focus paga-se R$ 1 mil pelo equipamento e acionamento elétrico dos vidros traseiros, que inclui discos no eixo traseiro. Airbags frontais são de série em ambos. Porém, o Focus tem apoios de cabeça e cinto de três pontos retráteis para todos os ocupantes do banco traseiro. O C4 deve o apoio de cabeça central. Em compensação, o Citroën mantém a importante regulagem elétrica de altura do facho de farol, que foi substituída no Focus pela desprezível regulagem de luz do quadro de instrumentos.

C4 3 Focus 3

Custo/benefício

Os dois modelos têm preços competitivos, levando-se em consideração o nível de equipamentos de série em relação aos concorrentes diretos. O dilema no Brasil são os impostos, que chegam a 40% do valor total do carro. O custo de manutenção do Focus é um dos atrativos do modelo.

C4 3 Focus 3

Resultado

C4 40 Focus 42


1 ? ruim; 2 ? regular; 3 ? bom; 4 ? muito bom; 5 ? ótimo

Veja também os preços, listas de equipamentos e fichas técnicas dos modelos.