UAI

Volkswagen lançará último carro a combustão em 2025

Modelo que marcará o fim dos motores convencionais será o SUV compacto T-Roc

Publicidade
Volkswagen já planeja até lançar um polular elétrico: o ID.1, que  tem como base o carro-conceito ID.Life
Volkswagen já planeja até lançar um polular elétrico: o ID.1, que tem como base o carro-conceito ID.Life Foto: Volkswagen já planeja até lançar um polular elétrico: o ID.1, que tem como base o carro-conceito ID.Life

A Volkswagen realmente terá uma gama totalmente composta por carros elétricos na Europa. E já marcou data para lançar o último modelo com motor convencional, a combustão: será já em 2025. O veículo em questão será o SUV compacto T-Roc. Quem revelou essas informações foi ninguém menos do que Thomas Schäfer, CEO da multinacional, durante uma entrevista coletiva na Alemanha.

Porém, ainda há um consolo para os fãs de veículos a combustão: o T-Roc será o último modelo desse gênero com projeto completamente novo, mas, nos próximos anos, a Volkswagen ainda deve atualizar os carros já existentes com mecânica convencional. Isso significa que a atual gama chegará ao fim do ciclo de vida sem mudanças no tipo de propulsão.

Um dos modelos que deve passar por uma reestilização e manter mecânica a combustão por mais algum tempo é o Golf. O hatch médio receberá essas atualizações no ano que vem: a plástica deve marcar a chegada da linha 2025 ao mercado. Porém, até o fim desta década, o modelo abandonará definitivamente os motores a combustão.

A boa notícia é que o Golf não sairá de linha. A futura geração, a oitava em âmbito global, será lançada em 2028 ou em 2029, com mecânica totalmente elétrica. Ele utilizará a plataforma SSP, a mesma dos demais carros elétricos da Volkswagen, como os da gama I.D. De acordo com Schäfe, apesar das mudanças, o modelo manterá a identidade de design e o porte da safra atual.

E como ficam os carros da Volkswagen no Brasil?

Enquanto, na Europa, a Volkswagen está migrando definitivamente para os carros elétricos, no Brasil a situação é diferente. Por aqui, a marca alemã ainda não comercializa produtos desse tipo: o primeiro deles será o I.D4, cuja chegada ao mercado ainda está por ocorrer, no segundo semestre.

Vale lembrar que o mercado brasileiro receberá apenas uma pequena parcela dos investimentos bilionários que a multinacional alemã está fazendo em eletrificação. Por aqui, a Volkswagen vê o etanol, que pode ser utilizado em carros híbridos, como alternativa viável.

Brasil sem carros elétricos da Volkswagen? Assista ao vídeo e entenda o caso!

https://www.youtube.com/watch?v=1btAxEnefZY