Não é de hoje que o Volkswagen Polo é reconhecido como uma das melhores traduções da designação “compacto premium”. O bom acabamento e a generosa oferta de itens de desejo do consumidor sempre o colocaram como uma opção interessante de aquisição. Porém, agora em sua sexta geração, o modelo chega à sua melhor forma no mercado brasileiro trazendo boas opções de motor e plataforma que melhoram a segurança e o conforto de quem está a bordo. Para ver o que de melhor o Polo tem a oferecer, testamos a versão Highline, topo de linha, com quase todos os opcionais disponíveis.
O principal apelo das versões de topo é o motor 1.0 TSI flex (turbo e injeção direta), que agora ganhou a denominação 200 TSI em alusão ao torque disponível na unidade Newton-metro. E é o bom torque e sua totalidade disponível já com 2.000rpm o principal predicado deste propulsor. Na cidade e na estrada, existe força disponível a todo momento, e com funcionamento suave. As rotações só sobem nas ultrapassagens ou retomadas, que são instantâneas, mérito da boa gestão do câmbio automático de seis marchas, que não demora a engatar a relação mais adequada para cada momento. Por este motivo, nem dá muita vontade de fazer trocas manuais, que podem ser feitas por meio de aletas atrás do volante.
A suspensão acompanha o ritmo do motor, dando confiança nas curvas, mas sem prejudicar o conforto aos passageiros. E olha que as rodas de 17 polegadas (opcionais) “calçam” pneus de perfil baixo. A direção tem assistência elétrica, com pesos adequados em todas as situações, e a agilidade do compacto é notável. Também merece elogio o bom isolamento acústico.
DENTRO O acabamento é simples, mas esmerado. Para quebrar a monotonia de tanto plástico preto, um aplique prateado emoldura a tela do sistema multimídia e as saídas de ar. Os bancos revestidos em tecido evocam jovialidade (o couro acrescentaria R$ 800). Couro se faz presente no volante e no acabamento das alavancas de câmbio e do freio de estacionamento. Tapetes acarpetados e apliques em tecido nos painéis das portas dão um toque de capricho. A Volkswagen só vacilou no plástico usado no console central, que tem aparência ruim.
O espaço interno é bom para quatro ocupantes. Como sempre, o passageiro traseiro central não conta com conforto. Em compensação, há saída de ar-condicionado atrás. O assento traseiro tem boa altura em relação ao assoalho, apoiando bem as pernas. O porta-malas tem boa capacidade e abriga o estepe de uso temporário. O pacote de opcionais oferece um divisor na área de bagagem, para aproveitar melhor o espaço, além de uma rede para evitar que objetos sem apoio fiquem indo de lá pra cá. Incomoda no manuseio do espaço de carga a falta de uma maçaneta, o que te obriga a ter a chave sempre à mão ou abrir o compartimento por um botão no painel.
EQUIPAMENTOS O item de série da versão que mais se destaca é a chave presencial para destravamento das portas e ignição por botão. Já o pacote de opcionais que equipa a unidade testada custa R$ 4.500 e traz equipamentos que são a cereja do bolo, como a boa central multimídia com navegação e o painel de instrumentos configurável (leia mais adiante sobre eles). Ainda se destacam nesse pacote os faróis com ajuste automático de intensidade, rodas de 17 polegadas, câmera traseira e os sensores de chuva e crepuscular. Vale falar que, pelo menos por enquanto, a Volkswagen não vai comercializar o Polo na cor de lançamento, amarelo-cúrcuma (essa das fotos).
CONCORRENTES Nesta versão topo de linha, os principais adversários do Polo são o Fiat Argo 1.8 Precision e o Ford Fiesta 1.0 Titanium Plus Ecoboost. Junto com a plataforma reformulada, o concorrente da Fiat também herdou a rixa que o Polo tinha com o finado Punto. O motor 1.8 até supera o 1.0 TSI em potência, mas perde em torque. O Argo é 117kg mais pesado, o que decreta a performance inferior e o maior consumo de combustível. Esta versão de topo do Argo também perde em nível de equipamentos.
Já o Fiesta também tem motor 1.0 turbo, com performance menos afiada que a do Polo. Como o propulsor da Ford só trabalha com gasolina, leva vantagem no quesito consumo. A versão de topo do Fiesta é mais cara que a do Polo, trazendo a mais airbags de cortina e de joelho, além de bancos revestidos em couro. Vale lembrar a quem sempre sonhou ter um VW Golf que o preço de um Polo todo equipado resvala na versão de entrada do médio, que traz o mesmo motor, mas com câmbio manual. Porém, para quem está mais ligado em conteúdo, o Polo “equipadaço” leva a melhor contra o Golf espartano (que não é tão espartano assim).
