Tecnologia custa caro. Mas, quando se pode pagar mais de R$ 300 mil por um sedã, o comprador tem acesso ao que há de mais avançado no setor automotivo em conforto e segurança. O Audi A6 3.0 T Quattro é um bom exemplo de um modelo que incorpora pacote tecnológico de ponta, de para-choque a para-choque. Desenvolvido sobre nova plataforma, o carro diminuiu de tamanho (2cm mais curto) e teve a distância entre-eixos aumentada (de 2,84m para 2,91m), o que melhorou o espaço interno. O banco traseiro proporciona muito conforto para dois adultos, pois quem senta no meio é incomodado pelo túnel central e pelo apoio de braço embutido no encosto. O porta-malas também é espaçoso, mas, como é raso e fundo, fica difícil retirar objetos que ficam próximos do costado do banco traseiro.
Por fora
O novo A6 pode até se parecer com a geração anterior, pois mantém a filosofia de design da marca (grade baixa, lanternas traseiras horizontais etc.), mas, ao observar com mais atenção, fica fácil perceber as mudanças. Os faróis agora podem ser integralmente de LED, incluindo funções adaptativas (iluminação em curva) e de luzes diurna e de neblina. Com o uso mais abundante de alumínio, a carroceria ficou 30 quilos mais leve e, em conjunto com o motor, que perdeu outros 30 quilos, e componentes da suspensão, proporcionou uma redução de 80 quilos no peso total em relação ao antecessor.
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Por dentro
O habitáculo continua com o mesmo acabamento refinado e o cliente pode misturar diversas cores (cinza, bege, preto etc.) nos assentos, painéis inferior e superior, teto e tapete. No novo painel, destaca-se a tela de sete polegadas (que se recolhe quando o motorista sai do carro) e exibe todas as imagens e informações do sistema multimídia (Bluetooth, DVD, TV etc.), da navegação por satélite, do auxílio à marcha a ré, do sistema de controle e de regulagem de vários componentes do carro.
Conforto
Motorista e passageiros do A6 são tratados com todo o carinho e conforto que uma tecnologia de ponta pode proporcionar, sendo alguns opcionais: bancos dianteiros com todas as regulagens elétricas (incluindo apoios para as pernas e laterais), duas memórias de ajustes (para dois motoristas diferentes) de banco, volante e retrovisor, sistema de som Bang & Olufsen de alta fidelidade (projetado especificamente para o modelo), vidros com isolante térmico, avançados sensores de chuva e crepuscular (que podem ser regulados), bloqueios de portas laterais (do lado direito ou esquerdo, individualmente), sistema que estaciona o carro sozinho (o motorista só acelera e freia), multimídia que inclui comodidades como comando de voz (com ajuste de sotaque) para rádio, mídias, navegação e Bluetooth, entre outros.
Anjo da guarda
O A6 tem um pacote fantástico de itens de segurança, incluindo assistente de visão noturna, que detecta, por meio de uma câmera de imagem térmica (localizada na grade frontal), pedestres a animais na pista e projeta as imagens no painel; adaptative Cruise control, que, por meio de radar (instalado no lugar dos faróis de neblina), controla de forma segura a velocidade e a distância do carro da frente; o pre sense, que toma medidas preventivas (aciona freios, modifica a posição dos assentos, tenciona os cintos e fecha vidros e teto solar) em caso de um acidente iminente; o head-up display, que projeta informações importantes no para-brisa, em forma de símbolos e dígitos, e pode ser programado e ajustado; e o side assist, que alerta o motorista sobre o posicionamento de veículos em pontos cegos, proporcionando mudanças de faixa mais seguras. Por outro lado, um item tão simples como a buzina é difícil de ser acionado.
Rodando
Um dos grandes trunfos do A6 é o Audi Drive Select, que possibilita ao motorista 12 possibilidades de regulagens (por meio de um botão no console) do motor, câmbio e direção, podendo ajustá-los individualmente nos modos Comfort (mais molengão), auto (típico de um modelo da marca), dynamic (mais esportivo) ou individual (ao gosto do freguês). Dessa forma, fica fácil aproveitar todo o potencial do motor V6 3.0, de 300cv, que tem fôlego impressionante, e o equilíbrio do sistema de tração integral (Quattro). O câmbio automatizado de sete velocidades permite trocas no volante, é muito rápido e acompanha bem qualquer ritmo imposto pelo motorista.
