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Audi A1 1.4 TFSI - Difícil de largar

Compacto de duas portas tem estilo esportivo e desempenho empolgante, graças aos eficientes motor turbo e câmbio automatizado de sete velocidades e dupla embreagem. Preço: R$ 89.900

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Foto:

Sabe aqueles carros que você veste, todo justinho, gostoso de dirigir? Pois é, o Audi A1 1.4 TFSI é assim. O modelo desembarcou há pouco tempo no Brasil para brigar por um espaço no concorrido segmento dos compactos de nicho, ou seja, carros pequenos com muito conteúdo e desempenho esportivo, que virou febre por aqui. Ele encara figuras de peso, como Mini Cooper e Smart, e, um pouco mais distante, o Fiat 500. Mas o baixinho da Audi tem estilo e agrada muito quanto ao desempenho. Tanto que foi difícil deixá-lo ir no fim do teste.

 

Pacotinho interessante

Os designers da Audi acertaram em cheio no desenho do A1. O modelo traz as habituais referências da marca, como a enorme grade dianteira trapezoidal, mas tem estilo próprio, que o diferencia diante dos membros da família. É o verdadeiro baixinho invocado, com a frente agressiva destacada também pelo desenho dos faróis de xênon e luzes diurnas de LEDs. As formas são suavemente arredondadas, dando aspecto de robustez. O teto é baixo e as duas portas são grandes e pesadas. A coluna A forma um arco com a C, pintado em cor diferente do restante da carroceria. As laterais são lisas e têm vincos na altura das maçanetas. A traseira curta tem vidro estreito, comprometendo a visibilidade, e lanternas horizontais invadem a tampa do porta-malas. Completando o visual esportivo, rodas de liga leve aro 16 polegadas, calçadas com pneus de perfil 45.

 

Veja a galeria completa de fotos do Audi A1!

 

ESPAÇO O espaço para bagagens do A1 é razoável, ideal para duas pessoas. Aliás, apesar de ser projetado para quatro pessoas, o carrinho leva com relativo conforto somente quem vai na frente. Ali, os bancos de desenho esportivo têm abas laterais, regulagem de altura e revestimento em tecido, mas são duros. Já o banco traseiro tem pouco espaço para dois, com assento baixo e encosto muito reto. Sem falar que o acesso para quem vai atrás é complicado, já que os bancos dianteiros não deslizam com tanta facilidade e o teto baixo dificulta o embarque e desembarque.



ACABAMENTO Por dentro, o A1 segue o padrão da família Audi, com material de boa qualidade no acabamento. O painel tem revestimento emborrachado, agradável ao toque, com detalhes cromados. No centro, uma tela com informações de navegação (GPS) e comandos do áudio. Os instrumentos têm fundo preto e são de fácil visualização e um visor digital mantém o motorista informado com o computador de bordo. Alavanca de câmbio e o volante esportivo são revestidos em couro.

nstrumentos no painel têm fácil visualização, mas alguns comandos estão muito recuados



DESEMPENHO Dirigir o Audi A1 é puro prazer. Basta entrar no compacto e se ajeitar, regulando o volante na altura e distância. A sensação é de estar vestindo o carro, pois o interior é envolvente. O volante tem boa pega e conta com as aletas para troca de marchas, enfatizando ainda mais o aspecto esportivo. Mas o poder do baixinho está no conjunto mecânico. O motor é um compacto quatro cilindros em linha 1.4, com turbo, que trabalha em silêncio. Basta acelerar que ele responde rápido, sem trancos quando o turbo é acionado. E o desempenho fica ainda melhor graças ao câmbio automatizado de sete velocidades, com dupla embreagem, que garante trocas suaves e com bom aproveitamento da força do motor. Às vezes ele demora alguns milésimos de segundo para pensar na troca de marcha, mas nada que comprometa. Porém o mais impressionante é o consumo: o computador de bordo registrou 10,5km/l na cidade e 14,6km/l na estrada, respeitando os limites de velocidade.

NA MÃO E, se o desempenho é bom, o resto do conjunto acompanha. A direção, com assistência eletro-hidráulica, garante cargas bem definidas em velocidades mais elevadas e em situações de manobra. As suspensões foram bem calibradas, deixando o baixinho firme em curvas. Porém, transferem as imperfeições do solo para dentro quando trafega sobre pisos irregulares. O modelo conta ainda com controles de tração e estabilidade, completando a segurança para os mais afoitos. Os freios com ABS e EBD, com discos nas quatro rodas, seguram o compacto sem problema. Resumindo: o carrinho agrada em cheio e não fica devendo nada à concorrência.

