UAI

Motorista desatento dá ré e destrói os banheiros mais antigos do Japão

Pertencente a um histórico templo japonês, os banheiros foram danificados por um Toyota típico do Japão

Publicidade
A porta foi completamente destruída e as paredes dos banheiros sofreram danos também
A porta foi completamente destruída e as paredes dos banheiros sofreram danos também Foto: A porta foi completamente destruída e as paredes dos banheiros sofreram danos também

Um funcionário responsável pela preservação patrimonial danificou, acidentalmente, os banheiros do Tofuku-ji, um histórico Templo Budista em Kyoto, ao acelerar o seu Toyota WiLL Vi, que, sem ele saber, estava em marcha ré.  

O templo foi construído no início do período Muromachi (entre 1333-1568), abrigando as termas e os banheiros considerados mais antigos do país. Datados do século 15, eles deram ao local o título de importante patrimônio cultural.

O acidente aconteceu por volta das 9h30 do dia 17 de outubro. Na ocasião, o funcionário não identificado, que pertencia a Associação de Kyoto para a Preservação das Culturas Antigas, visitou o local a trabalho, provavelmente a título de inspeção do templo.

https://twitter.com/Mulboyne/status/1581920355698212869?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1581920355698212869%7Ctwgr%5E3378a72fdb09c94e8cd81ebb4b4cffaead58320a%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.thedrive.com%2Fnews%2Fsomeone-crashed-into-japans-oldest-toilets-in-a-weird-jdm-car

O Toyota WiLL Vi

O Toyota responsável por destruir os banheiros mais antigos do Japão era um WiLL Vi, um dos modelos peculiares e típicos do Japão exclusivamente.

Ele é baseado no Toyota Yaris de primeira geração, possuindo aquelas carrocerias com design retrô que estavam na moda na época.

Ao entrar no Toyota, o homem pisou no acelerado sem perceber que o carro estava em marcha ré. O resultado foi o veículo atravessando a porta dos banheiros.

Um grande trabalho de restauração será exigido nos banheiros

A porta de madeira original, que dá acesso aos banheiros, foi totalmente danificada. A paredes internas também sofreram danos, mas de menor monta. As latrinas - buracos no chão destinados à excreção de urina e fezes - ficaram intactas, no entanto.

De qualquer maneira, um oficial da polícia de Kyoto, em declaração à AFP, afirmou que um grande trabalho de restauração será necessário para a recuperação do local.

Os banheiros eram usados por monges budistas como parte de seus treinamentos ascéticos, mas não são mais utilizados hoje em dia.

https://www.youtube.com/watch?v=ibVW6FdUrAs