Antigamente, nos Estados Unidos, um dos passatempos favoritos dos fazendeiros era confrontar as capacidades de seus cavalos. Com o surgimento de novas tecnologias, os animais logo foram substituídos pelos tratores. Agora, a moda é outra: competição de reboque de trator.
Um, dois, quatro, seis e até uma dúzia de motores podem ser adicionados aleatoriamente com o objetivo de arrastar o peso máximo até a linha de chegada.
Alguns criadores recorrem às turbinas a gás Klimov TV3-117, usados em helicópteros e motores marítimos.
Em algumas categorias existentes, os tratores são modificados para queimar diesel ou álcool. O objetivo das competições é que apenas os tratores mais potentes e os condutores de tratores mais habilidosos possam chegar ao final da pista.
Além de ser febre nos EUA, a modalidade é disputada em outros países, como Suécia, Luxemburgo, Dinamarca, Holanda, Austrália e Nova Zelândia.
As principais categorias de reboque estabelecidas por um comitê europeu são:
- Super Stock: Tratores com potência máxima de 6.000cv e 551kgfm de torque, ou 5.000cv e 826,5kgfm de torque para motores a metanol ou diesel, respectivamente. Máximo de quatro turbos. Eles são subdivididos em leves e pesados, dependendo do peso máximo (2.800kg ou 3.740kg).
- Pro Stock: Tratores turbo diesel simples com um máximo de 11.000cm³, 3.700cv e 765,3kgfm de torque.
- Minimodificado: Tratores criados expressamente para receber motores V8 a etanol ou metanol naturalmente aspirados, com no máximo 9.420cm³ e um único turbo para potências de até 2.500cv. Seu peso é de apenas 930kg e ele parece realmente ridículo.
Dinamarca: Slædehunden
O reboque 'Slædehunden' dominou entre 2011 e 2015 no país nórdico com uma combinação estranha. De um lado, tinha dois enormes motores a diesel V12 Transmash de 38,88 litros usados ??em tanques russos, e do outro havia um motor HEMI V8 na parte central associado a quatro enormes turbos Holset HC5A. O resultado: até 4.000cv de potência... e uma nuvem de fumaça aterrorizante.