UAI

Como um Volkswagen Gol se transformou na trave da Vila Belmiro

Para eternizar modelo que saiu de linha, unidade da versão Last Edition foi convertida em uma trave do estádio do Santos Futebol Clube

Publicidade
Esta trave era um caro de R$ 100 mil
Esta trave era um caro de R$ 100 mil Foto: Esta trave era um caro de R$ 100 mil

Em uma ação da despedida do Volkswagen Gol do mercado automotivo brasileiro, uma unidade da série especial Last Edition foi transformada em uma trave da Vila Belmiro, estádio do Santos Futebol Clube. Mas, como isso aconteceu?

Para começar, o Estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro,foi escolhido como palco de despedida do Volkswagen Gol porque o dono da Casa, o Santos Futebol Clube, foi o time com o maior número de gols na história mundial: nada menos que 12.869 gols, sendo 1.091 deles feitos pelo eterno Pelé.

De carro a... uma trave!

O começo da transformação do Volkswagen Gol em uma trave pode ser dolorido para quem gosta muito do modelo. Uma das 650 unidades da série especial Last Edition destinadas ao Brasil foi desmontada para virar uma trave. Talvez, a trave mais cara do mundo, já que o modelo tinha preço sugerido de R$ 95.990 e, após a entrega, o valor na revenda chegou a R$ 140 mil.

De qualquer forma, após o desmonte do veículo, algumas peças foram selecionadas e, posteriormente, derretidas em uma caldeira, a uma temperatura superior a 500ºC. Em seguida, esse metal que antes era um Volkswagen Gol foi usado para fabricar a nova trave da Vila Belmiro.

Trave virou atração no estádio do Santos FC

O antigo Volkswagen Gol fez sua estreia como trave (não era melhor ser um carro?) na partida entre Santos e Mirassol, válida pelo Campeonato Paulista. Ao menos a partida teve três gols, dois para o time da casa e um para o visitante.

Agora, o Memorial das Conquistas da Vila Belmiro terá uma novidade na visita monitorada. A nova trave, que antes era um Volkswagen Gol, tem um QR Code que leva ao vídeo de despedida do modelo. Confira o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=ix4B7Y2MG5k

Mas, o Volkswagen Gol merece tudo isso?

Merece! O Volkswagen Gol foi lançado em 1980, somando 42 anos de produção ininterrupta. Ao todo, foram mais de 8,5 milhões de unidades fabricadas, sendo que 1,5 milhão foram exportadas. O hatch compacto teve três gerações (de fato!), sendo considerado o modelo mais produzido, mais vendido no mercado nacional e mais exportado. Ele foi líder de vendas no Brasil durante 27 anos.

A ação foi desenvolvida pela AlmapBBDO e faz parte das iniciativas que marcam a despedida do Volkswagen Gol, incluindo uma partida contra o Novo Polo Track e o envio de sete Gols modelo 2014 para a Alemanha durante a última Copa do Mundo em revanche ao jogo que entrou para a história de Brasil x Alemanha.

“Nós, da Volkswagen do Brasil, abraçamos a ideia inédita de transformar o Gol em traves da Vila Belmiro deixando o modelo na história. O Volkswagen Gol é um ícone e inaugurou uma nova fase na indústria automobilística nacional. Assim como o futebol, o Gol é uma paixão, está nos corações dos brasileiros e merecia uma despedida à altura do seu sucesso”, afirma Livia Kinoshita, gerente executiva de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil.

Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!