UAI

Vídeo: Porco passeia de motocicleta em Minas Gerais

Transportar animais dessa forma pode dar multa grave, segundo o CTB

Publicidade
Vídeo flagra porco sendo transportado de forma irregular em trecho da Fernão Dias próximo a Itaguara, MG
Vídeo flagra porco sendo transportado de forma irregular em trecho da Fernão Dias próximo a Itaguara, MG Foto: Vídeo flagra porco sendo transportado de forma irregular em trecho da Fernão Dias próximo a Itaguara, MG

Uma pessoa foi flagrada transportando um porco numa motocicleta em vídeo que viralizou nas redes sociais. O caso ocorreu na altura do quilômetro 563 da BR-381, na Grande BH, em Minas Gerais.

Nas imagens, um porco de grande porte é equilibrado com ajuda das pernas do condutor. As cenas mostram que o animal está vivo, abana o rabo e apresenta certa tranquilidade. Assista ao vídeo:

https://dai.ly/x8iwkjt

A situação é grave e expõe todos da via a severos riscos de segurança, seja o motociclista, outros motoristas, passageiros dos veículos e, principalmente, o animal envolvido. Por isso, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe este tipo de transporte.

CTB proíbe transporte de animais em motocicleta

O artigo 235 do CTB aponta que "conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados", é uma conduta considerada irregular.

Infração de natureza grave, a prática deixa o motociclista sujeito à multa de R$ 195,23 e retenção do veículo para transbordo da carga como medida administrativa. Além disso, resulta no acúmulo de cinco pontos na carteira de motorista.

Porco é transportado em motocicleta sem nenhuma proteção
Transportar animais nestas condições é um grande risco a todos

Transportar animal na motocicleta é proibido pela lei, mas no carro é diferente. É preciso observar alguns detalhes para transportar o pet no automóvel, seja cachorro, gato ou outro tipo de animal.

A princípio, o CTB não permite transportar os animais no colo de um dos ocupantes do veículo, nem no porta-malas ou nas caçambas da picapes.

Existem equipamentos adequados para levar o pet no carro. Você pode optar pela caixa de transporte, daquelas de plástico com tela e portinhola, ou até mesmo uma cadeirinha adequada, dependendo do porte do seu animal. Uma capa protetora de material impermeável também é importante para forrar o banco onde o pet será colocado.

Outra providência importante para acomodar o pet no carro é conferir se o cinto de segurança tradicional será suficiente para prendê-lo ou se haverá necessidade de um extensor. Existem opções de cintos de segurança especiais feitos para os pets, que garantem que o animal não será arremessado em caso de uma frenagem brusca ou até mesmo e um acidente.

https://youtu.be/f1oytYyerj8

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas