Os integrantes da equipe Baja SAE da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) venceram o desafio estudantil SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge. A fase final da competição desafiou estudantes de engenharia de oito universidades brasileiras a produzir um veículo tipo Baja ou Fórmula movido a célula de hidrogênio.
Célula-combustível: porque o hidrogênio é tido como o combustível do futuro
“A ideia do desafio surgiu da visão de oferecer aos estudantes oportunidade de trabalhar com tecnologia de ponta ao lado de engenheiros experientes da indústria nacional e internacional”, aponta Monica Saraiva Panik, organizadora do desafio e mentora da Mobilidade a Hidrogênio da SAE Brasil.
Lançado em 2020 durante a pandemia, o SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge recebeu da canadense Ballard a doação da célula a combustível que alimenta o motor elétrico. O torneio começou de forma virtual, abriu etapas classificatórias e apresentou aos estudantes a nova tecnologia através de cursos à distância.
A conquista da equipe da Unicamp ocorreu no dia 14 de agosto, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba (SP). Esse foi o último dia da segunda fase do torneio, que foi realizada em formato presencial. A etapa avaliou qual veículo teve o melhor desempenho.
Confira todas as equipes participantes:
- Equipe H2 B'energy Racing - Centro Universitário Facens (Sorocaba-SP)
- Equipe TEC H2-Racing - Senai Cimatec (Salvador-BA)
- Equipe Cheetah E-Racing - Universidade Federal de Itajubá (Itajubá-MG)
- Equipe UFABC - Universidade Federal do ABC (Santo André-SP)
- Equipe FEI H2 - Centro Universitário da FEI (São Bernardo do Campo-SP)
- Equipe UNICAMP Baja SAE - Universidade Estadual de Campinas (Campinas-SP)
- Equipe Mauá Racing - Instituto Mauá de Tecnologia (São Caetano do Sul-SP)
- Equipe Minerva Baja - Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro-RJ)
Produção do baja da Unicamp tinha o nome de Projeto Júpiter
Com atmosfera composta por 86% de hidrogênio, o planeta Júpiter deu nome ao grupo de produção do baja da Unicamp. Os alunos tiveram que realizar um financiamento coletivo e arrecadaram mais de R$ 25 mil para a construção do veículo. Posteriormente, passaram por semanas de cursos e realizaram diversos testes.
O baja é um veículo fora de estrada com quatro rodas e que transporta apenas uma pessoa (o piloto). Diferentemente de um 4x4, o carro possui apenas tração traseira e é de competição, o que exige preparo maior que de certos carros convencionais.
Como premiação do desafio, a equipe da Unicamp Baja SAE recebeu a célula a combustível desenvolvida e fabricada pela Ballard Power Systems. De acordo com os integrantes da equipe, a Fuel Cell alimentada por hidrogênio é o cérebro do sistema de potência.
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“Na célula, com a reação reversa a eletrólise da água é possível gerar a corrente elétrica necessária para alimentar o motor do veículo. Desta forma, ao contrário dos carros a combustão interna, que emitem diversos gases poluentes, o único subproduto da reação na célula é H2O. O baja terá todas as vantagens de um veículo elétrico convencional, entretanto, poderá ser abastecido em apenas 15 minutos realizando a troca do cilindro, enquanto nos demais o tempo de recarga da bateria pode chegar a oito horas”, dizem os estudantes.