Produzido na Argentina e lançado há cerca de um ano e meio no Brasil, o C4 Pallas vem conquistando o consumidor brasileiro: foram mais de 20 mil unidades vendidas. Com a disputa ficando cada vez mais acirrada no segmento dos médios - no qual concorrem Honda Civic, Toyota Corolla, Ford Focus, Renault Mégane, VW Bora, Fiat Linea, Chevrolet Vectra, Peugeot 307, entre outros -, a Citroën desenvolveu, em conjunto com a Magneti Marelli, um sistema flexível para o Pallas (destinado também ao mercado europeu) e comercializar câmbio automático pelo mesmo preço do manual.
Assista ao teste do C4 Pallas neste domingo, dia 08/02, às 8h da manhã, no Vrum no SBT!
Mistura
A novidade flexível fez muito bem ao C4, pois o sistema manteve a potência e torque do motor quando alimentado somente com gasolina (143 cv e 20,4 kgfm), mas os aumentou consideravelmente (para 151 cv e 21,6 kgfm) quando se coloca apenas álcool no tanque. O ganho foi obtido apenas com uma reprogramação do sistema de injeção, sendo mantida a taxa de compressão (de 10,8:1). Isso foi possível graças ao sistema de distribuição de regulagens variáveis (VVT), que já estava presente no modelo anterior e que possibilita um preenchimento mais otimizado das câmaras de combustão em qualquer regime de rotação. Mas a Citroën pecou por não colocar uma luz indicativa do fim da gasolina do tanquinho no painel de instrumentos.
Diferença
De qualquer forma, a diferença de desempenho entre os dois combustíveis é incrível, principalmente nas retomadas de velocidade e nas acelerações. Com o combustível derivado da cana, o carro encara com mais fôlego subidas mais íngremes (tão comuns numa cidade como Belo Horizonte) e realiza ultrapassagens com um pouco mais de segurança nas estradas. Mas, para garantir reações mais rápidas, é preciso usar a posição S (de trocas mais esportivas) do câmbio automático, pois, no modo D normal, o motor demora a encher e as retomadas ficam mais lentas, embora a transmissão automática tenha um programa eletrônico para se adaptar ao estilo de dirigir do motorista.
Design
Um dos motivos do sucesso do Pallas é o seu arrojado design. Suas linhas fogem bastante do lugar-comum e são bem diferentes das dos concorrentes. Na dianteira, destacam-se bastante os faróis espichados, que sobem pelos pára-lamas; e as duas barras cromadas que formam o Chevron (símbolo da marca). Mas a frente é baixa e raspa facilmente em entradas e saídas de rampa. De perfil, as linhas curvas do teto e o desenho mais recatado das rodas de liga dão ar mais sóbrio ao sedã. A soleira e parte inferior das portas na cor preta tentam reduzir a sensação de carro muito alto. Os repetidores de seta ficam sob os retrovisores externos. A inscrição Flex também fica em um local pouco usual: na base do vidro vigia. Na traseira, as linhas também são ousadas, com grandes lanternas que invadem os pára-lamas. Destaque também para a barra cromada na base da tampa do porta-malas.
Assista: concorrentes do C4 Pallas
Pallas X Concorrentes
Modelo | Preço (R$) |
C4 Pallas GLX | 62.650 |
C4 Pallas Exclusive Aut (carro testado) | 73.000 |
C4 Pallas Completo | 80.660 |
Peugeot 307 2.0 Feline | 66.100 |
Toyota Corolla XEi 1.8 | 68.616 |
Honda Civic LXS 1.8 | 69.340 |
Ford Focus Sedan Ghia 2.0 | 69.385 |
Renault Megane Privilege 2.0 | 72.290 |
Chevrolet Vectra Elite 2.0 | 72.840 |
Interior
O C4 Pallas é espaçoso, principalmente para os ocupantes dos bancos dianteiros, que desfrutam de muito conforto. Quem senta nas laterais do banco traseiro também viaja confortável. Mas quem senta no meio é incomodado pelo apoio de braço embutido, pelo túnel central e pela extensão do console, e não tem a proteção (fundamental) do apoio de cabeça. Portanto, o sedã oferece segurança e conforto para quatro pessoas. A capacidade do porta-malas (580 litros) também é digna de elogio, mas, como o compartimento é muito horizontalizado, os objetos que ficam mais próximos do costado do banco traseiro são difíceis de serem retirados.
Equipamentos
Outros atrativos desse sedã da Citroën são a ampla lista de equipamentos de série; o acabamento, que é bem esmerado, com plásticos de boa qualidade; e detalhes interessantes, como o volante de centro fixo (com multifunções) e o perfumador de ambiente. Por outro lado, o painel digital dificulta a visualização de informações importantes, exigindo desvio maior de atenção do motorista, exceto o do velocímetro. A suspensão prima por garantir uma excelente estabilidade, mas filtra pouco as imperfeições do piso e é barulhenta.
Veja a avaliação técnica, os equipamentos de série, os opcionais e a ficha técnica do C4 Pallas flex no Veja Também, no canto superior direito desta página.