Acabamento da carroceria
A qualidade final da pintura é razoável. As quatro portas estão desniveladas, a tampa do porta-malas, descentralizada e o capô tem montagem satisfatória.
Vão do motor
É totalmente desprovido de material isolante acústico e com o motor em alta rotação a transferência de ruído é notória e incomoda. O acesso à manutenção é bom em geral e a sistematização do vão é racional.
Altura do solo
Tem chapa em aço vazada (melhor ventilação e menor peso) que engloba toda a zona inferior do motopropulsor. Com o veículo carregado, raspa a proteção inferior do motor em saídas de garagem com desnível e toca a zona central do chassi ao transpor quebra-molas salientes de perfil curto.
Climatização
O sistema de ar-condicionado apresentou bom funcionamento, com boa vazão e angulação pelas aletas dos difusores do painel. A rumorosidade de funcionamento na velocidade máxima é satisfatória. Está bem vedado.
Freios
O pedal de freio tem boa sensibilidade e o sistema apresentou reações equilibradas nos dois eixos e não tem ABS, nem como opcional. Sobre piso de asfalto seco apresentou boa desaceleração, com espaço percorrido até a imobilização coerente com a velocidade. Não ocorreu perda de eficiência após uso mais severo em longa descida sinuosa, com freadas fortes na entrada das curvas, e o freio de estacionamento atuou normal.
Câmbio
As relações de marchas/diferencial atendem razoavelmente o uso na cidade e na estrada, mas as trocas são constantes numa topografia irregular para se ter uma dinâmica aceitável. A qualidade de engate não é boa e o curso e posicionamento da alavanca no túnel central poderiam ser melhores.
Motor
A sua performance é limitada, mas em nível aceitável para a proposta desse veículo com esta motorização. Com ar-condicionado ligado e carregado, o rendimento é ruim. O sistema Flex Power atuou bem e a rumorosidade de funcionamento é aceitável.
Vedação
Boa contra água e poeira.
Nível interno de ruídos
Sobre piso irregular, apresentou vários pequenos ruídos no habitáculo que incomodam. O efeito aerodinâmico inicia-se a 100km/h e é crescente com a velocidade.
Suspensão
O conforto de marcha é razoável e a estabilidade agrada pela boa precisão em curvas com pouca inclinação da carroceria.
Direção
A coluna de direção é fixa, mas está em uma altura aceitável. As cargas do sistema assistido estão bem definidas para o uso misto. A precisão na reta e em curvas é boa. Em manobras de garagem, o diâmetro de giro é bom e o efeito retorno tem boa velocidade. Apresentou baixa rumorosidade do conjunto em curvas sobre calçamento e terra. POSITIVO
Iluminação
Não tem luz de cortesia nem no porta-malas. Os faróis têm eficiência normal (parábola simples) no baixo e no alto, e não conta com auxilio de faróis de neblina. Na zona do teto, tem uma lanterna junto ao retrovisor, com resultado aceitável em iluminação.
Limpador do pára-brisa
A área de varredura é ruim do lado esquerdo, pois o curso do mecanismo que aciona as palhetas é curto, deixando grande parte junto a coluna A sem limpar, diminuindo o campo de visão do condutor. Ao esguichar quatro jatos de água no pára-brisa, o sistema entra em funcionamento automático e é fácil o acesso para reposição de água no reservatório instalado dentro do vão do motor.
Estepe/ macaco
A roda e o pneu reserva são iguais aos de uso. Estão instalados dentro do porta-malas. A operação de troca é normal. As calotas do tipo integral são fixadas no aro pelos próprios parafusos de roda, o que inibe o furto.
Ferramentas
Tem uma chave de fenda combinada.
Alarme
A chave de ignição é codificada e tem opcionalmente proteção perimétrica das partes móveis e volumétrica dentro do habitáculo.
Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 390 litros, o mesmo encontrado na nossa medição, apesar de ser prejudicado pelo triângulo de segurança, alto-falantes, e o mecanismo com a curvatura que sustenta a tampa e invade as laterais do porta-malas quando fechado.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan
Foto: