UAI

Radar para detectar veículos barulhentos? Tecnologia já está sendo testada em Curitiba

Futuramente, a tecnologia poderá possibilitar a aplicação de multas a motoristas que não respeitem o limite de som permitido

Publicidade
Dependendo da jurisdição, as multas podem ser aplicadas pelo Detran-SP
Dependendo da jurisdição, as multas podem ser aplicadas pelo Detran-SP Foto: Dependendo da jurisdição, as multas podem ser aplicadas pelo Detran-SP

Como parte do Setembro da Mobilidade, campanha voltada para a mobilização de esforços em prol do pedestre e da adoção de tecnologias limpas de transporte, a prefeitura de Curitiba iniciou testes com um radar que detecta veículos barulhentos. 

A tecnologia tem o propósito de reduzir o barulho nas ruas, proporcionando um ambiente mais agradável e sossegado.

“O monitor de ruídos é mais uma tecnologia da cidade inteligente que vem para melhorar a qualidade de vida dos curitibanos”.

Rafael Greca, prefeito de Curitiba.

Além disso, segundo a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella, a iniciativa é uma resposta às solicitações encaminhadas pela população que reclama do barulho provocado por carros e motos e às demandas da Câmara de Vereadores.

O equipamento foi desenvolvido pela empresa Perkons e pela Setran (Superintendência de Trânsito) e funciona como um monitor de ruídos, principalmente para sistemas de escapamento de veículos. 

Imagem do radar instalado em poste.
O detector de ruídos capta imagens e áudios de veículos que estejam emitindo som acima do permitido

O radar recolhe imagens e áudios

O radar foi instalado na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Turumã, junto a um medidor de velocidade.

O detector de ruídos, de forma automática, capta imagens e áudios de veículos que estejam emitindo som acima do permitido.

“Com base nas informações de perfil comportamental destes motoristas, vamos conseguir identificar o horário de maior incidência e o tipo de veículo para que possamos atuar com blitz educativas e também com a fiscalização”.

Rosangela Battistella.

Tecnologia ainda não pode aplicar multas

Como ainda se encontra em fase de testes, o radar não pode ser utilizado em prol de autos de infrações. Para isso, ele ainda precisará passar, antes, pela homologação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e pela regulamentação de órgãos como o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

https://www.youtube.com/watch?v=HW8udGiVZw8