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BYD Dolphin EV: subindo o sarrafo entre elétricos de entrada

O compacto elétrico da marca chinesa agrada pelo estilo, acabamento e desempenho, além de ter boa autonomia no trânsito urbano

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byd dolphin ev modelo 2023 2024 hatch eletrico prata de frente em movimento no asfalto na cidade
byd dolphin ev modelo 2023 2024 hatch eletrico prata de frente em movimento no asfalto na cidade Foto:
NOTA DO VRUM:
9 Nota VRUM

O segmento de carros elétricos de entrada no Brasil vive um momento de verdadeira euforia, com modelos já estabelecidos tendo os preços reduzidos e novos produtos querendo conquistar espaço. O VRUM testou o BYD Dolphin EV, modelo feito na China que subiu o sarrafo dos elétricos de entrada no mercado brasileiro, oferecendo bom espaço e acabamento interno de qualidade, além de boa autonomia no trânsito urbano.

Qual o preço e a garantia do BYD Dolphin?

O BYD Dolphin é vendido em versão única por R$ 149.800, com garantia de cinco anos ou 200 mil quilômetros para o carro, e oito anos (sem limite de quilometragem) para a bateria.

byd dolphin ev modelo 2023 2024 hatch eletrico prata de lateral em movimento no asfalto na cidade
Modelo tem 4,12m de comprimento e 2,70m de distância entre-eixos

Se comparado com o Renault Kwid E-Tech (R$ 139.990) e o Caoa Chery i-Car (R$ 119.990), o BYD Dolphin é mais caro, mas oferece mais espaço, mais potência e mais autonomia, além de ter um padrão de construção superior.

Porém, se for comparado ao recém-chegado GWM Ora 03 (R$ 150.189), o Dolphin perde em potência e nível de equipamentos. O Ora tem motor de 171cv e 25,5kgfm de torque, contra os 95cv e 18,3kgfm do modelo da BYD. Além disso, o elétrico da GWM traz no pacote de itens de série sistemas de auxílio à condução que não estão presentes no Dolphin.

byd dolphin ev modelo 2023 2024 hatch eletrico prata de traseita estatico no calcamento na cidade
Modelo tem desenho equilibrado, com detalhes em laranja também nas laterais e traseira

Elétrico de estilo moderno e robusto

Mas, deixando a concorrência de lado, o BYD Dolphin tem os seus dotes e argumentos para te convencer a ter seu primeiro carro 100% elétrico na garagem. A começar pelo estilo, que é moderno sem ser espalhafatoso. O hatch compacto tem dimensões de médio, com 4,12m de comprimento e generosos 2,70m de distância entre-eixos. É um carro robusto, mais largo, com vincos e detalhes que o deixam mais parrudo.

byd dolphin ev modelo 2023 2024 hatch eletrico prata detalhe grade e farois em led estatico no calcamento na cidade
Grade frontal fechada, em preto brilhante, com luzes de LED em seu contorno e nos faróis

Na frente, o conjunto óptico do BYD Dolphin é todo em LED, inclusive a luz diurna que contorna o farol e a base da grade, que é fechada e em material preto brilhante. O para-choque tem desenho recortado, sugerindo esportividade, com um elemento na cor laranja, que divide opiniões.

O capô que cobre o motor é curto, já que o compartimento é pequeno. Nas laterais, um friso na cor laranja marca presença, além de vincos nas portas. As rodas de liga leve são de 16 polegadas, com partes em preto brilhante e em alumínio escovado.

byd dolphin ev modelo 2023 2024 hatch eletrico prata detalhe lanterna traseira estatico no calcamento na cidade
Lanternas traseiras são unidas por elemento luminoso em LED que tem desenho interno de ondas

Na traseira, destaque para as lanternas que formam conjunto único com a barra luminosa que as une, com LEDs fazendo desenho de ondas. O para-choque traseiro do BYD Dolphin também tem desenho esportivo e mantém o padrão com elementos na cor laranja. Trata-se de um conjunto equilibrado no que diz respeito ao estilo, que não é dos mais ousados, mas agrada.

Como é o BYD Dolphin por dentro?

Um dos destaques do BYD Dolphin é sem dúvida o seu interior. Com distância entre-eixos de 2,70m, o beneficiado acaba sendo o espaço interno, que está mais para médio do que para compacto. Na frente, motorista e passageiro se acomodam bem nos bancos de desenho esportivo.

No banco traseiro, duas pessoas viajam com relativo conforto, com bom espaço para as pernas. Ali o assoalho é plano e tem apenas uma entrada USB, mas não tem saídas de ar-condicionado. O porta-malas não é dos maiores, pois tem apenas 250 litros de capacidade.

O acabamento interno é de boa qualidade, com materiais de diferentes texturas no painel e imitação de couro nos bancos, em tons cinza, bege e laranja. O painel de instrumentos tem um tela minúscula para os padrões normais. Parece painel de moto, mas nele é possível visualizar informações como velocímetro, carga da bateria e autonomia.

Mas se o painel de instrumentos do BYD Dolphin é pequeno, o sistema multimídia compensa, pois tem tela tátil flutuante de 12,8 polegadas que pode ficar na posição vertical ou horizontal. Ela se move eletricamente. Tem conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, câmera panorâmica em HD e ainda possibilita o uso de videogame e karaokê, desde que o carro esteja parado. O volante multifuncional tem desenho esportivo e facilita o acesso aos comandos, mas só tem regulagem em altura.

Para um carro elétrico e moderno, o BYD Dolphin ficou devendo sistemas de auxílio à condução. Ele conta apenas com assistente de partida em rampa, controle de cruzeiro e sensores de estacionamento traseiro. Não tem nem sensor de ponto cego.

Dirigindo o hatch compacto elétrico

Mas o grande barato do BYD Dolphin é dirigi-lo. Apesar de seus 1.405 quilos e motor de 95cv e 18,3kgfm de torque, o chinês anda muito bem. Como todo carro elétrico, despeja potência e torque de uma só vez. Basta pisar no acelerador que ele responde imediatamente. No trânsito urbano é um carro ágil e prazeroso de dirigir.

Mas é importante lembrar que, quanto mais entusiasmo se tem ao acelerar, mais rápido a carga da bateria acaba. A BYD declara que o o hatch tem autonomia de 291 quilômetros, mas é possível rodar bem mais se a carga estiver completa e o motorista não for muito abusado.

Pegamos o carro com a indicação de 410 quilômetros de autonomia no painel, que foi suficiente para rodar quase uma semana. Dirigimos a maior parte do tempo no trânsito urbano, usando bastante o sistema de regeneração de energia nas desacelerações e nas frenagens.

byd dolphin ev modelo 2023 2024 hatch eletrico prata de traseira em movimento no asfalto na cidade
Em nosso teste, o modelo rodou quase 400 quilômetros com uma carga da bateria

E funciona mesmo, recuperando carga para a bateria do BYD Dolphin. Na estrada fica um pouco mais complicado para regenerar energia, mas é só não pisar fundo no acelerador e tentar usar as desacelerações sempre que possível.

Fora isso, o BYD Dolphin é um carro agradável de se dirigir. Tem direção e suspensões bem calibradas, favorecendo o conforto e a boa estabilidade. Para quem tem estrutura de recarga na residência, o modelo é uma boa pedida. A bateria pode ser recarregada em tomada doméstica no período de 7 horas.

Nos carregadores rápidos, a bateria recupera de 30% a 80% da carga em 30 minutos. Ou seja, se você tem como montar uma estrutura de recarga na garagem de sua casa e ainda tem R$ 150 mil disponível para investir em um elétrico compacto, o BYD Dolphin pode ser uma boa opção.

byd dolphin ev modelo 2023 2024 hatch eletrico prata cofre do motor estatico no calcamento na cidade
Motor elétrico fica no pequeno cofre dianteiro e gera 95cv de potência e 18,3kgfm de torque

FICHA TÉCNICA DO BYD DOLPHIN EV

MOTORDianteiro, elétrico, que gera potência máxima de 95cv e torque máximo de 18,3kgfm
BATERIABlade com capacidade de 44,9kWh e autonomia de 291 quilômetros
TEMPO DE RECARGADe 30% a 80% (DC), em 30 minutos
Em tomada residencial, de 30% a 80%, em 7 horas
TRANSMISSÃOTração dianteira e câmbio de uma marcha
SUSPENSÕES/RODAS/PNEUSDianteira, McPherson; traseira, eixo rígido/de liga leve de 16 polegadas/195/60 R16
FREIOSDiscos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS, EBD e sistema regenerativo
DIREÇÃOPinhão e cremalheira, com assistência elétrica
CAPACIDADESPorta-malas, 250; de carga (passageiros e bagagem), 410 quilos
DIMENSÕESComprimento, 4,12m; largura, 1,77m; altura, 1,57m; distância entre-eixos, 2,70m; altura em relação ao solo, 12cm
PESO1.405 QUILOS
DESEMPENHOVelocidade máxima de 160km/h
Aceleração até 100km/h em 10,9 segundos
Dados do fabricante

byd dolphin ev modelo 2023 2024 hatch eletrico prata roda de liga leve 16 polegadas estatico no calcamento na cidade
Rodas de liga leve de 16 polegadas com desenho mais fechado

LISTA DE EQUIPAMENTOS DO ELÉTRICO COMPACTO

DE SÉRIE - Chave presencial; Assistente de Frenagem Hidráulico (HBA); Controle de Tração (TCS); Desaceleração Controlada para o freio de estacionamento (CDP); Controle Dinâmico do Veículo (VDC); Frenagem Confortável (CST); seis airbags; freios regenerativos; controle de cruzeiro (CC); sensores de estacionamento traseiros; câmera panorâmica em HD; sistema de limpeza de disco de freio (BDW); modos de condução Eco, Sport e neve; volante com ajuste manual de altura; sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS); assistente de partida em rampa (HHC); ar-condicionado automático; volante de três raios multifuncional; painel de instrumentos LCD de alta resolução de cinco polegadas; bancos com revestimento de material premium sustentável; sistema ISOFIX de fixação de cadeira infantil; tomada 12V; duas entradas USB dianteiras (uma tipo A e outra tipo C); uma entrada USB traseira (tipo A); botão de acionamento do piloto automático; multimídia ICS (Intelligent Cockpit System) com tela flutuante de 12,8 polegadas com rotação elétrica; Rádio FM & AM; AC Charging Port Tipo 2 6,6 kW; DC Charging Port CCS 2 60 kW; faróis full LED; grade dianteira com iluminação de posição; luz de rodagem diurna (DRL) de LED; sensor crepuscular para acendimento automático dos faróis; lanterna de neblina traseira; lanterna traseira de LED; iluminação de porta-malas; rodas de liga leve de 16 polegadas; antena shark; vidro elétrico do motorista com função one touch; freio de estacionamento eletrônico (EPB); Autohold (AVH).

OPCIONAIS – BYD Dolphin não tem

byd dolphin ev modelo 2023 2024 hatch eletrico prata de frente estatico no calcamento na cidade
BYD Dolphin é uma boa opção no segmento de elétricos compactos de entrada

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