 

 

Emílio Camanzi também testou o Audi A1 para o programa Vrum!

 

Ficha técnica
MOTOR

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.390cm³ de cilindrada, que desenvolve 122cv de potência máxima a 5.000rpm e 20,4kgfm de torque máximo entre 1.500rpm e 4.000rpm



TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automatizado S-Tronic, de sete velocidades, e dupla embreagem

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletrohidráulica

SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira com eixo de torção / 6,5 x 16 polegadas/ 215/45 R16



FREIOS
Discos ventilados na dianteira e rígidos na traseira, com sistema ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) e ESP (controle eletrônico de estabilidade)

CAPACIDADES
Tanque, 45 litros; porta-malas, 270 litros; de carga (ocupantes e bagagem), 350kg

 

Compacto completo

Confira a lista de equipamentos, os preços e compare o Audi A1 com seus adversários.

 

Equipamentos
DE SÉRIE

 

Conforto/conveniência – Apoio de braço dianteiro, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido, bancos revestidos em tecido, coluna de direção ajustável, computador de bordo, porta-objetos, volante esportivo em couro multifuncional com paddles shift, retrovisores externos elétricos, para-brisa com faixa cinza de bloqueio solar, vidros laterais e traseiro com isolante térmico, travamento central com controle remoto a distância, Audi Music Interface, Bluetooth e rádio Concert.

Aparência – Acabamento interno na cor preta, alavanca de câmbio em couro, arco de pintura e retrovisores externos na cor do veículo, lanternas traseiras com LEDs, rodas de liga leve aro 16 polegadas.

Segurança – Suporte Isofix no banco traseiro para cadeirinha infantil, airbags frontais, laterais e de cabeça, alarme antifurto, assistente de partida em aclives, cintos de segurança com sensor de afivelamento, dispositivo de desativação do airbag do passageiro, controle eletrônico de estabilidade (ESP), faróis bixenônio com luzes diurnas em LEDs, faróis com ajuste automático de altura, faróis de neblina, luz de neblina traseira, rodas com parafuso antifurto, sistema de limpador dos faróis.

OPCIONAIS
Teto solar elétrico panorâmico, ar-condicionado automático, sensores de luz e chuva, sistema de som Bose, Keyless-Go, pacote de luzes internas com LEDs, pintura perolizada, pacote Conforto, pacote Competion externo, pacote Competion interno.


Quanto custa
O Audi A1 1.4 TFSI tem preço sugerido de R$ 89.900; com todos os opcionais, chega a R$ 130.600.

 

NOTAS (0 a 10)
Desempenho 8
Espaço interno 6
Porta-malas 7
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 9
Segurança 9
Estilo 10
Consumo 10
Tecnologia 9
Acabamento 9
Custo/benefício 9

 

Prós e contras na balança

Audi A1 passa por rigorosas avaliações e, apesar de todo zelo no acabamento e uso de materiais de boa qualidade, tem problemas de ergonomia, além de muitos ruídos internos.

 

Avaliação técnica
ACABAMENTO DA CARROCERIA

As portas estão desniveladas em relação à carroceria. A tampa traseira está descentralizada em relação às lanternas e laterais traseiras. O capô tem boa montagem e a pintura bom acabamento. REGULAR 



VÃO DO MOTOR

O motor preenche bem o vão e o acesso à manutenção é razoável. A insonorização em relação ao habitáculo é satisfatória. Os itens de verificação constante têm fácil identificação e manuseio. O capô tem bom ângulo de abertura e é sustentado por amortecedores. POSITIVO

ALTURA DO SOLO

Há chapa protetora de plástico de resistência aceitável para a parte inferior do motopropulsor. Toca com frequência a base do para-choque/proteção plástica em saída de garagem desnivelada; o centro do chassi ao transpor quebra-molas salientes e curtos, e ao trafegar sobre piso irregular usual, devido às suspensões mais baixas. NEGATIVO

CLIMATIZAÇÃO

É por comando manual, com função automática. Apresentou ótimo funcionamento e são 12 as opções de velocidade da caixa de ar. O tempo gasto para climatizar o habitáculo foi muito baixo e está bem vedado. Porém, ocorre incidência solar com aumento da temperatura interna devido ao recobrimento perfurado do teto solar, além da incidência de luz nos olhos com o sol alto. REGULAR 



