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Chevrolet Onix x Hyundai HB20 x VW Gol

Vrum compara três hatches compactos com motor 1.0. A categoria está mais acirrada com a chegada de outros concorrentes. O líder sente a ameaça, mas ainda vende muito mais. Veja quem ganhou mais pontos no final da reportagem

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O Gol é o carro mais vendido no Brasil há anos. Porém, novos modelos chegam ao mercado, e se ainda não constituem ameaça imediata à supremacia absoluta do Volkswagen, podem ir aos poucos O Chevrolet Onix e o Hyundai HB20 são os mais novos representantes e estão caindo no gosto dos consumidores. As vendas em janeiro e na primeira quinzena deste mês dos três modelos evidenciam a liderança do Gol, com mais de 31 mil unidades vendidas no período, contra 16,3 mil do Chevrolet e 14,8 mil do Hyundai. O VW vende o dobro dos dois, mas...


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Veja fotos do novo Gol


A favor do Gol pesam a confiabilidade, liquidez de mercado e com novos concorrentes no mercado, a Volkswagen deixou o carro com conjunto mecânico muito bem acertado e caprichou no acabamento. O HB20 e Onix fazem sucesso pela novidade, mas não se pode negar a qualidade dos dois carros que superaram o campeão. Além das linhas mais ousadas de carroceria, os novatos têm atributos convincentes.

Espaço interno

O Chevrolet ganha pelas maiores medida de conforto e distância entre-eixos, dois fatores determinantes do espaço no habitáculo. O Hyundai vem em segundo e o Volkswagen em último. O banco traseiro dos três modelos é ideal para dois adultos e uma criança no centro. O banco do motorista do HB20 não tem regulagem de altura, apenas a angular.

Onix    8    HB20    6    Gol    6


Portas-malas

Outra vantagem para o Chevrolet. Na medição do caderno Vrum foram encontrados 20 litros a mais do que o declarado pelo fabricante. O HB20 tem 10 litros a mais do que o Gol.

Onix    9    HB20    8    Gol    7



Câmbio

Os engates são precisos e bem definidos nos três concorrentes, assim como as relações de transmissão. O do HB20 impressiona tanto quanto o do Onix e do Gol. Não há o que reclamar neste quesito.

Onix    9    HB20    9    Gol    9


Suspensão/direção


Os três fabricantes optaram sabiamente pelos pneus de perfil da série 70, que são bochechudos e absorvem melhor as imperfeições do piso, evitando a transferência para dentro. E estabilidade é muito boa nos três modelos, com pouca inclinação da carroceria.

Onix    9    HB20    9    Gol    9




Motor/desempenho

Impressiona muito o desempenho do motor de três cilindros do HB20, que mesmo com ar-condicionado ligado mantém a performance. O do Gol também é muito bom e não fica muito atrás, enquanto o do Onix não tem o mesmo brilho, pelo peso de mais de uma tonelada do carro, contra 953kg do Hyundai e 947kg do VW.

Onix    7    HB20    9    Gol    8

 

 

 

Custo/benefício

A relação é boa nos três modelos. O preço das versões completas é caro, como todos os carros no Brasil. Volkswagen e Chevrolet levam vantagem pela enorme rede de concessionários em todo o país. A garantia do HB20 é de cinco anos, a de Onix de três anos e a do Gol de 12 meses. A Volkswagen dá garantia de três anos somente para motor e caixa. O Gol tem bom desempenho no segmento de usados e os novatos
são incógnitas.

Onix    8    HB20    6    Gol    8




Estilo


Apesar da subjetividade, as linhas da carroceria dos três modelos agradam bastante. O HB20 e o Onix são mais modernos, mas a Volkswagen mexeu bem no Gol, deixando-o tão atual quanto os novatos.

Onix    8    HB20    8    Gol    8


Ergonomia

O Hyundai tem o melhor desempenho, com menor número de pontos negativos, seguido pelo Gol e o Onix.

Onix    6    HB20    8    Gol    7


Conforto/tecnologia

Regulagens de altura e distância do volante estão apenas no Hyundai. Gol e Onix têm apenas a de distância. O Gol tem o volante multifuncional de série e o eficiente sensor de estacionamento traseiro com gráfico no painel é opcional. Bluetooth, entrada USB e outras modernidades estão presentes nos três modelos. O sistema multimídia do Onix é opcional, assim como o ar-condicionado. O Chevrolet não tem computador de bordo nem como opcional.

Onix    6    HB20    8    Gol    7



Consumo

Motores 1.0 têm baixo consumo, mas o de três cilindros do HB é ainda mais econômico, com média impressionante de 8km/l na cidade com etanol. O do Gol e do Onix estão dentro da média. O consumo depende muito da maneira de dirigir e da topografia. Se pisar fundo, até motor 1.0 bebe.

Onix    8    HB20    9    Gol    8


Acabamento/montagem

Os encaixes do HB20 e do Gol, assim como a aparência dos plásticos, convence mais no Hyundai e no Volkswagen do que no Chevrolet. A montagem do Gol melhorou muito nesta segunda geração 12/13.

Onix    7    HB20    8    Gol 8
    




Segurança


A grande mancada nos três modelos é a ausência de cinto de três pontos retrátil e do apoio de cabeça no banco traseiro para o passageiro central. ABS e airbag duplo são de série no Onix. O HB20 é o único com sistema Isofix de fixação de cadeira infantil e o airbag duplo é de série desde a versão 1.0 mais simples.

Onix    8    HB20    8    Gol    7


FICHAS TÉCNICAS:

GOL
» Motor
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, 999cm³ de cilindrada, que desenvolve 72cv (gasolina)/76cv (etanol) de potência a 5.250rpm e torques máximos de 9,7/10,6kgfm a 3.850rpm
» Transmissão Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas
» Suspensão/Rodas/Pneus Dianteira, independente, tipo McPherson, com braços triangulares transversais e barra estabilizadora; traseira, interdependente, com braços longitudinais/roda de aço/5 x14 polegadas/175/70 R14
» Direção Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica (opcional)
» Freios Discos ventilados dianteiros e tambores traseiros
» Capacidades Tanque, 55 litros; carga (passageiros e bagagem), 440kg

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ONIX
» Motor
Dianteiro, transversal, de quatro cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, oito válvulas, com potências máximas de 78cv (gasolina) e 80cv (etanol) a 6.400 rpm e torques de 9,5kgfm (gasolina) e 9,8kgfm (etanol)
a 5.200rpm
» Transmissão Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas
» Suspensão/Rodas/Pneus Dianteira, independente, McPherson, com barra estabilizadora; traseira, semi-independente, eixo de torção; 5 x14 em aço; 185/70 R14
» Direção Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
» Freios Discos sólidos na dianteira e tambores na traseira
» Capacidades Do tanque, 54 litros; de carga (passageiros e bagagem), 428kg

Chevrolet Onix tem linhas traseiras limpas e lanternas proporcionais



HYUNDAI HB20


» Motor Dianteiro, transversal, de três cilindros em linha, 998cm³ de cilindrada, 12 válvulas, com potências máximas de 75cv (gasolina) e 80cv (etanol) a 6.200 rpm e torques de 9,4kgfm (gasolina) e 10,2kgfm (etanol) a 4.500rpm
» Transmissão Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas
» Suspensão/Rodas/Pneus Dianteira, independente, McPherson; traseira, eixo de torção; 5x14 em aço; 175/70 R14
» Direção Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
» Freios Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
» Capacidades Peso, 1.007kg; tanque, 50 litros; de carga (passageiros e bagagem), 413kg


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Quanto custa

» O Gol 1.0 quatro portas tem preço sugerido de R$ 29.390 e a versão completa, de R$ 39.219.
» O Chevrolet Onix LT 1.0 tem preços que vão de R$ 32.590 a R$ 36.990.
» A versão de entrada do HB20 1.0 tem preço sugerido de R$ 31.995 e a completa de, R$ 37.995.