Internacional

Toyota Yaris de nova geração tem teaser revelado

Com lançamento marcado para o próximo mês na Tailândia, modelo terá nova plataforma e carroceria ao estilo fastback

Publicidade
teaser do novo Toyota Yaris mostrando a dianteira
Modelo ganhou linhas mais retas e agressivas Foto: Toyota/Divulgação

A Toyota divulgou um teaser do Toyota Yaris de nova geração. As imagens mostram apenas detalhes e silhuetas da carroceria: o fabricante só revelará o veículo por completo durante a apresentação global, que ocorrerá no dia 9 de agosto. As imagens indicam que o modelo ganhará uma carroceria com estilo fastback, enquanto a atual safra traz configurações hatch e sedan, com perfis distintos.

Completamente reprojetado, o Toyota Yaris é novo até na plataforma: no lugar da base EFC utilizada atualmente, entra a plataforma DNGA. Trata-se de uma variante simplificada da TNGA aplicada ao Corolla sedan e também à configuração Cross e ao RAV4. Desse modo, espera-se que o modelo cresça tanto por fora quanto por dentro.

Pelo pouco que as imagens revelam, é possível notar que o novo Toyota Yaris terá luzes de LEDs nos faróis e nas lanternas. Por dentro, o painel adotou um estilo mais clean, com linhas horizontais. Ali, o destaque é a tela da central multimídia, que é do tipo flutuante e fica em posição de destaque.

Na Ásia, de acordo com a imprensa local, o novo Toyota Yaris terá um motor 1.2 turbo com injeção direta de combustível. Também será oferecida uma versão híbrida, que conjugará um propulsor 1.5 a outro elétrico. É esperada ainda uma variante esportiva GR, com mecânica desconhecida até o presente momento.

Novo Toyota Yaris virá para o Brasil?

Ainda é cedo para responder a essa pergunta. Por enquanto, não há qualquer tipo de indício sobre a vinda do modelo ao país. Vale lembrar que o Toyota Yaris nacional acabou de passar por uma reestilização. Desse modo, se realmente vier, a nova geração ainda deve demorar pelo menos dois anos.

Vale lembrar que o Toyota Yaris brasileiro é baseado no similar tailandês da antiga geração. Desse modo, a tendência é que atualizações adotadas por lá sejam aplicadas também por aqui. Ao menos até o presente momento, o fabricante adota diferentes projetos ao redor do mundo: o modelo asiático era distinto do europeu, que, por sua vez, também não era igual ao norte-americano.

Enquanto o novo Toyota Yaris não vem, a concorrência oferece produtos renovados: a Honda lançou há pouco a terceira safra do City, que trouxe uma inédita configuração hatch, assim como a Nissan, que também já comercializa a segunda geração do Versa.

Assista a avaliação em vídeo do novo Honda City, concorrente direto do Toyota Yaris: