Do virtual para o real

Team Fordzilla P1: criação digital ganha vida na forma de um supercarro

Novo protótipo de carro de corrida da Ford é a expressão do mundo digital no universo automotivo

Imagem do jogo GRID Legends com o Team Fordzilla P1, com design esportivo e cores prata e vermelha, em pista de corrida.
Supercarro da Ford desafia fronteira entre os mundos digital e real Fotos: Ford/Divulgação

A Ford anunciou seu novo invento: o Team Fordzilla P1 (TFZ-P1). O supercarro nasceu como uma criação digital, sendo concebido, primeiramente, para um game, o GRID Legends. Logo depois, ele evoluiu para tamanhos reais, se tornando o novo protótipo da marca, o qual funciona, também, como um simulador de corridas.

Ele foi apresentado, pela primeira vez, no Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, que aconteceu dos dias 23 a 25 de junho.

O TFZ-P1 se tornou, então, um exemplo de como as realidades digitais e concretas estão cada vez mais interligadas, principalmente no segmento automotivo. Ele foi idealizado a partir de diversas ferramentas de animação e 3D. Isso justifica como o design dos veículos, atualmente, tem grandes inspirações no universo dos games.

Segundo Boris Ferko, gerente de design da Ford Europa, o Team Fordzilla P1 é apenas o início desse processo de diálogo entre o mundo digital e o real dentro das engenharias da Ford. 

“Com essa primeira temporada do projeto TFZ-P1 estamos apenas arranhando a superfície do que é possível e vamos continuar tornando cada vez mais fluidas as fronteiras entre o mundo digital e a realidade”, pontua o gerente.

Leia mais novidades sobre a Ford no portal do VRUM!

Como surgiu o Team Fordzilla P1

A história do Team Fordzilla P1 começou em março de 2020. Naquele mês, a Ford convidou gamers para participar da criação de um novo carro de corrida virtual.

Os gamers deveriam votar nas suas configurações preferidas de design, bancos, posição do motor e cockpit, entre outras. Cerca de 250 mil jogadores participaram da iniciativa, dando variadas sugestões, usadas pelos designers tradicionais da Ford na criação de seus projetos

Ao final, o exterior desenhado por Arturo Ariño e o interior de Robert Engelmann foram os escolhidos pela equipe da Ford. Três meses depois, um modelo em escala real do veículo foi revelado na feira Gamescom de 2020.

A partir daí, o TFZ-P1 evoluiu para um simulador de corridas e, depois, para uma plataforma de transmissão ao vivo, com vários acabamentos diferentes que incluíram uma tinta laranja reflexiva experimental.

Na versão digital utilizada no game GRID Legends, o supercarro tem potência de mais de 1.000cv e velocidade máxima de 350km/h. Além disso, ele pode ser pilotado na categoria Trackday Hypercars. O jogo, lançado pela Codemasters e Electronic Arts, roda no Xbox, PlayStation e computador.

Confira o último teste do VRUM com um veículo Ford:

Acompanhe o VRUM no Youtube!