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Chevrolet Corsa 1.4 Premium - Parece mais do que é

Chevrolet Corsa 1.4 Premium é esperto na cidade e na estrada. Também se destaca por ter suspensões que proporcionam equilíbrio entre estabilidade e conforto

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No concorrido segmento de hatches compactos qualquer melhoria que se faça pode representar alguns pontos a mais no volume de vendas. Pensando dessa forma, a General Motors fez alterações no Corsa e trouxe como principal novidade o motor 1.4 Econoflex, que passa a ser uma opção intermediária entre os propulsores 1.0 e 1.8. Com a nova motorização, a GM pretende acirrar a briga com o Fiat Palio 1.4 e o Peugeot 206 1.4, além de encarar o VW Gol 1.6 e o Ford Fiesta 1.6.

Retoques
Para coroar a chegada do novo motor, a montadora optou por fazer discretos retoques no visual do modelo, sem alterar seu agradável estilo. O hatch compacto ganhou pára-choque dianteiro mais robusto, com faixa cromada na parte superior da grade e faróis de neblina embutidos (opcional).Os faróis têm máscara negra e as lanternas traseiras são do tipo fumê. Internamente, o Corsa ganhou novas opções de padronagem de tecido e novo grafismo no painel de instrumentos. As rodas de alumínio, opcionais, também têm novo desenho.

Por dentro
O hatch compacto tem acabamento interno que não pode ser considerado dos melhores, com plástico duro no painel. Mas segue o mesmo nível de seus principais concorrentes. Os bancos, revestidos com tecido de boa qualidade, não são muito anatômicos e depois de um certo tempo chegam a causar desconforto. No banco traseiro, o espaço é reduzido e falta ainda o encosto de cabeça central. Por outro lado, ponto positivo para o cinto de segurança central de três pontos retrátil. O porta malas é um dos menores da categoria e não há o pegador interno, que facilita o fechamento da tampa.

Linha 2008 do pequeno hatch tem lanternas traseiras fumê, com estilo mais esportivo


Na mão
O painel tem instrumentos com fundo preto, com grafismo de fácil visualização. No meio dele, há visor digital que informa hora, data, temperatura externa e a rádio sintonizada. Os comandos elétricos dos vidros e retrovisores estão bem posicionados no painel da porta. Já o comando de travamento/destravamento das portas está no console central. Tudo bem à mão do motorista. O volante não tem regulagem de altura nem como opcional.

Motor
Mas o destaque do Corsa é o motor 1.4 flex, que usa o conceito VHC (alta taxa de compressão), proporcionando bom rendimento em altas rotações. Com esse propulsor, o Corsa ganha agilidade no trânsito urbano, com boas respostas em baixas rotações. Na estrada o desempenho agrada, mesmo com ar-condicionado ligado e quatro pessoas. Parece até que é um 1.6. Quando se pisa fundo no acelerador e a rotação do motor sobe, o ruído de funcionamento fica mais evidente, mas nada que incomode. Contribui para o bom desempenho a transmissão com marchas bem escalonadas, mais curtas, aproveitando toda a força do motor. Os engates do câmbio são macios e precisos.

Estável
Outro ponto positivo do Corsa é o conjunto de suspensões, que privilegia a estabilidade sem comprometer o conforto. O pequeno hatch faz curvas com segurança e quando trafega sobre pisos irregulares não causa tanto desconforto. O nível de ruídos internos também melhorou nessa situação. A versão Premium não tem airbag e ABS nem como opcionais, mas, apesar disso, o sistema de freios funcionou de forma eficiente. A direção também foi bem calibrada, facilitando nas manobras e proporcionando segurança em velocidades mais elevadas.

Leia mais sobre o Corsa 1.4 no "Veja Também", no canto superior direito desta página.