CONECTIVIDADE
Disponível apenas como opcional, ainda assim só para esta versão topo de linha do VW Polo, o sistema de infotainment Discover Media funciona a partir de uma tela tátil de 8 polegadas. Trata-se de uma das mais completas centrais multimídia disponíveis. As mídias disponíveis são DVD, rádio, Bluetooth (com streaming), entradas USB e SD. Além de telefonia e navegação, é possível baixar aplicativos. O comando por voz de todas as funções são a cereja do bolo, garantindo segurança. O Polo traz de série um suporte com tomada USB integrada para fixar o smartphone com eficiência e segurança. Outro opcional interessante da versão testada é o Active Info Display, que nada mais é que o painel de instrumentos digital, numa tela de 10 polegadas com alta definição de imagem. Ali é possível configurar os instrumentos e as informações que serão projetadas de acordo com a preferência do motorista, trabalhando de forma complementar à central multimídia.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, 999cm³ de cilindrada, flex, turbo, que desenvolve potências máximas de 116cv (com gasolina) e 128cv (com etanol) a 5.500rpm e torque máximo de 20,4kgfm (g/e) entre 2.000rpm e 3.500rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático de seis velocidades
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente tipo McPherson; e traseira interdependente, com braços longitudinais/ de liga leve de 6,5 x 17 polegadas (opcional) / 205/50 R17
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS
Com discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com assistência ABS
CAPACIDADES
Do tanque, 52 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 433 quilos
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Airbags dianteiros e laterais; controle eletrônico de estabilidade, tração e bloqueio eletrônico do diferencial; sistema Isofix/Top tether para fixação de assentos infantis; cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes; assistente para partida em aclive; sensores de estacionamento traseiros; luz de condução diurna em LED; faróis de neblina com luz de conversão estática; desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro; alarme; ar-condicionado digital; acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor; revestimentos dos bancos em tecido; retrovisores eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito; controle automático de velocidade; banco traseiro com encosto rebatível bi-partido; banco do motorista com ajuste de altura; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e portas USB; para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro; porta-luvas iluminado e refrigerado; volante multifuncional em couro com shift paddles; suporte para celular com entrada USB; vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “um toque” nos dianteiros; sistema de som "Composition Touch" com App-connect; antena no teto; 4 alto-falantes e 2 tweeters; rodas de liga leve 16" Design Avalanche; Pneus 195/55 R16.
OPCIONAL
Pintura metálica (R$ 1.450); Technology Pack (R$ 4.500): sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço; antena Diversity; comando de voz; controle da pressão dos pneus; câmera traseira; detector de fadiga; espelho retrovisor interno antiofuscante; farol com ajuste automático de intensidade e função coming/leaving home; instrumento combinado digital (Active Info Display); pneus 205/50 R17; rede no porta-malas; rodas de liga leve 17" Design Razor; sensor de chuva e crepuscular; sistema de navegação; sistema multimídia Discover Media.
QUANTO CUSTA
O Volkswagen Polo Highline 200 TSI tem preço sugerido de R$ 69.190. Com os equipamentos descritos, a unidade testada custa R$ 75.140.
Notas (0 a 10)
Desempenho 9
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 9
Segurança 9
Estilo 8
Consumo 8
Tecnologia 9
Acabamento 8
Custo/benefício 9
VW POLO HIGHLINE x CONCORRENTES
VW POLO HIGHLINE 200 TSI x FIAT ARGO PRECISION 1.8 AT6 x FORD FIESTA TITANIUM PLUS ECOBOOST
Potência (cv) 116 (g)/128 (e) 135 (g)/139 (e) 125 (g)
Torque (kgfm) 20,4 (g/e) 18,8 (g)/19,3 (e) 17,3 (g)
Dimensões (A x B x C x D) (m) (*) 4,06x1,75x1,47x2,56 4,00x1,75x1,50x2,52 3,97x1,72x1,46x2,49
Peso (kg) 1.147 1.264 1.178
Porta-malas (litros) (**) 300 300 281
Velocidade máxima (km/h) (**) 187 (g)/192 (e) 189 (g)/191 (e) ND
Aceleração até 100km/h (s) (**) 10,1 (g)/9,6 (e) 11,1 (g)/10,4 (e) ND
Consumo cidade (km/l) (***) 11,6 (g)/8 (e) 10,1 (g)/7,1 (e) 12,2 (g)
Consumo estrada (km/l) (***) 14,1 (g)/9,8 (e) 13,2 (g)/9,5 (e) 15,3 (g)
Preço (R$) 69.190 67.800 73.990
(*) A: comprimento; B: largura; C: altura; e D: entre-eixos
(**) Dados dos fabricantes
(***) Dados do Inmetro
(g) gasolina; (e) etanol
ND: Não disponível