UAI

Chevrolet Celta 1.0 x Ford Ka 1.0 - Confronto compacto

Chevrolet Celta tem apoios de cabeça ineficazes para passageiros altos nos bancos dianteiros e faltam equipamentos básicos de segurança atrás nos dois modelos

Publicidade
Foto:

Celta e Ka têm em comum o acabamento espartano e o baixo consumo de combustível, principal característica dos motores de pequena cilindrada

Modelos de entrada têm poucos equipamentos de conforto e conveniência, mas a segurança precisa ser levada em consideração pelos fabricantes, já que a legislação frouxa pouco exige.

Espaço interno
O Ka é mais largo e o Celta, mais alto. O Ford tem distância entre-eixos e medida de conforto, fatores determinantes do espaço interno, maiores. No banco traseiro, apenas dois adultos viajam com conforto, tanto no Ka quanto no Celta.
Celta 2 x Ka 2

Porta-malas
Empate técnico, pois a vantagem do Ka é de apenas 3 litros. Os porta-malas são pequenos e é preciso dispor a bagagem de maneira racional. Mas está dentro do padrão dos compactos. Há porta-malas menores.
Celta 3 x Ka 3

Veja mais fotos do Ka!

Câmbio
Os engates do câmbio do Ka são precisos e bem definidos, embora não sejam macios. O curso da alavanca é curto. O do Celta é macio e leve, mas quando se engata a segunda e quarta marchas, esbarra-se o braço no encosto do banco. Além disso, o curso da alavanca é longo. As relações de transmissão estão bem escalonadas nos dois modelos.
Celta 2 x Ka 3

Suspensão
Os dois sistemas privilegiam a estabilidade, que é excelente nos dois modelos. Os carros são firmes e contornam curvas sem problemas. Porém, o conforto é limitado, porque as imperfeições do solo são transmitidas para o habitáculo, principalmente no banco traseiro.
Celta 3 x Ka 3

Motor/desempenho
Os motores são eficientes para a cilindrada, mas têm limitação com ar-condicionado ligado, quatro ocupantes e porta-malas cheio. Propulsores de baixa cilindrada são assim mesmo. Potência e torque do Ka são maiores, mas é mais pesado. No desempenho, o Celta leva a melhor.
Celta 3 x Ka 2

Modelos conquistam pelas linhas da carroceria


Estilo
O do Ka só recebe elogios. As linhas da carroceria são mesmo o destaque do carro, que tem conjunto agradável. O Celta foi reestilizado e está melhor com faróis e lanternas traseiras maiores. O conjunto é também elogiado.
Celta 4 x Ka 4

Ergonomia
Modelos de duas portas fazem com que os ocupantes da frente se contorçam para colocar o cinto de segurança. Além disso, portas maiores são também mais pesadas. Os comandos estão colocados ao alcance das mãos.
Celta 2 x Ka 2

Conforto/tecnologia
Carros básicos têm poucos elementos de conforto. Portas se travam automaticamente a partir de 15 km/h no Ka, que tem abertura interna do porta-malas. O Celta é mais despojado.
Celta 2 x Ka 3

Consumo
A vantagem de motores de pequena cilindrada é consumir pouco combustível. Os dois carros bebem pouco mesmo com ar-condicionado ligado.
Celta 4 x Ka 4

Acabamento
Simples demais em ambos. Essa é a proposta desses modelos. Despojados e acabamento sem firulas, e com encaixes malfeitos.
Celta 1 x Ka 1

Segurança
Além da ausência de itens básicos, como apoio de cabeça e cinto de três pontos centrais traseiros, o Celta perde por ter apoios fixos no banco dianteiro, que são ineficazes.
Celta 1 x Ka 2

Resultado

Celta 27 x Ka 29

Leia mais sobre a disputa no Veja Também, no canto superior direito desta página. Aproveite para ver os testes do Ka 1.6 e do Ka 1.0.