A onda dos utilitários-esportivos vem contagiando diversos públicos, desde aqueles que querem um imponente Q7, com os seus mais de cinco metros de comprimento e a sua refinada tecnologia, até os que preferem uma opção mais compacta, mas que mantenha o nível de desempenho e conforto dos modelos maiores. Com o sucesso que o BMW X1 vem conseguindo no mercado brasileiro, a Audi não pensou duas vezes em trazer o “irmão” menor da linha Q. Ele consegue equilibrar os desejos de quem quer um carro ágil no trânsito urbano e que tenha coragem suficiente para encarar a poeira e a lama em um fim de semana num hotel fazenda mais distante ou em uma viagem de férias cheia de aventuras.
QUATRO EM UM...
As linhas do “irmão” menor seguem a mesma filosofia de estilo dos utilitários-esportivos da marca alemã. Salvo pequenas diferenças, é como se fizesse uma redução em escala, passando do Q7 para o Q5 e deste para o Q3, respeitando sempre o visual elegante e urbano com um ligeiro ar de aventura. Na frente, destacam-se a grande grade do radiador, com barras verticais e moldura cromada, que desce até a parte de baixo do para-choque; e os faróis bixênon com luzes diurnas de LED. De perfil, devido ao comprimento mais reduzido, chama a atenção a linha curva do teto, parecida com a de um cupê. Completam o charme lateral as rodas de liga com desenho bem esportivo. Na traseira, as lanternas com luzes de LED parecem herdadas do A1. Destaque também para a grande tampa do porta-malas.
ESPAÇO As dimensões externas mais reduzidas do Q3 não revelam o bom espaço interno do modelo. Salvo pelo fato de o passageiro do meio ser incomodado pelo túnel central e pelo apoio de braço embutido no encosto, o modelo acomoda cinco adultos com conforto. O que vai faltar mesmo é espaço para a bagagem desses ocupantes em uma viagem de férias mais longa, pois nossa medição de capacidade (com a tampa do bagagito na posição normal) indicou 340 litros (120 litros a menos do que informa a Audi). Por outro lado, o compartimento de bagagens tem vários ganchos para prender a carga, rede para pequenos objetos e fácil acesso, devido ao bom tamanho da tampa traseira.
INTERIOR O acabamento interno é de bom nível e mistura a cor preta com detalhes em plástico imitando metal nos painéis de porta, na base da alavanca de marchas e nos comandos do som e do ar-condicionado. Os bancos são revestidos em couro, assim como volante, coifa da alavanca de marchas e o apoio de braço dianteiro. O volante de quatro raios agrupa os comandos do som, da navegação, do bluetooth e do computador de bordo. Os instrumentos analógicos são de fácil visualização e abrigam no centro a tela do computador de bordo, que exibe números e imagens. É fácil encontrar uma boa posição para dirigir, pois os bancos dianteiros têm todas as regulagens (incluindo a lombar) elétricas e a coluna de direção é ajustável em altura e distância. Por outro lado, a buzina é difícil de ser acionada.
TECNOLOGIA Um dos destaques do Q3 é o Audi Drive Select, herdado dos “irmãos” maiores. O sistema, que é opcional, possibilita ao motorista ter “quatro veículos em um”, alterando motor, transmissão, direção e amortecedor. Ele pode optar a qualquer momento entre os modos effiency, comfort, auto e dynamic. Traduzindo para o dia a dia, se o condutor quiser pisar fundo basta apertar um botão para que todos esses componentes trabalhem para esse tipo de “tocada”, melhorando a estabilidade e o peso da direção e tornando as trocas mais esportivas. O teto panorâmico é bom para apreciar os dias nublados, pois com o sol a pino a incidência dos raios incomoda bastante. O pacote tecnológico é bem completo também para os itens de segurança. Como a traseira do carro é alta, o sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, com gráfico no painel e câmera de ré, é um item importante.
FÔLEGO Também entra na lista dos atrativos do utilitário o conjunto motor/transmissão. Para o Brasil, a Audi resolveu trazer o 2.0 TFSI (turbo e injeção direta), com duas opções de potência: 170cv (nas versões de acabamento Attraction ou Ambiente) ou 211cv (Ambition). A opção mais apimentada tem fôlego de sobra para que o Q3 (que pesa mais de uma tonelada e meia) se saia bem qualquer situação: seja naquela ultrapassagem apertada, com o ar ligado e o carro carregado, ou para subir aquela rampa mais puxada numa estrada de terra cascalhada. O câmbio automatizado de sete velocidades e dupla embreagem, com possibilidade de trocas manuais (pela alavanca ou por aletas junto ao volante), merece um elogio à parte, pois é rápido, preciso e macio, acompanhando o ritmo do motorista. A tecla S coloca mais pimenta nas mudanças.
VEREDITO Se você gosta de tecnologia e aprecia um utilitário-esportivo com vocação também para o trânsito urbano, mas não quer aqueles grandalhões desajeitados, então o Q3 pode ser uma boa opção. Ele é ágil na cidade, tem dimensões que o tornam prático no dia a dia e um pacote tecnológico que proporciona muito conforto e segurança.
FICHA TÉCNICA...
» MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.984cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbo e injeção direta, que desenvolve 211cv de potência entre 5.000rpm e 6.200rpm e 30,6kgfm de torque entre 1.800rpm e 4.900rpm
» TRANSMISSÃO
Tração integral, com câmbio automatizado de sete velocidades e dupla embreagem
» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, com elemento elástico e triângulos transversais duplos; e traseira, multilink, com barra estabilizadora / 6,5 x 16 polegadas, em liga leve / 215/65 R16
» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
» FREIOS
A discos ventilados na dianteira e traseira, com sistema ABS e EBD (distribuição da força eletrônica de frenagem)
» CAPACIDADES
Do tanque, 64 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 600 quilos.
» EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Conforto/conveniência: ar-condicionado automático de duas zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, banco traseiro bipartido, revestimento em couro dos bancos, computador de bordo, espelho retrovisor interno com função antiofuscante, teto solar panorâmico, sistema de áudio com bluetooth, espelhos retrovisores externos com comandos elétricos e aquecimento e controle automático de velocidade.
Segurança: airbags frontal, lateral e de cabeça dianteiro e traseiro, alarme antifurto, assistente de partida em subidas, controles eletrônicos de tração e estabilidade, faróis com ajuste automático de altura, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e sistema lavador de faróis.
Aparência: acabamento interno em alumínio, pacote de luzes com LED, acabamento das soleiras das portas em alumínio, lanternas traseiras com luzes de LED, para-brisa com faixa cinza de bloqueio solar e rack do teto
em alumínio.
» OPCIONAIS
Partida sem chave, sistema de auxílio de estacionamento com câmera de ré, computador de bordo com display colorido, sistema de som Bose, Audi Drive Select, rádio MMI Plus com sistema de navegação e pintura metálica/perolizada.
» QUANTO CUSTA
O Audi Q3 tem os seguintes preços básicos sugeridos: R$ 149.900 (Attraction), R$ 165.900 (Ambiente) e R$ R$ 186 mil (Ambition).
» NOTAS (0 a 10)
Desempenho 10
Espaço interno 8
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 9
Itens de série/opcionais 8
Segurança 9
Estilo 8
Consumo 8
Tecnologia 9
Acabamento 9
Custo-benefício 8