UAI

Rally dos Sertões 2022 começa neste sábado (27)

Maior rally do mundo comemora sua 30ª edição com foco na sustentabilidade e tecnologia de monitoramento

Publicidade
Em 2022, há 308 veículos inscritos
Em 2022, há 308 veículos inscritos Foto: Em 2022, há 308 veículos inscritos

O Rally dos Sertões chega à sua 30ª edição inaugurando o maior percurso do mundo. No total, serão 7.216 quilômetros rodados, sendo 4.811 deles cronometrados – configurando um recorde mundial. A previsão é que a competição dure 15 dias e passe por oito estados: Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará.

O evento começa neste sábado (27), com largada em Foz do Iguaçu (PR), e vai até 10 de setembro. A linha de chegada ficará na cidade de Salinópolis, no Pará. Nesta edição, os principais atrativos são os carros com emissão zero de carbono e a tecnologia de monitoramento dos veículos.

Emissão Zero

Seguindo tendência de movimento mundial de preservação do meio ambiente, a organização do Rally dos Sertões 2022 assumiu o compromisso de neutralizar toda a emissão de gás carbônico na atmosfera feita pelos veículos participantes.

Os créditos de carbono serão revertidos para projetos ambientais. Na parte técnica, a organização anunciou um plano de metas escalonado até 2025, visando substituir os combustíveis fósseis.

Rally dos Sertões
Prova passa por oito estados brasileiros e promete muita aventura off-road

Rally também terá monitoramento em tempo real

A plataforma inteligente da Smart Driving Labs (SDL) será capaz de monitorar, em tempo real, dados como o número de freadas, a velocidade média e eventuais problemas técnicos do veículo. Com posse dessas informações em mãos, os organizadores do Rally dos Sertões poderão identificar possíveis incidentes e reduzir os custos de operação.

A frota de colaboradores é grande: aproximadamente 70 picapes Mitsubishi L200 Triton, cedidos pela montadora à organização do Rally, que farão o monitoramento de todo o percurso.

Prêmio Smart Driver

Para incentivar a condução mais segura, a Smart Driving Labs premiará os melhores motoristas do percurso. Ao todo, serão distribuídos R$ 30 mil entre os condutores que tiverem a melhor pontuação de condução.

A escolha dos ganhadores será feita a partir dos dados obtidos ao longo do trajeto. Assim, algumas métricas avaliadas serão:

  • uso do cinto de segurança
  • freadas bruscas
  • aceleração
  • quantidade de incidentes identificados pela força G proveniente do acelerômetro
  • métricas de engajamento positivo nas redes sociais

https://www.youtube.com/watch?v=chovKSbFN8I

Você conhece o canal do Vrum no Youtube? Clique aqui e assista já