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Brilho das linhas antigas - Avaliação técnica

Sistema de suspensão concilia conforto e estabilidade de maneira exepcional

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Foto:

Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe

BOM

Altura do solo
Com carga útil de cinco pessoas e bagagem (400 kg) não ocorreram interferências com o solo e, por prevenção, tem chapa em aço integral para toda a zona inferior do motopropulsor.

Climatização
É por comando manual. Os quatro difusores de ar frontais do painel têm formato circular e as aletas de orientação do fluxo de ar giram 360 graus. Apresentou bom funcionamento com tempo satisfatório para climatizar todo o habitáculo e está bem vedado. A quarta velocidade da caixa de ar é um pouco rumorosa.

Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico na cidade e na estrada. O pedal de freio tem boa sensibilidade e o sistema apresentou reações equilibradas, inclusive em frenagem de emergência com o veículo em velocidade. O freio de estacionamento atuou normal.

Câmbio
O curso da alavanca é bom, assim como o seu posicionamento no túnel central. As relações de marchas/diferencial atendem bem a massa do automóvel e rendimento do motor. A qualidade de engate é boa em precisão e maciez. A embreagem é macia, tem boa progressividade e curso, além de resistência a arrancadas seqüenciais em subida usual, com carga máxima.

Motor
A sua performance para um 1.6 com cabeçote de oito válvulas na cidade e em rodovias é satisfatório, com retomadas de velocidade e aceleração compatíveis com a sua curva (potência e torque) e também em função da massa do veículo A perda no rendimento com cinco adultos mais bagagem e ar-condicionado ligado é aceitável onde, ainda, proporciona uma dirigibilidade razoável. A rumorosidade de funcionamento é baixa e o sistema flex funcionou bem.

Encosto fixo do banco limita porta-malas. Banco traseiro acomoda três adultos com conforto de carro grande


Vedação
Boa contra água e poeira.

Suspensão
A Renault tem hoje no Brasil o melhor acerto de suspensões no segmento de hatch pequeno/médio e no sedã Logan. Merece destaque o conforto de marcha, que é ótimo, aliado à boa estabilidade.

Direção
A coluna de direção é fixa, mas está bem posicionada em altura. A precisão na reta e em curvas é boa, assim como suas reações. O efeito retorno tem velocidade aceitável e o diâmetro de giro satisfaz em manobras de estacionamento. O conjunto tem baixa rumorosidade em curvas sobre calçamento e estradas de terra.

Alarme
Há chave de ignição codificada.

REGULAR

Vão do motor
O acesso à manutenção, em geral, é bom. A sistematização dos vários componentes é racional e os itens de verificação constante têm fácil identificação. Não tem nenhum material isolante acústico no vão, o que com o motor em média/alta rotação ocorre excessiva transferência da rumorosidade de funcionamento.

Iluminação
O farol tem construção com parábola simples e eficiência normal no baixo e no alto, além de contar com auxílio de faróis de neblina, mas não tem regulagens elétrica nem manual de altura em função da carga transportada. O quadro de instrumentos tem fácil identificação noturna e há luz de cortesia no porta-malas e porta-luvas. Na zona anterior do teto tem uma lanterna bipartida.

RUIM

Acabamento da carroceria
A qualidade final da pintura não é boa devido a alguns pontos com impurezas. As quatro portas e o capô têm montagem razoável em centralização e nivelamento, o que não ocorre com a tampa do porta-malas. A extremidade anterior do teto na união com a guarnição do pára-brisa apresenta-se com várias ondulações na chapa.

Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico é alto e notório já a 100 km/h e incomoda muito em velocidades mais altas. Os ruídos no habitáculo surgem quando se trafega sobre piso de terra com costelas, paralelepípedo e asfalto em má conservação.

Limpador de pára-brisa
Ao esguichar água no pára-brisa, o sistema não entra automaticamente em funcionamento. A área de varredura está prejudicada, pois a palheta do lado direito apresenta-se com baixa qualidade de funcionamento, ocasionando rumorosidade no estante do curso, além de deixar a área frisada. O reservatório d'água instalado dentro do vão do motor tem fácil acesso, mas a tampa deveria ser na cor azul, para melhor identificação.

Estepe/macaco
O estepe, que fica dentro do porta-malas, tem a roda e o pneu iguais aos de uso. As calotas são do tipo integral, de encaixe no aro sob pressão, e para removê-las, para se ter acesso aos parafusos de roda, não tem ferramenta específica no kit.

Ferramentas
Não tem.

EXTRA

Volume do porta-malas
O volume declarado pela fábrica é de 510 litros, o que foi confirmado pela nossa medição.