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Ficha técnica
MOTOR
Dianteiro, longitudinal, seis cilindros em V, 2.995cm³ de cilindrada, com turbo e injeção direta de combustível, que desenvolve 300cv de potência entre 5.250rpm e 6.500rpm e 44,8kgfm de torque entre 2.900rpm e 4.500rpm
TRANSMISSÃO
Tração integral, com sistema Quattro, e câmbio automatizado de sete velocidades
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica e quatro níveis de regulagem
FREIOS
A disco nas quatro rodas, com sistema ABS e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem)
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, triângulos duplos transversais; e traseira multilink, com barra estabilizadora / 8 x 17 polegadas, em liga leve / 225/55 R17
CAPACIDADES
Do tanque, 75 litros; e de carga (ocupantes e bagagem), 610 quilos
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Conforto/conveniência –Apoio lombar com ajuste elétrico para os bancos dianteiros, ar-condicionado de duas zonas, bancos em couro, banco do motorista com ajustes elétricos de memória, banco traseiro bipartido, controle automático de velocidade, computador de bordo colorido, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática, sistema de auxílio às manobras em marcha a ré, com câmera e tela no painel, sistema multimídia MMI (navegação, som, DVD, TV, entre outros) rede de fixação no porta-malas, sensores crepuscular e de chuva, tampa traseira com abertura elétrica interna, teto solar elétrico, vidros laterais e traseiro com isolante térmico, lanternas traseiras com luzes de LED, coluna de direção com ajustes elétricos de altura e distância, acabamento das soleiras das porta em alumínio, espelhos retrovisores com ajustes elétricos, aquecimento e função antiofuscante automática.
Aparência – Acabamento em alumínio, rodas em liga leve de 18 polegadas, frisos decorativos brilhantes e acabamento das soleiras das portas em alumínio.
Segurança – Bancos com sistema Isofix (para acomodar cadeiras infantis), freios ABS, alarme antifurto, airbags frontais, laterais e de cortina, controles eletrônicos de tração e estabilidade e sistema que monitora a pressão dos pneus.
OPCIONAIS
Sistema que estaciona o carro sozinho, acabamento interno em madeira de raiz de nogueira ou madeira de freixo natural, rodas em liga leve de 19 polegadas, sistema de som Bang & Olufsen ou Bose e pacote Advanced (inclui sistemas que prepara o carro para um acidente iminente; que alerta para a mudança de faixa; de controle adaptativo de velocidade, que mantém uma distância segura para o carro da frente; que identifica pedestres, animais ou objetos à noite na pista; e que projeta informações no para-brisa).
QUANTO CUSTA?
O Audi A6 3.0 TFSI tem preço básico sugerido de R$ 284.900. Com o pacote Advanced e todos os opcionais, o preço sobe para R$ 378.858.
NOTAS (0 a 10)
Desempenho - 10
Espaço interno - 8
Suspensão/direção - 9
Conforto/ergonomia - 9
Itens de série/opcionais - 8
Segurança-10
Estilo - 9
Consumo - 8
Tecnologia - 10
Acabamento - 9
Custo/benefício - 8
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AVALIAÇÃO TÉCNICA
ACABAMENTO DA CARROCERIA
A qualidade da pintura é boa. As portas estão desniveladas e a tampa do porta-malas, descentralizada. O capô tem montagem razoável. REGULAR
VÃO DO MOTOR
O acesso à manutenção é bem limitado na parte frontal, posterior e nas laterais do motor, devido à pequena área do vão. Quando aberto, o capô, que tem ótimo ângulo de abertura, é sustentado por molas a gás. O resultado do isolamento acústico é excelente em relação ao habitáculo. Os itens de verificação permanente têm fácil identificação e manuseio e a sistematização, um aspecto bem organizado. REGULAR
ALTURA DO SOLO
Toda zona inferior do conjunto motopropulsor tem proteção por chapa plástica integral, de resistência limitada. Ao trafegar sobre piso irregular de paralelepípedo, saídas de garagem com desnível e transpor quebra-molas mais salientes, ocorrem pequenas interferências. Essa situação piora quando o carro está com carga útil de 400 quilos. REGULAR
CLIMATIZAÇÃO
Sistema tem regulagem de temperatura diferenciada para condutor e passageiro. São 11 opções de velocidade e três de direcionamento do fluxo de ar. Para os passageiros de trás, há um duplo difusor de ar, instalado no console central, também com boa vazão. Apresentou excelente funcionamento, com nível de ruídos de funcionamento satisfatório; baixo tempo para dar a sensação de conforto em todo habitáculo e boa vedação. O vidro do teto solar é encoberto por uma tampa que veda a incidência do sol na cabeça e evita claridade excessiva. POSITIVO
FREIOS
O sistema está muito bem dimensionado nos dois eixos, com uma calibração fina. O ABS é eficiente e o pedal de freio tem ótima sensibilidade e relação. Numa condução bem esportiva, o sistema possibilita frear forte na entrada de curvas, sem afundamento exagerado do eixo dianteiro e sem desvios da trajetória imposta; e proporciona uma eficiente desaceleração, sem fading, em trecho com longa descida sinuosa. O freio de estacionamento é do tipo eletromecânico, com tecla no console central. POSITIVO
CÂMBIO
O câmbio é automatizado com dupla embreagem, sete marchas e opção de troca manual seqüencial por meio da própria alavanca ou por aletas instaladas atrás dos raios superiores do volante. As relações de marchas estão muito bem definidas e proporcionam uma condução eficiente, com ótima dinâmica no uso misto. No quadro de instrumentos, há a informação do modo e da marcha selecionada e a escala junto à alavanca principal tem iluminação destacada. A tração é permanente nas quatro rodas e o diferencial central mecânico distribui as forças de tração de modo variável entre os dois eixos, de acordo com a situação dinâmica do veículo. Para os que gostam de andar no limite, o gerenciamento eletrônico do câmbio troca as marchas automaticamente, tirando um pouco do prazer. POSITIVO
MOTOR
A sensação é de que se trata de um motor V8, considerando as ótimas acelerações e retomadas de velocidade. A entrada do compressor é muito suave, progressiva e sem trancos, proporcionando uma performance extraordinária para esse motor V6 3.0, de 300cv de potência. O torque é excepcional (44,8kgfm). O motor é bem elástico, sem vibrações e tem funcionamento silencioso, proporcionando uma dirigibilidade muito prazerosa e segura, sendo ágil no trânsito urbano e muito rápido e dinâmico em rodovias. Com o veículo carregado e ar-condicionado ligado, é desprezível a perda no rendimento. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250km/h. POSITIVO
VEDAÇÃO
Boa contra água. POSITIVO
NÍVEL INTERNO DE RUÌDOS
O habitáculo não é silencioso quando o carro trafega sobre piso de paralelepípedo, terra e asfalto deteriorado, com vários pequenos ruídos em toda cabine. O efeito aerodinâmico é contido até 140km/h, sendo crescente a partir dessa velocidade. NEGATIVO
SUSPENSÃO
O conforto de marcha está coerente com a proposta esportiva deste automóvel, em função do ótimo handling e performance do motor V6. Ao trafegar sobre asfalto todo remendado, calçamento irregular e terra batida é notório a transferência das imperfeições do solo para dentro, sendo até aceitável em algumas situações. A estabilidade merece destaque pela alta precisão em curvas de raios variados, com a ajuda de pneus de alta performance e do sistema de tração permanente nas quatro. O comportamento dinâmico sobre piso de asfalto bom e molhado surpreende. Em curvas de raio curto e médio feitas no limite da aderência lateral, os sistemas eletrônico de estabilidade e tração atuaram com eficiência, auxiliando na trajetória imposta. REGULAR
DIREÇÃO
A coluna de direção tem ajuste elétrico em altura e distância, com ótimo curso. As cargas do sistema assistido Servotronic têm assistência variável, proporcionando muito conforto e leveza no uso urbano e em manobras de garagem, sendo firme e muito segura em rodovias. Apresentou excelente precisão na reta e em curvas, com reações previsíveis e boa sensibilidade. O diâmetro de giro e a velocidade do efeito retorno são aceitáveis. Os pneus homologados para esta versão, da série 40, são extremamente vulneráveis a buracos. A direção tem três opções de ajuste eletrônico: conforto, automático e dinâmico, assim como motor, caixa de marchas e pré-tensionador dos cintos. REGULAR
ILUMINAÇÃO
Existe luz de cortesia nas bases inferiores das portas, na zona dos pés de todos os ocupantes, para-sois, porta-malas e porta-luvas. Os faróis bixênon são muito eficientes, com regulagem automática de altura e esguichos para lavar as lentes. No teto, há plafonier na dianteira, com dupla lanterna e duplo spot fixo integrado; e duas luzes de leitura para os passageiros de trás, com ótimo resultado em iluminação no habitáculo. O sistema tem sensor crepuscular. POSITIVO
ESTEPE/MACACO
O estepe tem roda e pneu diferentes dos de uso. Está instalado dentro no assoalho do porta-malas. A operação de troca é normal, mas é necessário retirar a tampa plástica de acabamento da cabeça dos parafusos com ferramenta específica. O kit de troca está instalado abaixo e ao lado do aro. As rodas têm porca auto-adaptadora antifurto. Quando danificado, o conjunto roda/pneu de uso não cabe no local especifico do estepe. Se o porta-malas estiver lotado... NEGATIVO
LIMPADOR DO PARA-BRISA
Tem sensor de chuva. São seis jatos que atingem toda área do para-brisa, que ativam automaticamente o sistema de limpeza (que tem palhetas de qualidade), proporcionando um campo de visão satisfatório. É fácil a identificação e manuseio do reservatório de água instalado dentro do vão do motor. POSITIVO
FERRAMENTAS
Tem uma chave, com duas opções de torque. POSITIVO
ALARME
O sistema é completo, com chave de ignição especial que libera pela proximidade o botão start/stop para ligar o motor. Existe proteção perimétrica das partes móveis, contra arrombamento, e a volumétrica dentro do habitáculo, contra a invasão pela quebra dos vidros. O sistema antiesmagamento (quatro portas) atuou com precisão. Ao dar comando para travar as portas, os vidros só sobem se continuar pressionando a tecla. POSITIVO
VOLUME DO PORTA-MALAS
O declarado pela fábrica é 530 litros, e o encontrado na nossa medição foi 440 litros.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.