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Chevrolet Camaro SS V8 6.2 - Feito para acelerar

Formas inusitadas e nostálgicas, motor de alta potência com som de orquestra são os atrativos do Chevrolet Camaro, que tem porta-malas maior do que alguns sedãs

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Foto:

Avaliação técnica

Positivo

Vão do motor
O capô tem bom ângulo de abertura e é sustentado por mola a gás. O resultado da insonorização é positivo. Os itens de verificação permanente têm fácil visualização e manuseio. O acesso à manutenção é razoável para um V8, favorecido pela área do vão.

Climatização
É por comando manual. Funciona bem, com boa vazão de ar pelos difusores do painel. Não há opção de regulagem de temperatura diferenciada para condutor e passageiro, nem difusor de ar específico para o banco traseiro. Está bem vedado.

Freios
Merecem destaque pela eficiência na desaceleração sem desvios de trajetória, sensibilidade do pedal e resistência térmica após uso severo numa condução esportiva, com frenagens fortes na entrada de curva. O freio de estacionamento é por comando manual, e a alavanca está rente ao console central ao lado do banco do passageiro.

Câmbio
É automático e tem opção de uso manual sequencial, somente por meio de aletas no volante. As relações de marchas estão muito bem definidas para a alta performance do motor e massa do veículo. No quadro de instrumentos tem display informando a opção de marcha selecionada. É muito prazeroso em condução esportiva, utilizando-se o modo sequencial com troca nas aletas, que apresentaram ótima sensibilidade na sequência crescente e decrescente, com função punta/taco, além de não ocorrer troca automática ao atingir a rotação máxima do motor, deixando o condutor usufruir com a sua sensibilidade desse mecanismo.

Motor
A aceleração é brutal, rápida e precisa. As retomadas de velocidade são excepcionais em qualquer situação. Proporciona uma ótima dirigibilidade no uso urbano, sendo dócil e ágil na medida. Na estrada é impressionante a sua dinâmica, trazendo segurança e conforto. Destaque para o som agradável de funcionamento do motor.

Quadro de instrumentos com molduras quadradas é fiel às gerações anteriores e contrasta com o volante multifuncional



Vedação
Boa contra água.

Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico é bem contido em alta velocidade e habitáculo silencioso tem poucos ruídos sobre piso de paralelepípedo e asfalto em má conservação.


Direção

Em aceleração total em reta no asfalto seco tem boa manutenção da trajetória e estabilidade direcional. Pelas dimensões do conjunto roda/pneu o diâmetro de giro é aceitável, e é boa a velocidade do efeito/retorno. As cargas do sistema assistido estão bem definidas, tanto para o uso urbano quanto para rodovias com o automóvel em velocidade. A precisão na reta e em curvas é satisfatória.

Limpador de para-brisa
Os esguichos são do tipo spray em V, com boa abertura e vazão e, quando acionados, ativam o sistema de varredura por meio de palhetas de boa qualidade, que limpam uma ótima área. Não tem sensor de chuva.

Regular

Altura do solo

A altura do solo é compatível com esta versão esportiva. Toca com facilidade a aba inferior do para-choque dianteiro em saídas de garagem com desnível e a zona central do chassi ao transpor quebra-molas. Não tem proteção inferior para o cárter, que tem boa distância do solo, e caixa de marchas.

Suspensão
A suspensão dianteira apresenta-se com rumorosidade ao trafegar sobre piso usual (asfalto e calçamento) na cidade e em rodovias, com pequenas imperfeições. O conforto de marcha está muito bem elaborado para um esportivo, além de ter grande área de contato com o solo dos pneus de alta performance. A estabilidade surpreendeu pela alta precisão em curvas de raios variados, aliado ao alto poder de tração do eixo motriz traseiro e eficiência/sensibilidade ao virar o volante no eixo dianteiro em função da carga no acelerador. A inclinação da carroceria é mínima. É muito rápido em curvas, e é difícil colocá-lo em crise. No uso extremo, em curvas de baixa/média velocidade, atuaram com precisão os controles de tração e estabilidade.

Iluminação
Há luz de cortesia somente no porta-malas. Os faróis são bixenônio, com regulagem automática de altura. Apresentaram ótima eficiência no baixo e no alto, e contam com auxílio de faróis de neblina embutidos no para-choque. No habitáculo tem somente uma lanterna em plafonier, junto ao retrovisor, com resultado discreto em iluminação, para área interna do veículo. O quadro de instrumentos do painel, console central e quadro de instrumentos instalado na base inferior do console tem fácil leitura e iluminação permanente.

Alarme
A chave de ignição é codificada e do tipo canivete. Há proteção perimétrica das partes móveis, mas não tem a volumétrica dentro do habitáculo. O sistema antiesmagamento atuou bem.


Negativo

Acabamento da carroceria

A qualidade da pintura não é boa, pois contém alguns pontos com impurezas e imperfeições no verniz. A porta do lado esquerdo está desnivelada em relação à carroceria, e a do lado direito tem montagem aceitável. A tampa do porta-malas está descentralizada. O capô está desnivelado em relação ao para-lamas.

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Estepe/ macaco
Não tem estepe, macaco e chave de rodas. O kit é composto por compressor com acionamento elétrico e material selante para furos normais. Para o uso no Brasil, devido à baixa qualidade de manutenção de várias estradas e algumas ruas, a solução não é prática, funcional e causa apreensão em viagem mais longa, pois qualquer descuido (buraco) pode liquidar o passeio.

Item extra

Volume do porta-malas
O fabricante declara 320 litros e a nossa medição foi de 380 litros.

Avaliação do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Ficha técnica

Motor
Dianteiro, longitudinal, a gasolina, de oito cilindros em V, 6.162cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que desenvolve potências máxima de 428cv a 5.900rpm e torque máximo de 56,4kgfm a 4.300rpm

Transmissão
Tração traseira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica variável

Suspensões/rodas/pneus
Dianteira, rodas independentes, do tipo McPherson, subchassi e barra estabilizadora; e traseira, multilink e barra estabilizadora/em liga leve de 20 polegadas/245/45 R20 (dianteira) e 275/40 R20 (traseira)

Freios
Discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS

Capacidades
Peso, 1.770 quilos; tanque, 72 litros; carga (passageiros e bagagem), 400kg; porta-malas, 380 litros

Dimensões (metros)
Comprimento: 4,83; largura: 1,91; altura: 1,37; entre-eixos: 2,85

Desempenhos
Velocidade máxima, 250km/h (limitada eletronicamente); aceleração até 100km/h, 4,6 segundos

Equipamentos

Série

Conforto/conveniência - Ar-condicionado, direção hidráulica variável, computador de bordo, vidros elétricos com acionamento um toque, CD-player/MP3, Bluetooth, USB, sensor de estacionamento traseiro console central com descansa-braço, abertura e fechamento das portas

Aparência - Rodas de liga aro 20, volante revestido em couro, retrovisores, maçanetas, régua do porta-malas e aerofólio pintados na cor do veículo, bancos em couro

Segurança - Airbags frontais, laterais e de cortina, alarme, cintos de segurança de três pontos retráteis no banco traseiro, freios a disco nas quatro rodas com ABS, controles de tração e de estabilidade, freios

Notas (0 a 10)
Desempenho 10
Espaço interno 5
Porta-malas 7
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 5
Itens de série/opcionais (custo/benefício) 9
Segurança 9
Estilo 8
Consumo 6
Tecnologia 6
Acabamento 7

Quanto custa
A GM ainda não divulgou preço e data de venda no Brasil. Nos EUA, custa a partir de US$ 22 mil e a versão SS, US$ 31 mil.