Lembra-se do escândalo que ficou conhecido como Dieselgate? O caso teve a Volkswagen como protagonista, mas envolveu também outros fabricantes: grosso modo, os veículos movidos a diesel produzidos por essas empresas emitiam gases poluentes em níveis até 40 vezes mais elevados que os permitidos por lei. Agora, veio à tona no Japão uma fraude semelhante, envolvendo a Toyota.
O problema envolve a marca Hino Motors, que é controlada pela Toyota Global Corporation desde 2001 e produz caminhões, ônibus e modelos comerciais. Testes realizados pelo Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão indicaram irregularidades nos níveis de poluentes emitidos por veículos desse fabricante.
Ao contrário da Volkswagen, que desenvolveu junto a fornecedores uma central eletrônica calibrada para burlar os testes de emissões, a Hino Motors se utilizou de um esquema mais simples: certificou os produtos com base em apenas um tipo de aferição. O caso é que o protocolo vigente no país determina a realização de vários ensaios, em diferentes condições. Nesse ciclo completo de testes, os veículos não conseguem cumprir a legislação.
O problema envolve cerca de 640 mil veículos veículos, produzidos desde 2003. Inicialmente, as informações indicavam que apenas caminhões pesados da marca estavam envolvidos na fraude. Entretanto, novas evidências revelaram que o modelo leve Dutro também desrespeita a legislação. A empresa suspendeu temporariamente as vendas desse produto.
O caso provocou uma enorme repercussão negativa, a ponto que Akio Toyoda, presidente da multinacional, vir a público para pedir desculpas. O executivo declarou:
"Como empresa-mãe e acionista da Hino Motors Ltd., estamos extremamente desapontados"
Akio Toyoda, presidente da Toyota Global Corporation
Hino Motors opera com a Toyota na Argentina
A Hino Motors é uma ilustre desconhecida no Brasil, mas mantém operações na Argentina. A empresa chegou ao país vizinho em 2015, pelas mãos de um importador. Neste ano, porém, a Toyota assumiu as operações locais, que contam atualmente com uma rede de cinco concessionárias. Na terra natal, a empresa está em atividade há mais de 80 anos.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre o escândalo: