AVALIAÇÃO TÉCNICA
ACABAMENTO DA CARROCERIA
A
caçamba tem proteção plástica em toda a sua área, quatro ganchos
internos e capota marítima. Nas laterais externas são seis ganchos para
amarrar cargas. O vidro traseiro tem grade protetora. No teto, há um
arco superior para transporte de cargas longas. As borrachas de apoio do
arco do teto do lado esquerdo têm montagem ruim (deformadas). As duas
portas estão desniveladas em relação à carroceria e têm folgas fixas
diferentes entre os dois lados. A qualidade da pintura é boa. O
acabamento plástico que encobre a extremidade superior dos para-lamas,
na união com a base da coluna A, poderia ser maior para encobrir as
imperfeições das chapas, além de apresentar ondulações em dois locais de
apoio, na base inferior do para-brisa. A tampa traseira (que tem tranca
com chave) e capô têm montagem aceitável. REGULAR
VÃO DO MOTOR
O
acesso à manutenção é ótimo e o capô tem bom ângulo de abertura. O
leiaute é limpo e os itens de verificação constante têm fácil
identificação e manuseio. Existe isolamento acústico somente na parte do
painel de fogo, sendo o resultado razoável em relação ao habitáculo. POSITIVO
ALTURA DO SOLO
Não
foram notadas interferências com o solo, numa utilização normal do
veículo. Por prevenção, há em aço para grande parte da zona inferior do
motopropulsor. POSITIVO
CLIMATIZAÇÃO
Sistema
tem comando manual e display no centro do painel, indicando que o
ar-condicionado está ligado, as opções de direcionamento do fluxo de ar,
velocidade da caixa de ar e função recírculo interno de ar. A escala
graduada de temperatura não tem algarismos. O conjunto está bem vedado e
o nível de ruídos de funcionamento é satisfatório. O tempo gasto para
climatizar o habitáculo foi muito bom, favorecido pela pequena área
interna. POSITIVO
FREIOS
Apresentaram bom
comportamento dinâmico no uso em geral. Pedal de freio tem boa
sensibilidade e relação. O ABS atuou com eficiência sobre piso de baixo
atrito, asfalto e calçamento. O freio de estacionamento sustenta bem o
veículo em aclives/declives acentuados. A desaceleração foi boa com
manutenção da trajetória imposta, inclusive em alta velocidade, com
espaço percorrido até a imobilização coerente. POSITIVO
CÂMBIO
As
relações de marchas/diferencial atendem satisfatoriamente na
dirigibilidade urbana e em estradas. Em quinta marcha, a 100km/h
(indicados no painel), o motor trabalha na rotação de torque máximo
(3.200rpm), o mesmo acontece quando está em terceira, a 60km/h. A
qualidade do engate é boa. POSITIVO
MOTOR
A
GM tem o melhor motor aspirado 1.4 do mercado nacional, devido a sua
curva de potência, torque e arquitetura do cabeçote. A performance é
digna de um motor 1.6, com retomadas de velocidade e aceleração muito
boas para a cilindrada e o peso do veículo. POSITIVO
VEDAÇÃO
Boa contra água e poeira. POSITIVO
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS
O
habitáculo não é silencioso quando se roda sobre paralelepípedo,
asfalto ruim e terra com costelas, emitindo vários pequenos ruídos. O
efeito aerodinâmico inicia-se a 100km/h e é crescente com a velocidade. NEGATIVO
SUSPENSÃO
Nem
no manual do proprietário nem na etiqueta fixada na coluna B, onde está
indicada a pressão dos pneus, existe a informação técnica da pressão
quando o veículo é equipado com pneus aro 16 na medida 195/55,
acessórios homologados pela fábrica e vendidos e instalados na
concessionária. Essa informação somente é fornecida pela concessionária
no departamento de acessórios. A GM indicou 26 libras nos quatro pneus,
com somente o motorista, e 32 libras também nos quatro quando está com
carga máxima. O conforto de marcha não tem o ótimo acerto da antiga
Montana, que era a melhor do seu segmento de comerciais leves no Brasil,
mas é razoável. As imperfeições do solo são mais sentidas no habitáculo
quando se roda sobre pisos asfaltados/remendados, estrada de terra e
calçamento irregular. A estabilidade é muito boa e merece destaque pela
alta precisão, rapidez e mínima inclinação da carroceria no contorno de
curvas de raios variados. REGULAR
DIREÇÃO
A
coluna de direção, que é descentralizada para a esquerda, em relação ao
eixo central da carroceria, tem ajuste somente em altura, com curso
satisfatório. Volante tem boa pega. O diâmetro de giro é longo (11,3
metros), mas a velocidade do efeito/retorno agrada. A precisão na reta e
em curvas é muito boa. As cargas do sistema assistido estão bem
definidas para o uso misto. Numa utilização severa, em curvas sobre piso
de terra e paralelepípedo, o conjunto apresentou nível baixo de ruídos.
REGULAR
ILUMINAÇÃO
Tem sensor crepuscular.
Existe luz de cortesia somente no porta-luvas e no vão de carga. Os
faróis, que têm duplo refletor e auxílio de faróis de neblina (embutidos
no para-choque), apresentaram boa eficiência no baixo e no alto, mas
não há regulagem elétrica de altura em função da carga transportada, o
que é importante para um comercial leve. No teto, há uma lanterna com
dois spots fixos integrados, próximos do retrovisor, com resultado
positivo em iluminação pela área do habitáculo. O quadro de instrumentos
tem fácil leitura noturna. REGULAR
ESTEPE/MACACO
O
estepe está instalado embaixo do vão de carga, em suporte metálico com
bandeja plástica, que tem acionamento (descida/subida) por meio de
mecanismo localizado dentro da caçamba, que apresentou difícil manuseio
(muito pesado). A dimensão da extremidade do mecanismo que recebe a
chave de fenda incorporada à chave de rodas é muito larga, em relação à
fenda. A operação de troca não é simples nem limpa, além de a chave de
rodas ter a alavanca curta. A roda do estepe é em aço e tem pneu
diferente dos de uso no fabricante, em medidas e características
técnicas. Ao utilizar o estepe, numa viagem, o automóvel terá o
comportamento dinâmico totalmente alterado. O conjunto roda/pneu de uso
cabe na bandeja do estepe, mas não é possível usar a trava metálica de
sustentação na estrutura do suporte porque interfere com o pneu, sendo
possível somente o uso no cabo flexível de segurança. NEGATIVO
LIMPADOR DE PARA-BRISA
Não
tem sensor de chuva. A área de varredura das palhetas no para-brisa,
que apresentaram boa qualidade, é razoável. Os esguichos são do tipo
spray em V, com vazão eficiente e boa abertura. É fácil a reposição de
água no reservatório, instalado dentro do vão do motor. POSITIVO
FERRAMENTAS
Tem uma chave de fenda combinada com Phillips. POSITIVO
ALARME
O
sistema é completo, com chave codificada, proteção perimétrica das
partes móveis (portas e capô) e proteção volumétrica contra invasão pela
quebra dos vidros. Ao dar comando por controle remoto inserido na
própria chave de ignição, os vidros sobem automaticamente. A função
antiesmagamento atuou com precisão. POSITIVO
(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro,
transversal, quatro cilindros em linha, 1.389cm³ de cilindrada, oito
válvulas, que desenvolve potências máximas de 97cv (gasolina) e 102cv
(etanol) a 6.000rpm e torques máximos de 13,2kgfm (gasolina) e 13,5kgfm
(etanol) a 3.200rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco velocidades
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica (opcional na LS)
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com sistema ABS
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira,
independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira,
semi-independente, com viga de torção soldada e dois braços fundidos de
controle / 6 x 15 polegadas, em liga leve (de série na Sport) / 185/60
R15
CAPACIDADES
Tanque, 54 litros; peso, 1.152kg; carga útil (passageiros e carga), 758 quilos
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Conveniência/conforto -
Ar-condicionado, coluna de direção regulável em altura, computador de
bordo, controle automático de velocidade, espelhos, vidros e travas com
comando elétrico, direção hidráulica, janela traseira corrediça, rede
para pequenos objetos no interior da cabine, sistema de advertência de
faróis ligados, sistema follow me home, banco do motorista com regulagem
de altura e rádio AM/Fm com CD Player com MP3/WMA, Bluetooth, entrada
auxiliar e leitor USB.
Aparência - Adesivo
preto nas colunas B, emblema Sport nas portas, protetor de caçamba, rack
de teto, spoiler lateral na cor do veículo, faróis com máscara negra,
lanternas traseiras escurecidas, molduras de proteção nas laterais na
cor do veículo, rodas de liga de 15 polegadas e vidros verdes.
Segurança -
Alarme antifurto com ultrassom e acionamento na chave por rádio
frequência, airbags para motorista e passageiro, chapa de proteção para
cárter e motor, destravamento das portas em caso de acidente, faróis de
neblina, terceira luz de freio, sistema de freios ABS com distribuição
eletrônica da força de frenagem (EBD) e travamento automático das portas
ao atingir 15km/h.
OPCIONAIS
Não tem
QUANTO CUSTA
A
nova Montana Sport, vendida com um pacote único de equipamentos
(incluindo ar, direção, airbag e ABS), tem preço básico sugerido de R$
44.040. A nova Montana também é vendida na versão LS, com preços que
variam de R$ 31.990 a R$ 39.933.
NOTAS (0 A 10)
Desempenho 9
Espaço interno 7
Caçamba 9
Suspensão/direção 6
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 9
Segurança 8
Estilo 8
Consumo 9
Tecnologia 7
Acabamento 7
Custo/benefício 9