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Avaliação técnica do Chevrolet Celta 1.0 VHCE

Saiba como o Celta VHCE se saiu em nossos testes e conheça seus principais detalhes

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Foto:

Acabamento interno é um dos pontos fracos do hatch da GM

BOM

Freios

Apresentaram boa sensibilidade, com reações balanceadas no uso misto, além de boa resistência térmica, depois de uso mais contínuo em longa descida sinuosa. Não tem sistema ABS. O freio de estacionamento atuou normal.

Motor

A performance é muito boa para a cilindrada, com retomadas de velocidade e aceleração bem eficientes. O sistema flex funcionou bem, com ambos os combustíveis ou misturado, e não há diferença de rendimento quando se usa álcool ou gasolina. No uso urbano, proporciona boa agilidade ao veículo e, na estrada, tem boa dinâmica.

Vedação

Boa contra água e poeira.

Limpador de para-brisa

Ao esguichar água no para-brisa e no vidro traseiro, ambos com boa vazão, o sistema automático entra em operação, com palhetas de boa qualidade varrendo uma boa área. O acesso ao reservatório de água, dentro do vão do motor, é fácil.

Alarme

Tem chave de ignição codificada, e, ao dar comando para travar as portas, por meio de controle remoto na própria chave de ignição, os vidros dianteiros sobem automaticamente. O sistema antiesmagamento funcionou bem.

REGULAR

Vão do motor

O reservatório de gasolina para partida a frio (com 0,54 litro de capacidade) tem fácil acesso, visualização do nível e manuseio. O acesso à manutenção é satisfatório, sendo bem limitado somente aos componentes do sistema de freio. Não tem nenhum isolamento acústico dentro do vão e o ruído do motor em alta rotação incomoda dentro do habitáculo em várias faixas de rotação.

Altura do solo

Com carga útil de 400kg, o carro raspa a parte central do chassi e a chapa protetora do motor quando passa sobre piso de paralelepípedo e terra irregular, em entrada e saída de garagem com desnível e ao transpor quebra-molas curtos de perfil alto.

Climatização

Só o banco traseiro tem apoios de cabeça com regulagem de altura



Sistema de ar-condicionado apresentou bom funcionamento, com rendimento satisfatório, e interfere pouco no desempenho. Sistema tem quatro difusores de ar, com formato circular e aletas fixas, e somente o corpo gira 360 graus. O nível de ruído de funcionamento é um pouco alto. Ocorreu entrada de gases/fumaças externos, quando se usa somente recírculo interno.

Câmbio

A embreagem apresentou-se bem dimensionada e não ocorreu superaquecimento em simulação de arrancadas sequenciais, em subidas e com o veículo carregado. Os engates são satisfatórios em precisão e maciez e as relações de marchas estão adequadas ao peso do veículo e rendimento do motor. O curso da alavanca é um pouco longo e a sua posição túnel central está um pouco para trás.

Suspensão

A estabilidade é boa no uso em geral, trazendo segurança ao condutor e passageiros. É boa a precisão em curvas de raios variados, com pouca inclinação da carroceria. O conforto de marcha é razoável com somente condutor, mas piora bem quando o veículo está carregado.

Direção

A GM optou por homologar como equipamento original pneus "made in China" na medida 165/70 R13, da marca GT Radial, modelo GT Champiro 70. Os que estão no veículo têm data de fabricação na 29ª semana de 2008 (maio), sendo que a revisão de entrega do veículo foi efetuada em 19/03/2009, ou seja, um automóvel ano fabricação/ modelo 2009, com pneus importados de maio de 2008. A posição de dirigir é desconfortável para motoristas de maior estatura porque a coluna de direção é fixa numa altura limitada e descentralizada, além de o banco do motorista ser alto e não ter regulagem de altura. A precisão na reta e em curvas, o diâmetro de giro em manobras e a velocidade do efeito/retorno são bons.

Iluminação

Os faróis têm resultado satisfatório em iluminação, no baixo e no alto. Não tem faróis auxiliares de neblina e nenhuma luz de cortesia. O habitáculo tem iluminação discreta com somente uma pequena lanterna oval na parte da frente do teto. O quadro de instrumentos, console central e interruptores do painel de porta dianteiro têm fácil identificação noturna.

Estepe/macaco

O estepe está instalado dentro do porta-malas, no fundo do assoalho, e tem a roda e o pneu iguais aos de uso. O kit de troca está encaixado em suporte abaixo do aro. Os pneus são de fabricação chinesa, o que dificultará bem a sua reposição no caso de danos. A operação de troca é normal. As calotas integrais são fixadas no aro, pelos próprios parafusos de roda, o que inibe o furto, e as cabeças dos parafusos não têm acabamento plástico.

RUIM

Acabamento da carroceria

A qualidade final da pintura não é boa, pois contém alguns pontos com manchas no verniz e impurezas. A tampa traseira e o capô têm montagem razoável. As quatro portas estão desniveladas. NEGATIVO

Nível interno de ruídos

São vários os ruídos internos em todo o habitáculo, e o efeito aerodinâmico é evidente a partir de 100km/h.

EXTRA

Volume do porta-malas

O declarado pela fabrica é de 260 litros, o mesmo encontrado na nossa medição.

(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.