FREIOS

O pedal de freio tem boa sensibilidade e os conjuntos dianteiro e traseiro atuaram com precisão, com ótima desaceleração, mantendo a trajetória. Não há o afundamento exagerado do eixo dianteiro e permite frear forte na entrada de curvas de raios variados. Não ocorreu fading e o freio de estacionamento atuou normal. POSITIVO

CÂMBIO

As relações de marchas/diferencial estão muito bem definidas. Tem a opção de uso esportivo, com a alavanca na posição S. As trocas são automáticas ao atingir a rotação pré-estabelecida, mas perde um pouco o brilho esportivo. Proporciona dirigibilidade agradável, segura e ágil no uso misto. As trocas são suaves e as respostas em kick-down, imediatas. POSITIVO

MOTOR

A ampla curva plana de torque proporciona ótima performance para a cilindrada. As retomadas de velocidade e aceleração são brilhantes e rápidas. Na cidade é bem dinâmico e muito rápido e seguro em rodovias. A rumorosidade de funcionamento é baixa. O turbo e o intercooler estão bem dimensionados e calibrados, proporcionando aceleração limpa, sem trancos nem prejudicando a estabilidade direcional em arrancadas fortes. POSITIVO

VEDAÇÃO

Boa contra água e poeira. POSITIVO

NÍVEL DE RUÍDOS INTERNOS

O efeito aerodinâmico inicia-se aos 100km/h e é aceitável em alta velocidade. Em pisos irregulares, surgem vários pequenos ruídos no habitáculo. REGULAR

SUSPENSÃO

Destaque para a precisão da estabilidade, rapidez e manutenção da velocidade no contorno de curvas de raios variados, além de pouca inclinação da carroceria. Tem controles eletrônicos de tração e estabilidade, que atuaram com precisão. O conforto de marcha é aceitável, mas sobre piso irregular as transferências são facilmente passadas para dentro. REGULAR

DIREÇÃO

Os pneus da série 45 são muito vulneráveis a buracos, além de causar desconforto. A coluna de direção tem ajuste manual em altura e distância, com bom curso. As cargas do sistema assistido estão muito bem definidas para estrada e cidade. A precisão na reta e em curvas é ótima e as suas reações são homogêneas. O volante tem boa pega e tamanho. O diâmetro de giro satisfaz e também a velocidade do efeito-retorno. REGULAR

ILUMINAÇÃO

Há luz de cortesia no porta-malas, porta-luvas, zonas dos pés do condutor e passageiro, base inferior das portas, moldura dos alto-falantes e alça dos painéis de porta. No teto há lanterna integrada com duplo spot fixo, com lâmpadas especiais de alta qualidade. Os faróis são bixenônio, com regulagem automática de altura e lavador das lentes, sendo muito eficientes no facho baixo/alto e contam com auxílio dos de neblina. Um conjunto de LEDs instalado na base inferior dos faróis tem iluminação permanente dia/noite. Há sensor crepuscular. POSITIVO

LIMPADOR DO PARA-BRISA
São seis os esguichos no para-brisa, que têm boa abertura e vazão. Palhetas de boa qualidade limpam uma área razoável. No vidro traseiro, o sistema é também eficiente, com esguicho acoplado ao braço da palheta e boa área de varredura. É fácil a identificação e manuseio do reservatório de água instalado no vão do motor. O sistema tem sensor de chuva. POSITIVO

ESTEPE/MACACO

O estepe está instalado dentro do porta-malas. É específico para pequenos deslocamentos e com velocidade máxima de 80km/h. A operação de troca é normal, mas é necessário retirar a calota central para se ter acesso aos parafusos. Tem porca autoadaptadora antifurto. REGULAR

FERRAMENTAS

Tem chave de fenda combinada
com Philips e duas opções de medida com halen. POSITIVO

ALARME

O sistema é completo, com chave de ignição codificada, que não precisa ser usada por causa do botão de ligar e desligar o motor instalado no painel. Há proteção perimétrica e volumétrica. Ao dar comando para travar as portas, os vidros só sobem automaticamente se a tecla estiver pressionada. Tem função de abertura/fechamento por um toque nas duas portas e o sistema antiesmagamento funcionou. POSITIVO

VOLUME DO PORTA-MALAS

O declarado é de 270 litros e o encontrado foi 182 litros com a tampa do bagagito fechada, banco traseiro na posição normal e fechamento suave da tampa traseira.


Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan