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Chevrolet Montana 1.4 Sport - Primeira cria do Agile

Conheça todos os detalhes técnicos e os principais equipamentos de série da Chevrolet Montana e saiba como a picape compacta se saiu em nossas avaliações

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Foto:

AVALIAÇÃO TÉCNICA
ACABAMENTO DA CARROCERIA

A

caçamba tem proteção plástica em toda a sua área, quatro ganchos

internos e capota marítima. Nas laterais externas são seis ganchos para

amarrar cargas. O vidro traseiro tem grade protetora. No teto, há um

arco superior para transporte de cargas longas. As borrachas de apoio do

arco do teto do lado esquerdo têm montagem ruim (deformadas). As duas

portas estão desniveladas em relação à carroceria e têm folgas fixas

diferentes entre os dois lados. A qualidade da pintura é boa. O

acabamento plástico que encobre a extremidade superior dos para-lamas,

na união com a base da coluna A, poderia ser maior para encobrir as

imperfeições das chapas, além de apresentar ondulações em dois locais de

apoio, na base inferior do para-brisa. A tampa traseira (que tem tranca

com chave) e capô têm montagem aceitável. REGULAR

VÃO DO MOTOR

O

acesso à manutenção é ótimo e o capô tem bom ângulo de abertura. O

leiaute é limpo e os itens de verificação constante têm fácil

identificação e manuseio. Existe isolamento acústico somente na parte do

painel de fogo, sendo o resultado razoável em relação ao habitáculo. POSITIVO

ALTURA DO SOLO

Não

foram notadas interferências com o solo, numa utilização normal do

veículo. Por prevenção, há em aço para grande parte da zona inferior do

motopropulsor. POSITIVO

CLIMATIZAÇÃO

Sistema

tem comando manual e display no centro do painel, indicando que o

ar-condicionado está ligado, as opções de direcionamento do fluxo de ar,

velocidade da caixa de ar e função recírculo interno de ar. A escala

graduada de temperatura não tem algarismos. O conjunto está bem vedado e

o nível de ruídos de funcionamento é satisfatório. O tempo gasto para

climatizar o habitáculo foi muito bom, favorecido pela pequena área

interna. POSITIVO

FREIOS

Apresentaram bom

comportamento dinâmico no uso em geral. Pedal de freio tem boa

sensibilidade e relação. O ABS atuou com eficiência sobre piso de baixo

atrito, asfalto e calçamento. O freio de estacionamento sustenta bem o

veículo em aclives/declives acentuados. A desaceleração foi boa com

manutenção da trajetória imposta, inclusive em alta velocidade, com

espaço percorrido até a imobilização coerente. POSITIVO

CÂMBIO

As

relações de marchas/diferencial atendem satisfatoriamente na

dirigibilidade urbana e em estradas. Em quinta marcha, a 100km/h

(indicados no painel), o motor trabalha na rotação de torque máximo

(3.200rpm), o mesmo acontece quando está em terceira, a 60km/h. A

qualidade do engate é boa. POSITIVO

MOTOR

A

GM tem o melhor motor aspirado 1.4 do mercado nacional, devido a sua

curva de potência, torque e arquitetura do cabeçote. A performance é

digna de um motor 1.6, com retomadas de velocidade e aceleração muito

boas para a cilindrada e o peso do veículo. POSITIVO

VEDAÇÃO

Boa contra água e poeira. POSITIVO

NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS

O

habitáculo não é silencioso quando se roda sobre paralelepípedo,

asfalto ruim e terra com costelas, emitindo vários pequenos ruídos. O

efeito aerodinâmico inicia-se a 100km/h e é crescente com a velocidade. NEGATIVO

SUSPENSÃO

Nem

no manual do proprietário nem na etiqueta fixada na coluna B, onde está

indicada a pressão dos pneus, existe a informação técnica da pressão

quando o veículo é equipado com pneus aro 16 na medida 195/55,

acessórios homologados pela fábrica e vendidos e instalados na

concessionária. Essa informação somente é fornecida pela concessionária

no departamento de acessórios. A GM indicou 26 libras nos quatro pneus,

com somente o motorista, e 32 libras também nos quatro quando está com

carga máxima. O conforto de marcha não tem o ótimo acerto da antiga

Montana, que era a melhor do seu segmento de comerciais leves no Brasil,

mas é razoável. As imperfeições do solo são mais sentidas no habitáculo

quando se roda sobre pisos asfaltados/remendados, estrada de terra e

calçamento irregular. A estabilidade é muito boa e merece destaque pela

alta precisão, rapidez e mínima inclinação da carroceria no contorno de

curvas de raios variados. REGULAR

DIREÇÃO

A

coluna de direção, que é descentralizada para a esquerda, em relação ao

eixo central da carroceria, tem ajuste somente em altura, com curso

satisfatório. Volante tem boa pega. O diâmetro de giro é longo (11,3

metros), mas a velocidade do efeito/retorno agrada. A precisão na reta e

em curvas é muito boa. As cargas do sistema assistido estão bem

definidas para o uso misto. Numa utilização severa, em curvas sobre piso

de terra e paralelepípedo, o conjunto apresentou nível baixo de ruídos.

REGULAR

ILUMINAÇÃO

Tem sensor crepuscular.

Existe luz de cortesia somente no porta-luvas e no vão de carga. Os

faróis, que têm duplo refletor e auxílio de faróis de neblina (embutidos

no para-choque), apresentaram boa eficiência no baixo e no alto, mas

não há regulagem elétrica de altura em função da carga transportada, o

que é importante para um comercial leve. No teto, há uma lanterna com

dois spots fixos integrados, próximos do retrovisor, com resultado

positivo em iluminação pela área do habitáculo. O quadro de instrumentos

tem fácil leitura noturna. REGULAR

ESTEPE/MACACO

O

estepe está instalado embaixo do vão de carga, em suporte metálico com

bandeja plástica, que tem acionamento (descida/subida) por meio de

mecanismo localizado dentro da caçamba, que apresentou difícil manuseio

(muito pesado). A dimensão da extremidade do mecanismo que recebe a

chave de fenda incorporada à chave de rodas é muito larga, em relação à

fenda. A operação de troca não é simples nem limpa, além de a chave de

rodas ter a alavanca curta. A roda do estepe é em aço e tem pneu

diferente dos de uso no fabricante, em medidas e características

técnicas. Ao utilizar o estepe, numa viagem, o automóvel terá o

comportamento dinâmico totalmente alterado. O conjunto roda/pneu de uso

cabe na bandeja do estepe, mas não é possível usar a trava metálica de

sustentação na estrutura do suporte porque interfere com o pneu, sendo

possível somente o uso no cabo flexível de segurança. NEGATIVO

LIMPADOR DE PARA-BRISA

Não

tem sensor de chuva. A área de varredura das palhetas no para-brisa,

que apresentaram boa qualidade, é razoável. Os esguichos são do tipo

spray em V, com vazão eficiente e boa abertura. É fácil a reposição de

água no reservatório, instalado dentro do vão do motor. POSITIVO

FERRAMENTAS

Tem uma chave de fenda combinada com Phillips. POSITIVO

ALARME

O

sistema é completo, com chave codificada, proteção perimétrica das

partes móveis (portas e capô) e proteção volumétrica contra invasão pela

quebra dos vidros. Ao dar comando por controle remoto inserido na

própria chave de ignição, os vidros sobem automaticamente. A função

antiesmagamento atuou com precisão. POSITIVO

(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

FICHA TÉCNICA
MOTOR

Dianteiro,

transversal, quatro cilindros em linha, 1.389cm³ de cilindrada, oito

válvulas, que desenvolve potências máximas de 97cv (gasolina) e 102cv

(etanol) a 6.000rpm e torques máximos de 13,2kgfm (gasolina) e 13,5kgfm

(etanol) a 3.200rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco velocidades

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica (opcional na LS)

FREIOS
Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, com sistema ABS

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira,

independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira,

semi-independente, com viga de torção soldada e dois braços fundidos de

controle / 6 x 15 polegadas, em liga leve (de série na Sport) / 185/60

R15

CAPACIDADES
Tanque, 54 litros; peso, 1.152kg; carga útil (passageiros e carga), 758 quilos


EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE

Conveniência/conforto -

Ar-condicionado, coluna de direção regulável em altura, computador de

bordo, controle automático de velocidade, espelhos, vidros e travas com

comando elétrico, direção hidráulica, janela traseira corrediça, rede

para pequenos objetos no interior da cabine, sistema de advertência de

faróis ligados, sistema follow me home, banco do motorista com regulagem

de altura e rádio AM/Fm com CD Player com MP3/WMA, Bluetooth, entrada

auxiliar e leitor USB.

Aparência - Adesivo

preto nas colunas B, emblema Sport nas portas, protetor de caçamba, rack

de teto, spoiler lateral na cor do veículo, faróis com máscara negra,

lanternas traseiras escurecidas, molduras de proteção nas laterais na

cor do veículo, rodas de liga de 15 polegadas e vidros verdes.

Segurança -

Alarme antifurto com ultrassom e acionamento na chave por rádio

frequência, airbags para motorista e passageiro, chapa de proteção para

cárter e motor, destravamento das portas em caso de acidente, faróis de

neblina, terceira luz de freio, sistema de freios ABS com distribuição

eletrônica da força de frenagem (EBD) e travamento automático das portas

ao atingir 15km/h.

OPCIONAIS
Não tem

QUANTO CUSTA
A

nova Montana Sport, vendida com um pacote único de equipamentos

(incluindo ar, direção, airbag e ABS), tem preço básico sugerido de R$

44.040. A nova Montana também é vendida na versão LS, com preços que

variam de R$ 31.990 a R$ 39.933.

NOTAS (0 A 10)
Desempenho 9
Espaço interno 7
Caçamba 9
Suspensão/direção 6
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 9
Segurança 8
Estilo 8
Consumo 9
Tecnologia 7
Acabamento 7
Custo/benefício 9

Atrás dos bancos cabem 168 litros, mas falta rede para segurar pequenos objetos