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Anda mais com álcool - Avaliação técnica

Desempenho é um dos destaques do EcoSport reestilizado, que continua com visual bonito. Nível de ruídos internos e alguns detalhes de acabamento precisam evoluir

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Foto:

Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe

BOM

Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico no uso misto, com reações equilibradas e boa sensibilidade do pedal, mas não tem ABS. Não ocorreu superaquecimento e o freio de estacionamento atuou normalmente.

Câmbio
As relações de marchas estão bem definidas e o manuseio do câmbio é muito bom, tanto em precisão quanto em maciez. A alavanca de marchas tem boa pega, altura e curso.

Motor
O motor é elástico e apresentou baixa rumorosidade de funcionamento, inclusive com álcool. O sistema flex funcionou muito bem com álcool e apresentou partida a frio instantânea, com excelente progressividade na aceleração e marcha lenta uniforme. A performance é muito boa com este combustível, inclusive com carga máxima e ar-condicionado ligado. Com gasolina, perde bem em potência e torque, mas é aceitável o seu rendimento. Apesar de ter cabeçote com oito válvulas, o torque máximo atua em alta rotação, mas a sua condução não é ruim no uso urbano.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Limpador de pára-brisa
É fácil o acesso ao reservatório d’água no vão do motor. Os esguichos do pára-brisa e vidro traseiro são eficientes e as palhetas, de boa qualidade, varrem uma boa área.

Estepe/macaco
O estepe está instalado em suporte metálico no centro da porta traseira do lado de fora e tem roda e pneu iguais aos de uso. Para tentar evitar o furto, existe uma porca-chave auto adaptadora. Os pontos de apoio do macaco estão indicados nas soleiras, a operação de troca é normal e há prisioneiros nos cubos para melhor apoio e centragem da roda.

Ponto negativo: detalhe de acabamento. Porta-malas tem 292 l de capacidade


REGULAR

Vão do motor
O reservatório de partida a frio tem capacidade de 700ml, fácil acesso e o sistema tem luz espia no quadro de instrumentos para indicar quando vazio. O motor preenche todo o vão, limitando bem o acesso à manutenção de vários componentes. Há isolantes acústicos no capô e no painel de fogo, sendo o resultado satisfatório em relação ao habitáculo.

Altura do solo
Não tem chapa protetora para o cárter e o câmbio, ambos em alumínio, o que deveria ser de série para veículos deste segmento. Com carga útil de 400kg, não houve interferência com o solo, mas ao andar sobre trilhas leves (piso seco) com algumas imperfeições raspou a aba inferior do pára-choque dianteiro e a caixa de marchas.

Climatização
O sistema é por comando manual e apresentou-se rumoroso na velocidade máxima, e não há saídas específicas nem dutos abaixo dos bancos dianteiros para os passageiros de trás. O sistema está bem vedado. O tempo gasto para climatizar o habitáculo, após meia hora parado ao sol, com os vidros fechados, foi razoável.

Suspensão
A estabilidade é razoável. Destaque para o conforto de marcha, seja somente com condutor ou com cinco ocupantes, lembrando-se que é um veículo rústico. Quando se trafega sobre piso regular as suspensões apresentaram-se um pouco rumorosas.

Direção
A coluna de direção tem regulagem em altura, com bom curso. São bons o diâmetro de giro em manobras apertadas e a velocidade do efeito retorno. A precisão na reta e em curvas é boa. O sistema é assistido hidraulicamente, com cargas bem definidas para o uso misto, mas apresentou rumorosidade em curvas sobre terra, paralelepípedo e asfalto em má conservação do conjunto caixa/coluna de direção.

Iluminação
O novo farol tem construção com parábola simples e apresentou maior eficiência em relação ao modelo anterior, tanto no baixo quanto no alto, mas não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Só existe luz de cortesia no porta-malas e porta-luvas. A iluminação do habitáculo (zona do teto) é razoável, assim como a identificação noturna do quadro de instrumentos e console central.

Alarme
Tem somente chave de ignição com sistema de imobilização eletrônico do motor.

RUIM

Acabamento da carroceria
As portas dos lados direito e esquerdo estão desniveladas entre si e em relação aos pára-lamas dianteiros. O capô e a tampa traseira têm montagem aceitável. A pintura contém alguns pontos com impurezas. A lanterna traseira direita está mal montada e a curvatura não perfila com a carroceria.

Nível interno de ruídos
Não é um veículo silencioso, deixando a desejar quando trafega sobre piso de paralelepípedo, terra e asfalto ruim. O efeito aerodinâmico é evidente e incomoda em alta velocidade.

Ferramentas
Não tem

EXTRA

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 292 litros, o mesmo encontrado com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho