UAI
Impressões

RAM Rampage concorre mesmo com as caminhonetes médias?

Testamos a versão de topo do modelo, na casa dos R$ 280 mil, para analisar onde ela ameaça as picapes médias e onde ela não consegue fazer frente

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Versão RT traz faixas pintadas no capô
Versão RT traz faixas pintadas no capô Fotos: Jorge Lopes/EM/D.A Press
NOTA DO VRUM:
8 Nota VRUM

A chegada da RAM Rampage - vendida entre R$ 245 mil e R$ 280 mil - é a primeira ameaça real de uma caminhonete intermediária ao segmento das médias. Em termos de volume, a Fiat Toro se destaca no mercado de picapes, mas sua faixa de preço - entre R$ 150 mil e R$ 210 mil - não chega a "esbarrar" nas médias.

A tradição da marca RAM - que muita gente ainda chama de Dodge RAM - foi fundamental para transformar a Rampage em um objeto de desejo. Quem vê  caminhonete passando entorta a cabeça para admirar suas linhas agressivas, provando que o público em geral desconhece que o modelo divide plataforma com a Toro, assunto que tratamos no teste da Rampage Rebel.

Ram Rampage RT preta 2024
Saída dupla de escape é comum a todas as versões, mas nessa versão esportiva seu ronco é mais agressivo Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

O visual da Rampage, sobretudo na versão de topo RT que testamos agora, com "pegada" mais esportiva, coloca em xeque o design tradicional das caminhonetes médias. É que a picape intermediária da RAM iguala a dianteira encorpada tradicional das médias, mas acrescenta uma musculatura bastante evidente no capô. A suspensão da RT é rebaixada em 1 centímetro. No "frigir dos ovos", as linhas da Rampage  tornam o visual quadradão das picapes tradicionais um pouco "careta".

Ram Rampage RT preta 2024
Suspensão é rebaixada em 1 centímetro Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Na versão RT testada, as características esportivas da Rampage são evidenciadas pelas faixas pintadas no capô, rodas de 19 polegadas em preto brilhante (assim como o teto e os retrovisores), e a insígnia "RT" em vermelho sobre a grade preta e nas laterais esquerda da caçamba. Já a saída dupla de escape é comum a todas as versões, mas nessa versão esportiva seu ronco é mais agressivo.

Ram Rampage RT preta 2024
Capacidade de carga é de 750 quilos Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

A caçamba é pequena, com 980 litros de volume, tendo mais aproveitamento em altura, situação não muito diferente das picapes médias de cabine dupla. A capacidade de carga é de 750 quilos, enquanto as médias, a diesel, devem ter no mínimo 1 tonelada (lembrando que a Rampage tem motorização diesel disponível).

Espaço interno da RAM Rampage RT é restrito

Ram Rampage RT preta 2024
Pacote RT tem como diferencial os apliques em suede nos bancos, no volante e no painel Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Um aspecto que a Rampage perde para as caminhonetes médias é no espaço interno. Além de não ter espaço de sobra para as pernas, o banco traseiro tem o encosto muito vertical em relação ao assento, uma posição cansativa para longos trechos. Porém, o acabamento é caprichado desde a versão de entrada. O pacote RT tem como diferencial os apliques em suede nos bancos, no volante e no painel.

Ram Rampage RT preta 2024
Banco traseiro não é muito confortável Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

O quadro de instrumentos é totalmente digital, com 10,3 polegadas, enquanto a tela do multimídia é de 12,3 polegadas, com destaque para o espelhamento sem fio do smartphone e navegação. O banco do motorista tem ajustes elétricos. Já o console central tem uma boa divisão para acomodar objetos, com direito a uma espécie de "porão" para manter alguns objetos escondidos. O ar-condicionado tem duas zonas de temperatura, com direito a saídas para o banco traseiro.

Motor Hurricane é divertido

Ram Rampage RT preta 2024
Modo RT também modifica a aparência do quadro de instrumentos digital Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

A Rampage RT é a única versão que não tem opção do motor a diesel, trazendo sob o capô um motor 2.0 turbo a gasolina com 272cv de potência e 40,8kgfm de torque. Aqui a velocidade máxima foi limitada em 220km/h, enquanto as demais versões param nos 210km/h. A aceleração até os 100km/h na RT também é melhor, baixando de 7,1 para 6,9 segundos. O botão "RT" funciona como um modo esportivo tradicional, que explora melhor as rotações alta para dar respostas mais rápidas.

A transmissão tem câmbio automático de 9 marchas, com opção de trocas manuais por aletas. Já a tração é 4x4 sob demanda, com direito a reduzida. A suspensão traz geometria McPherson da dianteira e Multilink na traseira, com molas e amortecedores mais firmes que as demais versões, dando ênfase à estabilidade, mas sem abrir mão do conforto.

A Rampage não foi pensada para o uso no trabalho, mas como uma picape de desempenho. Nesse perfil, as médias que mais se aproximam na faixa de preço da versão RT são a nova Ford Ranger e a Volkswagen Amarok, ambas com motor V6 3.0 a diesel, sendo essa última a pior opção do mercado, já que ficou extremamente arcaica. No entanto, do ponto de vista dinâmico, a Rampage é superior. Já para o trabalho ou para o fora de estrada mais pesado, o torque da motorização a diesel e a robustez do chassi, frente ao monobloco usado pela Rampage, possa dar vantagem às picapes médias.

RAM Rampage RT x Concorrentes

Comparada às picapes médias de sua faixa de preço, a Rampage RT tem pacote de equipamentos superior. Confira a seguir a versão e os principais equipamentos das concorrentes:

MODELO
PREÇO
MOTOR
EQUIPAMENTOS
Toyota Hilux SRV R$ 289.990 2.8 diesel, com 204cv e 50,9kgfm 7 airbags, chave presencial, multimídia de 9", rodas 18", farol de neblina, bancos em couro.
Chevrolet S10 Z71 R$ 278.400 2.8 diesel, com 200cv e 51kgfm 6 airbags, controle de tração e estabilidade, farol de neblina, rodas 18", santantônio, estribos, capota marítima, bancos em couro, multimídia de 7".
Ford Ranger XLS R$ 278.990 V6 3.0 a diesel, com 250cv e 61,1kgfm Rodas de 17", bancos em couro, multimídia de 10", 7 airbags, controle de estabilidade.
Nissan Frontier XE R$ 282.990 2.3 diesel biturbo, com 190cv e 45,9kgfm
Rodas de 17", faróis full LED, bancos em couro, chave presencial, banco do motorista com regulagem elétrica, 6 airbags, controle de tração e estabilidade, multimídia de 8", estribos.
VW Amarok Comfortline R$ 298.430 V6 3.0 a diesel, com, 258cv e 59,1kgfm Tração integral, controle estabilidade, faróis de neblina, frenagem automática pós-colisão, regulagem elétrica dos faróis.

 

Ficha técnica da RAM Rampage RT

Ram Rampage RT preta 2024
Versão RT só oferece a opção do motor 2.0 turbo a gasolina Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

MOTOR Dianteiro, quatro cilindros, com 1.995cm³ de cilindrada, turbo, a gasolina, que desenvolve potência de 272cv a 5.200rpm e torque máximo de 40,8kgfm a 3.000rpm
TRANSMISSÃO Tração 4x4 Auto e 4x4 reduzida com acionamento eletrônico, e câmbio automático de 9 marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS Dianteira, independente tipo McPherson; e traseira, independente, multlink / EM liga leve de 19 polegadas / 235/55 R19
DIREÇÃO Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva, diâmetro de giro, 12m
FREIOS Discos ventilados nas quatro todas, com ABS e ESC
CAPACIDADES Do tanque, 55 litros; de carga útil (passageiros mais bagagem), 750 quilos
DIMENSÕES Comprimento, 5,02m; largura, 1,88m; altura, 1,77m; entre-eixos, 2,99m
CAÇAMBA Capacidade volumétrica, 980 litros; comprimento com a tampa fechada, 1,05m; altura, 59cm; largura máxima, 1,38m; largura entre o vão das rodas, 1,05m
PESO 1.917 quilos
ÂNGULOS De entrada: 25 graus
De saída: 24,5 graus
De rampa: 23,1 graus
Vão livre do solo: 25,7cm
DESEMPENHO Velocidade máxima: 220 km/h
Aceleração até 100km/h: 6,9 segundos
CONSUMO
Cidade – 8 km/l
Estrada – 10 km/l

 

Equipamentos da RAM Rampage RT

Ram Rampage RT preta 2024
Rodas de 19 polegadas são pintadas em preto brilhante Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

DE SÉRIE Acendimento automático dos faróis; Ajuste elétrico de altura dos faróis; alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas; Android Auto e Apple CarPlay sem fio; antena Tubarão; apoia braço central e traseiro; ar-condicionado digital dual zone; badges cromados; banco elétrico do motorista; câmera de ré; capa do espelho retrovisor em preto brilhante; multimídia de 12,3"; chave telecomando; comutação automática do farol alto; controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go; controle eletrônico de estabilidade; desembaçador da janela traseira; escapamento duplo esportivo; estepe de uso emergencial; farol de neblina em LED com função Cornering; farol Full LED com projetor; freio a disco ventilados nas 4 rodas; freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold; controle eletrônico de descida; iluminação de caçamba; chave presencial; limitador de velocidade; luz de direção dinâmica; partida remota; protetor de cárter; quadro de instrumentos digital de 10,3"; carregador por indução; retrovisor interno eletrocrômico; retrovisores com rebatimento e ajustes elétricos; revestimentos em couro e suede; revestimento interno da caçamba; saídas de ar traseiras; sensor de chuva; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; alerta de saída de faixa; detecção de tráfego traseiro cruzado; monitoramento de ponto cegos; monitoramento de pressão dos pneus; sistema eletrônico de mitigação de rolagem da carroceira; assistente de partida em aclives; tampa traseira amortecida; volante com regulagem de altura e distância; 6 portas USB; airbags dianteiro, lateral dianteira, cortina (dianteiro e traseiro) e de joelho para motorista.
OPCIONAIS Pintura preto Diamond (R$ 2 mil); Pack Elite (R$ 6 mil), que traz banco com ajustes elétrico para o passageiro, sistema de som premium e luzes ambiente em LED.

Quanto custa a RAM Rampage RT?

A RAM Rampage RT tem preço sugerido de R$ 277.490. Com a pintura e os opcionais descritos, a unidade testada custa R$ 285.490.