São Paulo - Infelizmente, o caótico trânsito nas grandes cidades não permitem que tenhamos o máximo prazer ao dirigir. Pegar o carro de manhã e enfrentar longos engarrafamentos sabendo que ao fim do dia a história se repetirá chega a ser um martírio. Mas se você é um dos agraciados com a oportunidade de passar por isso diariamente a bordo de um veículo de ponta, certamente seu sofrimento é bem menor. Embora os modelos das melhores marcas do mundo (quase todas alemãs) possam oferecer uma direção mais agradável, a BMW usou muito bem o slogan “Prazer em dirigir”. Essa é a tradução literal da experiência de quem está ao volante de um novo Série 3, que foi lançado há três meses no Brasil.
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Com a boa aceitação do modelo pelo consumidor brasileiro, a BMW já tem de administrar uma fila de espera que pode chegar a 90 dias. O lote inicial importado se esgotou entes do previsto pelo fabricante e isso foi reportado à matriz na Alemanha e lotes adicionais do 320i, 328i e 335i já estão a caminho do Brasil.
Essa situação também é reflexo da preferência do consumidor aos produtos importados, que tem crescido, embora em ritmo menor desde que o Governo resolveu aumentar o IPI para veículos importados.
Novidade no Brasil, o novo Série 3 chama ainda mais a atenção que seu antecessor, afinal ele cresceu, ficou 9,3 cm mais comprido e ganhou uma dianteira 4,7 cm mais larga e bem mais 'malvada', mesmo mantendo a identidade visual. É bater o olho e ver que aquele é um BMW Série 3, o mais vendido da marca em todo o mundo.
O Série 3 conta com três opções de motor. O 320i é o de entrada, com um 2.0 Turbo de 184 cv. O top de linha é o 335i, com propulsor 3.0 V6 de 306 cv e o intermediário é o 328i, que vem equipado com o 2.0 TwinPower Turbo que entrega 245 cv e 35,9 kgfm, foi o que testamos. Não é preciso escrever muito sobre o propulsor, que se adapta muito bem a qualquer situação, dispensando comentários.
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Em uma pista fechada, ele mostra todo o seu vigor, chegando aos 100 km/h em apenas 6,1 segundos tendo o corte eletrônico aos 250 km/h.
Mas sabemos que a realidade do consumidor brasileiro está muito mais para vias congestionadas do que autódromos limpinhos. Por isso colocamos o novo 328i no trânsito mais pesado do Brasil.
Andando em velocidade média de 18 km/h, em horário de pico, os critérios de avaliação deste sedã mudam completamente.
Emílio Camanzi também testou o BMW 328i. Assista:
Sala de estar
O interior do 328i é um convite à direção confortável e ergonômica sem esquecer da esportividade. O estilo tradicional pode soar aos mais desatentos à origem da BMW, algo sem graça, mesmo com arremates bem feitos e o uso de materiais sofisticados, como couro, madeira nobre e aço escovado. O painel de instrumentos pode parecer um pouco pobre para um carro desta categoria e destoa do resto do conjunto.
A ergonomia é o ponto alto do interior do novo Série 3. Tudo está ao alcance das mãos e a melhor posição para enfrentar confortavelmente o trânsito é facilmente encontrada pelo motorista, que conta com ajustes elétricos do banco e regulagem de altura e profundidade da coluna de direção.
Para quem vai atrás, a situação melhorou em relação à geração anterior. São cinco centímetros a mais de entre-eixos, mas quem vai no meio, ainda encontra dificuldades com o túnel central, que rouba boa parte do espaço.
Ar condicionado digital, central multimídia, direção elétrica, volante multifuncional, memória de posição dos bancos e piloto automático, são itens já esperados em um sedã alemão premium e que são de extrema importância para quem usa o veículo em grandes centros, pelo menos foram muito bem vindos em nosso teste, em São Paulo. O diferencial do BMW 328i é o sistema Auto Start/Stop. Ao parar o carro em um sinal, por exemplo, o motor é desligado e volta a funcionar ao tirar o pé do freio ou forçar a direção para um dos lados. Aliado com a condução no modo 'Eco Pro' - selecionado pelo motorista -, ele é responsável pelo consumo de carro popular.
Dirigindo no modo econômico, o comportamento é comparado ao de um carro 2.0, o que pode causar estranheza ao motorista que acostumou a guiar o BMW no modo Sport, por exemplo. As respostas são mais lentas. Nesse modo, até mesmo o ar condicionado funciona de forma otimizada. O sistema de regeneração da energia de frenagem permite que a bateria seja carregada, aliviando o motor e o consumo. De acordo com o seu comportamento econômico, o condutor vai ganhando pontos, que são transformados em mais quilômetros para rodar com o combustível economizado, tudo isso mostrado de forma motivadora no painel de instrumentos.
Já o modo 'Confort' permite aproveitar todo o conforto do veículo sem desperdiçar a potência do motor, mas também sem aproveitar a esportividade por completo. A suspensão se mantém equilibrada e confortável para o uso urbano, absorvendo as irregularidades do solo.
Fora da hora do rush, alguns trechos livres de vias paulistanas permitiram que conhecêssemos o modo 'Sport'. O comportamento do 328i muda por completo. É nítido o enrijecimento da direção e a suspensão que fica mais firme, favorecendo a manutenção da estabilidade nas curvas. O motor reage com firmeza com o menor toque do pé no pedal do acelerador e as marchas são esticadas ao máximo, deixando um som grave sair do escapamento.
O câmbio de oito marchas administra muito bem a força do motor e efetua a troca de forma suave, sem a menor incidência de trancos. Desse jeito sim, dá gosto dirigir um automático.
Consumo
O fabricante informa que ele pode rodar até 15 quilômetros com um litro de gasolina. Esse número pode ser alcançado rodando apenas no modo Eco Pro. Como experimentamos todos os modos de condução, inclusive a 'Sport', nossa média no trânsito de São Paulo foi de 7,1 km/l.
Interação
Com o sistema iDrive, o condutor tem o controle de todas as funções do novo BMW Série 3, desde o sistema de navegação até ao manual de instruções integrado. As informações são projetadas em uma tela de LCD de seis polegadas. Outro destaque é o BMW Online, onde o condutor e passageiros podem acessar a internet a partir de uma interface presente no próprio carro e baixar aplicativos, como Facebook e Google.
Segurança
A BMW classifica os itens de segurança em ativa e passiva. O sistema de proteção ativa é ligado pouco depois do veículo arrancar, a partir dos 8 km/h. A primeira medida é ajustar o cinto ao corpo dos ocupantes. Em situações críticas os cintos de segurança dos bancos dianteiros são esticados de forma reversível, os vidros laterais e o teto solar são fechados. O sistema de proteção ativa reconhece a ameaça de uma colisão frontal através de uma eventual frenagem de emergência. A situação é detectada por uma câmera ou radar instalado na frente do veículo.
São oito airbags que cobrem toda a extensão interna do habitáculo. O 328i conta ainda com controles eletrônicos de tração e estabilidade e uma câmera de ré que auxilia no estacionamento.
Valores
BMW 328i: R$ 171.400
BMW 328i Sport: R$ 189.700
BMW 328i Luxury: R$ 212.950
BMW 328i Modern: R$ 229.950
BMW 335i Sport: R$ 294.950
Confira a ficha técnica do BMW 328i 2012: