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Na tomada

Citroën e-Jumpy: vale pagar R$ 130 mil a mais pela versão elétrica?

Versão elétrica do furgão médio tem preço sugerido de R$ 335 mil. Mas, ela tem predicados para tal?

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Visual dianteiro - grade e faróis - tenta agregar do DNA Citroën
Visual dianteiro - grade e faróis - tenta agregar do DNA Citroën Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press
NOTA DO VRUM:
8 Nota VRUM

 Sim, os carros elétricos tiveram um ano bastante expressivo no Brasil. Ainda não em volume expressivo, mas em lançamentos de novos modelos, 2023 foi um ano muito importante para esse segmento. E os comerciais leves pegam uma carona nessa investida. A Citroën já oferece no Brasil o e-Jumpy, versão 100% elétrica do seu furgão médio que é fabricada na França.

No visual, todo furgão tem cara de pão de forma. No esquema da Stellantis, que ainda oferece no nosso mercado os irmão gêmeos Peugeot Expert e Fiat Scudo, a diferenciação do Citroën e-Jumpy se dá basicamente por meio da grade.

Dimensões dão versatilidade ao furgão elétrico

O que é interessante nesse furgão médio é a versatilidade das dimensões, que foram pensadas para carregar o máximo de carga, mas sem restringir o acesso do veículo a lugares que não contam com muito espaço. Assim, o Citroën e-Jumpy tem 5,30 metros de comprimento, 1,92m de largura, 1,93m de altura e 3,27m de entre-eixos.

As medidas do compartimento de carga são de 2.86m de comprimento, 1,63m de largura e 1,39m de altura, obtendo um volume de 6,1m³. A largura mínima entre as caixas de roda é de 1,25m, o que permite carregar o baú com paletes. Essa versão elétrica carrega cerca de 1 tonelada, enquanto a Jumpy a diesel leva 1,5 tonelada. As portas traseiras do compartimento de carga são duplas, com abertura em 90 ou 180 graus, e ainda existe uma porta lateral deslizante à direita.

Por dentro da Citroën e-Jumpy 

Na cabine, o Citroën e-Jumpy carrega até três pessoas. No entanto, o passageiro central atrapalha o motorista a mexer no volante, além de deixar o interior bem apertado. O banco do motorista é separado, oferecendo ajustes (inclusive em altura), assim como o volante (altura e distância). O banco dos passageiros é uma espécie de baú, com espaço para guardar objetos. Aliás, todo espaço livre foi preenchido com porta-objetos.

Interessante é o freio de estacionamento ser elétrico no Citroën e-Jumpy, acionado por botão, enquanto alguns carros de passeio como o Toyota Corolla Cross e o novo Nissan Sentra usam um bem mais rústico, acionado pelo pé.

O sistema multimídia é um opcional, mas deveria ser de série. Não tanto pelo entretenimento, mas porque traz consigo uma câmera de ré, que supre parte da deficiência que o veículo tem de visibilidade traseira, já que o furgão não tem vidros traseiros. Na verdade a câmera traseira deveria ser item obrigatório.

Ao volante do furgão elétrico

Citroën e-Jumpy, versão elétrica do furgão
Motor elétrico é dianteiro, com 136cv de potência e 26,5kgfm de torque Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

O Citroën e-Jumpy pode ser dirigido com carteira B. O motor elétrico é dianteiro, com 136cv de potência e 26,5kgfm de torque. E, o grande trunfo aqui é que todo o torque está disponível de imediato, sem precisar subir rotações. Assim, o motor dá conta das quase 2 toneladas do veículo e mais 1 tonelada de carga, mas sem sobrar muito e sacrificando bastante a autonomia da bateria.

Além dos modos tradicionais (P, R e D), o seletor de câmbio tem a posição B, para ativar a regeneração de energia nas desacelerações. Também é possível ajustar o modo de direção: Eco, para poupar energia; Normal; ou Power, focado no desempenho.

Como o motor elétrico do Citroën e-Jumpy não emite ruído, é possível perceber o rangido de toda lata da carroceria do furgão amplificado pela enorme caixa acústica que é o baú vazio. Já o conforto da suspensão é bom para um veículo comercial e a direção tem pesos adequados para cada situação.

Na tomada

As baterias do Citroën e-Jumpy estão instaladas debaixo do assoalho, e não alteram o espaço interno quando comparado com uma versão convencional. Com 75 kWh, as baterias dão autonomia de 289 quilômetros ao furgão, de acordo com o ciclo do Inmetro.

A recarga é feita pela tomada, que, ligada a um sistema rápido, dura apenas 45 minutos (de 0 a 80%). Em um wallbox residencial, a recarga completa dura 7h30min.

Equipamentos

De mimos o Citroën e-Jumpy conta com ar-condicionado, vidros elétricos, retrovisores elétricos, sensores de estacionamento traseiro, airbags frontais, controle de estabilidade e assistente de partida em rampa. O preço sugerido é de R$ 334.990. O interessante é que o modelo foi lançado há dois anos por R$ 329.990, tendo ganhado um reajuste pequeno ao longo desse tempo.

Quando vale a pena optar pela versão elétrica?

Mas, vale a pena pagar R$ 335 mil pelo Citroën e-Jumpy? De um lado, é preciso considerar que o preço sugerido de um Jumpy Cargo a diesel é de R$ 205 mil, ou seja R$ 130 mil a menos. Mas, por outro lado, a versão elétrica pode fazer sentido para uma empresa que queira demonstrar seu compromisso com o meio ambiente. Outro ponto positivo é que o custo do quilômetro rodado elétrico é mais barato que o com diesel. E, de acordo com a própria Citroën, a manutenção da versão elétrica chega a ser 60% mais barata em relação a versão a combustão.

Ficha técnica – Citroën e-Jumpy

MOTOR
Elétrico, dianteiro, transversal, com 136cv de potência e 26,5kgfm de torque
TRANSMISSÃO
Ligação direta do motor ao diferencial, com tração dianteira
BATERIA
Tipo: íon-lítio
Capacidade: 75 kWh
RECARGA Conector: Type 2 e CCS2
Tempo de 0 a 80% (Recarga rápida, 100 kW): até 45 minutos
Tempo de 0 a 100% (Wallbox, 11 kW): até 7h30min
AUTONOMIA
Consumo PBEV
Urbano: 34,4 km/l (equivalente)
Rodoviário: 24,6 km/l (equivalente)
Autonomia: 289 km
PERFORMANCE
0 a 100 km/h: 11,9 s
Velocidade máxima: 130 km/h
PESO
Em ordem de marcha: 2.053 kg
Capacidade de carga: 1.002 kg
DIMENSÕES Comprimento: 5,30m
Largura: 1,92m
Altura: 1,93m
Entre eixos: 3,27m
Comprimento máximo do baú: 2,86m
Largura máxima do baú: 1,63m
Altura máxima do baú: 1,39m
Volume do baú: 6,1m³
FREIOS
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Disco ventilado
SUSPENSÕES

Dianteira: independente, McPherson com barra estabilizadora

Traseira: independente, com braços sobrepostos e barra estabilizadora

DIREÇÃO
Assistência: eletro-hidráulica
RODAS
 Medidas: 16” – aço, com calotas
Pneus: 215/65 R16

Equipamentos – Citroën e-Jumpy

DE SÉRIE
Retrovisores com regulagem elétrica; auxiliar de partida em rampa; controle de estabilidade; ar-condicionado; rodas em aço de 16"; indicador de fadiga; tomada 12V traseira; travamento seletivo zona de carga; retrovisores elétricos; banco do motorista com regulagem de altura; faróis dianteiros com DRL; vidros elétricos dianteiros; airbags frontais; porta traseira bipartida; porta lateral deslizante; piloto automático com limitador de velocidade; sensor de estacionamento traseiro; sensor de pressão dos pneus; regeneração de carga das baterias por desaceleração do veículo; cabo para recarga de emergência; compartimento térmico abaixo do banco do passageiro; faróis com acendimento automático; freio de estacionamento com acionamento por botão; sensor de chuva.
OPCIONAL
Sistema multimídia com câmera de ré