Os dois modelos estão defasados em relação ao mercado do primeiro mundo. O Astra europeu tem nome de Vectra no Brasil e a fabricação do sucessor do Stilo, o Bravo, em Betim, começa este ano. Os dois modelos têm muitos itens de conforto e conveniência de série. Desempenho e espaço interno são bons nos dois carros, mas o Chevrolet não tem sistema ABS nem na lista de opcionais.
Espaço interno
ASTRA 8 STILO 9
Melhor para o Stilo. Apesar de a distância entre-eixos do Astra ser de apenas 1 centímetro a mais, o Fiat tem medida de conforto mais generosa. A diferença de 11cm é significativa.
Porta-malas
ASTRA 9 STILO 8
Nesta versão, o banco traseiro do Stilo é fixo e espaço para bagagem diminui um pouco. A capacidade do porta-malas é boa nos dois modelos. O Astra leva ligeira vantagem de 20 litros.
Veja mais fotos dos Chevrolet Astra e Fiat Stilo!
Câmbio
ASTRA 8 STILO 7
Ambos têm engates macios e bem definidos. As relações de transmissão são mais bem definidas no Astra e permitem melhor aproveitamento de potência e torque do motor.
Suspensão
ASTRA 8 STILO 8
Ambos têm excelente comportamento dinâmico, apesar de a inclinação da carroceria do Stilo sugerir o contrário. A nova calibragem da suspensão do Astra tornou o rodar mais macio, principalmente para os ocupantes do banco traseiro. O Chevrolet tem na estabilidade um dos destaques, transmitindo muita segurança.
Motor/desempenho
ASTRA 9 STILO 7
Vantagem nítida do Astra, que tem motor com 200cm³ a mais e potência e torques mais elevados. A diferença de desempenho é nítida a favor do Chevrolet.
Ergonomia
ASTRA 7 STILO 7
Boa nos dois carros, com alguns comandos bem localizados e outros, nem tanto.
Estilo
ASTRA 7 STILO 7
Questão subjetiva. Apesar de o Stilo ter linhas mais modernas, o conjunto divide opiniões, principalmente na traseira. O do Astra agrada, mas denuncia a idade do projeto.
Conforto/ecnologia
ASTRA 7 STILO 9
Ambos se equivalem. Enquanto o Astra tem ar-condicionado digital, retrovisor eletrocrômico, o Stilo tem computador de bordo, sistema de personalização (My Car) e check-control. Na lista de opcionais, só o Fiat em opção de entrada USB e Bluetooth.
Consumo
ASTRA 6 STILO 5
O motor do Astra tem mais potência e torque do que o 1.8 do Stilo, que é Chevrolet. Mesmo assim, o Fiat é mais amigo do posto do que o GM. O Astra também gosta de sorver muito, tanto álcool quanto gasolina.
Acabamento
ASTRA 7 STILO 8
De boa qualidade nos dois carros. O Stilo supera o Astra pelos bons arremates e material emborrachado no painel central. O Stilo tem um dos melhores acabamentos já feitos pela Fiat.
Segurança
ASTRA 7 STILO 8
Se o Stilo tem de série três apoios de cabeça no banco traseiro, o Astra tem cintos retráteis de três pontos para todos os ocupantes do banco traseiro. Airbags frontais são opcionais em ambos, mas só o Stilo pode ser equipado opcionalmente com freios ABS.
Custo/benefício
ASTRA 8 STILO 8
Ambos apelam para essa relação na conquista de novos clientes, que é o caso do Stilo. A GM faz de tudo para manter a liderança folgada do Astra no segmento dos hatches médios.
Resultado
ASTRA 91 / STILO 91
Veja as fichas técnicas e de equipamentos dos modelos.