BOM
Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico no uso misto e o pedal de freio não tem sensibilidade, com reação imediata ao menor toque, quando é necessário imprimir uma força maior sobre o pedal. Em frenagem simulada de emergência sobre piso de terra e asfalto seco, mesmo sem ter ABS, apresentou boa desaceleração sem alterar a trajetória. O freio de estacionamento atuou normal em aclive/ declive.
Câmbio
A qualidade de engate é boa em precisão e maciez, com curso aceitável da alavanca e pouco ruído do trambulador. As relações de marchas/diferencial homologadas estão muito bem elaboradas e definidas, em função do rendimento do motor e peso do veículo, contribuindo positivamente na dirigibilidade no uso urbano e em rodovias.
Motor
A curva desse motor apresenta bons números para sua cilindrada (1.0) e arquitetura do cabeçote, mas as rotações em que ocorrem a potência máxima (6.400 rpm) e torque máximo (5.200 rpm) são muito altas e pouco usadas no dia a dia no uso misto. Apesar disso, a dirigibilidade surpreende em rotações mais usuais, em cidades e rodovias de topografia mais acidentadas. Para a capacidade volumétrica, a performance agrada, com retomadas de velocidade e aceleração bem razoáveis, apesar de a unidade testada estar equipada com ar-condicionado e direção hidráulica. Sistema flex atuou normal e não há diferença de rendimento quando se utiliza álcool ou gasolina.
Vedação
Boa contra água e poeira.
Iluminação
Existe luz de cortesia somente no porta-malas e não há faróis auxiliares de neblina. O farol tem construção com refletor único e eficiência normal, no baixo e no alto. Não tem regulagem elétrica de altura, em função da carga transportada. No habitáculo, há uma pequena lanterna na zona do teto, junto ao retrovisor, com resultado discreto em iluminação.
Limpador de para-brisa
A área de varredura é satisfatória. Palhetas de boa qualidade entram em funcionamento automático, ao acionar o esguicho, que tem boa vazão com três jatos. O acesso para o reabastecimento de água no reservatório, dentro do vão do motor, é fácil.
Estepe/Macaco
O estepe, que está instalado dentro do porta-malas, tem roda em aço e pneus iguais aos de uso. A calota é do tipo integral e fixada no cubo pelos próprios parafusos de roda, o que inibe o furto. O kit de troca está encaixado abaixo do aro, no fundo do assoalho. A operação de troca é normal.
Alarme
A chave de ignição é codificada e, ao dar comando por controle remoto (inserido na própria chave de ignição) para travar as portas, os vidros dianteiros sobem automaticamente. O sistema antiesmagamento funcionou bem. Existe proteção perimétrica das partes móveis.
REGULAR
Vão do motor
É totalmente desprovido de material isolante acústico, sendo a transferência de ruído de funcionamento do motor notória dentro do habitáculo, chegando a incomodar, mas é apenas aceitável para esse segmento de mercado. O reservatório de partida a frio tem fácil acesso e visualização do nível da gasolina. O acesso à manutenção é muito bom e a sistematização dos vários componentes é racional.
Altura do solo
Existe chapa em aço que engloba a zona inferior do conjunto motopropulsor. Com 400 quilos de carga útil, ocorreram interferências mínimas com o solo, na parte da frente e central do chassi, quando o carro passa sobre estrada de terra com imperfeições e ao transpor quebra-molas de perfil alto e curto.
Climatização
É boa a vazão de ar e a angulação dos difusores frontais do painel, que têm formato circular e giram 360º. O nível de ruídos de funcionamento é aceitável. Ocorreu admissão involuntária de gases/fumaça vindos de fora quando vedado.
Suspensão
A estabilidade é boa e o veículo contorna bem, e com precisão satisfatória, curvas de raios variados em velocidade elevada, sendo que a inclinação da carroceria não prejudica a estabilidade mesmo com carga máxima. O conforto de marcha é razoável, mas tem perda significativa quando com carga máxima.
Direção
A coluna de direção é descentralizada para a esquerda e fixa numa posição baixa, sendo ruim a posição de dirigir para os de maior estatura, já que a altura fixa do banco do condutor está mal definida. A precisão na reta e em curvas é boa e apresentou reações homogêneas. O sistema é assistido hidraulicamente, com cargas bem definidas para o uso na cidade e na estrada. O diâmetro de giro é bom, assim como a velocidade do efeito/retorno.
RUIM
Acabamento da carroceria
A qualidade final da pintura não é boa, pois contém alguns pontos com impurezas e manchas no verniz. As quatro portas estão desniveladas. Os frisos plásticos longitudinais, que encobrem a união das chapas do teto, têm acabamento ruim nas extremidades dianteiras (encobrem a guarnição do para-brisa e estão mal encaixados). A tampa do porta-malas está descentralizada e desnivelada e o capô tem montagem razoável.
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS
O efeito aerodinâmico inicia-se a 90 km/h e, somado aos ruídos no habitáculo, quando o veículo passa sobre piso de asfalto ruim, terra e paralelepípedo, incomoda, deixando a desejar.
EXTRA
Voluma do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 439 litros, sendo o encontrado em nossa medição 406 litros, prejudicado pelo projeto do mecanismo das hastes de sustentação da tampa, sua curvatura e local de fixação do triângulo de segurança.
(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.
Foto: