UAI

Chevrolet Vectra GT 2.0 Remix - Melhorando o tempero

General Motors faz modificações no hatchback, deixando-o idêntico ao Astra europeu. Motor teve potência e torque aumentados, mas modelo ainda não é autêntico esportivo

Publicidade
Foto:

A General Motors mexeu no Vectra GT 2.0 visando, principalmente, melhorar seu desempenho, que, apesar de ser bom, ainda fica devendo para modelo que carrega a sigla de um esportivo. O hatchback teve o visual modificado na dianteira, ganhando nova grade e para-choque mais robusto. A frente é agora a mesma do Astra europeu. O modelo agrada pela boa dirigibilidade, com destaque para a estabilidade. Em relação à geração anterior, o Vectra GT 2.0 Remix ganhou mais potência e torque, melhorando sua performance.

Estilo
O Vectra GT foi lançado no Brasil em 2006, feito sobre a base do Opel Astra. O modelo tinha a frente do sedã Vectra brasileiro e a traseira do hatch europeu, com entre-eixos de 2,61 m. Mas agora a GM fez modificações na dianteira do Vectra, deixando o modelo mais parecido com o Astra europeu. O capô ganhou vincos marcantes e a nova grade dianteira tem uma barra central mais larga. O para-choque também é novo, com um recorte em V e faróis de neblina embutidos nas extremidades. Os faróis de duplo refletor têm máscara negra e lâmpadas brancas, ajudando a compor o visual esportivo. Na traseira, a única modificação é a gravata símbolo da marca, que ficou maior e perdeu o contorno circular. As colunas largas e o vidro pequeno comprometem a visibilidade traseira, dificultando as manobras de ré.

Interior
O acabamento interno é de boa qualidade, com material emborrachado no painel. No centro, um visor digital informa temperatura externa, hora e calendário. Os instrumentos são de fácil visualização. Apesar de ser uma versão com pretensões esportivas, o GT Remix tem visual interno muito comportado, com tecidos de boa qualidade nos bancos. Para reduzir o preço do modelo, a GM retirou alguns itens de série, como o GPS que ficava pendurado no para-brisa e o computador de bordo, que informava, entre outras coisas, o elevado consumo de combustível do antigo motor.

Espaço
O espaço interno é ideal para quatro pessoas, pois o túnel central no assoalho compromete o conforto para quem vai no meio do banco traseiro. Falta ali o terceiro encosto de cabeça, mas há cintos de segurança de três pontos retráteis para todos os ocupantes. A posição de dirigir é boa, facilitada pelo volante com ajustes em altura e distância. O porta-malas tem volume compatível com os modelos do segmento, com volume razoável.

Desempenho
A GM ainda não equipou o Vectra GT com um motor digno de um esportivo, mas conseguiu melhorar o desempenho do hatch. O propulsor 2.0 flex 8V teve ganho de 12 cv de potência, além de torque ligeiramente elevado. Além disso, o novo motor atende as normas de emissão de poluentes. O desempenho ficou melhor, com arrancadas mais rápidas e retomadas de velocidade seguras. Com mais um pouco a GM aproxima o Vectra GT de um verdadeiro esportivo, fazendo jus à sigla. O funcionamento é bom tanto com álcool quanto com gasolina. O câmbio tem engates macios e precisos e as relações de marchas foram bem escalonadas, contribuindo para o melhor aproveitamento da força do motor.

Estabilidade
A montadora melhorou também a calibragem das suspensões, que já proporcionavam boa estabilidade, garantindo total segurança em curvas. O ganho foi no conforto, pois o carro já não transfere tanto as irregularidades do solo para o interior. A direção foi bem calibrada, facilitando as manobras e garantindo segurança em velocidades mais altas. O sistema de freios, com ABS e EBD (opcionais), funcionou de forma eficiente. Mas o pedal de freio é muito sensível e exige atenção do motorista, pois com um simples toque o sistema é acionado, provocando desconfortáveis trancos. É questão de ajuste.