Um novo estudo sobre mobilidade e urbanismo foi publicado pelo Toyota Frontier Research Center, laboratório de pesquisas da Toyota. Nele, é proposto um novo tipo de meio-fio capaz de conduzir energia, o que incentivaria o uso de carros elétricos e, de modo geral, beneficiaria os centros urbanos.
De olho na popularização dos carros elétricos e autônomos, o novo meio-fio proposto é oco, capaz de abrigar fios de energia. Isso, de acordo com os idealizadores do produto, facilita com que gestores públicos instalem estações de carregamento de veículos elétricos pelas ruas, além de pontos sem-fio 5G - essenciais para a direção automatizada.
Com vários eletropostos e pontos de comunicação espalhados pelas ruas, a iniciativa visa facilitar a vida de quem dirige, otimizar o trânsito e ampliar o uso de veículos elétricos e autônomos. Especula-se ainda que os meio-fios poderiam carregar, sem fio, os veículos elétricos, por meio de indução magnética.
Segundo o líder do projeto, Hiroyuki Nakatani, os meio-fios energizados significariam o fim dos postes de energia, uma vez que os fios transmitidos estariam todos no chão. Sem os postes, os problemas com acidentes iriam diminuir, e o planejamento urbano seria beneficiado com a ampliação do espaço das ruas e calçadas.
Toyota realizou testes de segurança com o novo meio-fio
O meio-fio inteligente passou por diversos testes de impacto e peso para analisar se seriam resistentes às adversidades do cotidiano urbano. Entre eles, um dos testes foi de subida e descida de veículos, como se estivessem estacionados. Outro foi uma simulação de acidente e, por último, caminhões de serviço subiram no projeto de meio fio para verificar a resistência da peça.
Uma das empresas participantes da pesquisa é a Toyota T&S Construction Co, que traz uma história interessante relacionada ao concreto. Criada após o fim da Segunda Guerra Mundial, ela tinha como objetivo a criação de casas de concreto que não queimassem - fruto do trauma pós-guerra. Com o tempo, a empresa virou especialista em concretos pré-moldados.
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!