Modelo sedã atrai o consumidor brasileiro de maneira incomum por causa do enorme porta-malas. Porém, a abertura pequena do compartimento de carga impede a colocação de objeto maior. O pacotão cabe lá dentro, mas o acesso é que são elas. Por isso é que europeus e japoneses preferem peruas e hatches. Esses são mais práticos pela grande abertura da tampa traseira (quinta porta) e versatilidade. Mas gosto deve ser respeitado, e os sedãs vão de vento em popa no mercado nacional.
Espaço interno
O aproveitamento é bom nos dois modelos, com bom espaço para pernas e cabeça. Mesmo com distância entre-eixos e medida de conforto maiores no Fusion, a sensação de espaço é a mesma tanto em um quanto em outro.
Vectra 4 X Fusion 4
Porta-malas
O espaço para bagagem é ótimo nos carros. O Vectra tem o maior porta-malas entre os nacionais e o Fusion, importado do México, leva vantagem de quatro litros. A desvantagem de porta-malas de modelos sedãs é a pequena abertura, que limita a entrada de objetos maiores. Empate técnico.
Vectra 4 x Fusion 4
Câmbio
O Fusion leva ampla vantagem nesse quesito por ter transmissão automática de cinco velocidades, o que otimiza desempenho, reduz consumo e proporciona mais prazer ao dirigir. O Vectra é equipado com o tradicional câmbio automático de quatro marchas. A desvantagem é que sempre há um hiato entre as segunda e a terceira marchas. A segunda é forte e a terceira, fraca. Então, começa aquele troca-troca que irrita.
Vectra 2 x Fusion 4
Suspensão
Outra vantagem para o Ford, que tem melhor acerto do conjunto entre conforto e estabilidade. A do Vectra proporciona estabilidade excelente, mas transfere com mais intensidade as imperfeições do piso para o interior também por causa dos pneus de perfil baixo.
Vectra 2 x Fusion 3
Motor/Desempenho
O Vectra tem velocidade final maior e leva menos tempo para atingir 100 km/h, mas o funcionamento é áspero e ruidoso. Além disso, é um propulsor de concepção antiga, que vibra muito. Trata-se do motor antigo do Monza, com cilindrada aumentada. Tem a vantagem de ser flex. O do Fusion é moderno, usa corrente em vez de correia dentada, mas o desempenho é inferior ao do Vectra. O Chevrolet leva a melhor pelo desempenho.
Vectra 4 x Fusion 3
Estilo
A GM acertou em cheio nas linhas da carroceria. O design é bonito, moderno e, à exceção dos cromados, agrada bastante. O Fusion tem estilo atraente e as lanternas, do tipo tuning, paracem ter caído no gosto dos consumidores. E também abusa de cromados na grade dianteira.
Vectra 4 x Fusion 4
Ergonomia
Tanto o Chevrolet quanto o Ford têm problemas na adaptação do motorista às ferramentas de trabalho, mas há também pontos positivos. Vectra e Fusion carecem de evolução nesse quesito.
Vectra 2 x Fusion 2
Conforto/Tecnologia
O pecado do Fusion é o desconforto no banco traseiro porque o assento é inclinado para trás e exige esforço para o ocupante sair do carro. A tecnologia está no monitoramento da pressão dos pneus, computador de bordo, ar-condicionado automático, som com MP3, entre outros. Falta ao Vectra monitoramento de pressão de pneus, mas tem controle automático de velocidade.
Vectra 4 x Fusion 4
Consumo
Motores de quatro cilindros de cilindrada superior a 2.000 cm³ apresentam consumo elevado. O Fusion tem consumo coerente, enquanto o Vectra é um beberrão, tanto com álcool quanto com gasolina.
Vectra 1 x Fusion 3
Acabamento
Ponto para o Fusion, que tem bom acabamento interno, com arremates e encaixes bem-feitos. O do Vectra não decepciona, mas deveria ser melhor.
Vectra 3 x Fusion 4
Segurança
Nem mesmo os seis airbags são suficientes para apagar o desleixo no banco traseiro do Fusion. Os apoios de cabeça são meros prolongamentos do encosto do banco e, portanto, ineficazes. Freios são a disco nas quatro com ABS. O Vectra não tem airbags de cortina, mas há três apoios de cabeça no banco traseiro. Os cintos são de três pontos para todos nos dois carros. Ponto para o Vectra.
Vectra 4 x Fusion 3
RESULTADO
Vectra 34 x Fusion 38
1 - ruim; 2 - regular; 3 - bom; 4 - muito bom; 5 - ótimo
Foto: