UAI

Novo Honda Civic Type R já desembarcou no Brasil

Esportivo tem lançamento previsto para os próximos meses

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Esportivo será lançado nos próximos meses
Esportivo será lançado nos próximos meses Foto: Esportivo será lançado nos próximos meses

A Honda não nega que a versão esportiva Type R do Civic será vendida no Brasil nos próximos meses. A marca japonesa, porém, permaneceu quietinha quando as primeiras unidades do modelo desembarcaram no país, mais precisamente no porto de Vitória (ES), nesta semana. Mas nem por isso a chegada passou despercebida, já que testemunhas flagraram os veículos e fizeram postagens em redes sociais.

Os registros indicam que o lançamento realmente está próximo, mas o caso é que a Honda ainda não marcou a data de apresentação do Civic Type R à imprensa. Dados técnicos também estão sob sigilo, inclusive os números de potência e torque do motor 2.0 turbo: no Japão, ele rende 330cv e 42,8kgfm. Já o câmbio é manual de seis marchas, e a tração, dianteira.

O que o flagra permite antever é que a novidade terá opções de cores chamativas, como convém a um esportivo. As imagens revelam veículos em tons berrantes de vermelho e azul, além dos mais discretos preto e branco. No mais, cabe destacar que essa versão tem carroceria hatch, diferente do sedan com propulsão híbrida que chegou recentemente ao país.

https://youtu.be/wvInU3bJT1s

A Honda tem tradição em comercializar versões esportivas do Civic no Brasil, mas nunca havia trazido a Type R, que é a mais poderosa da gama. Até então, a opção que esteve disponível no Brasil foi a Si, que tem proposta mais acessível (e menos performática). Consequentemente, o preço do modelo será bastante elevado: não deve ficar abaixo da casa dos R$400 mil.

Vale lembrar que o Honda Civic Type R acaba de se tornar recordista no autódromo de Nürburgring, na Alemanha. Ele cravou o tempo de volta de 7 minutos e 44,881 segundos, o melhor já feito por um carro de tração dianteira no circuito.

Honda Civic Type R não vai reinar sozinho

Se, anteriormente, as versões Si do Honda Civic rivalizavam com o Golf GTI no Brasil, a Type R terá como alvo outro esportivo japonês. No caso, o concorrente será o Corolla GR, que também chegará ao país neste ano.

O modelo, que marca a entrada da Toyota nesse segmento, tem motor ligeiramente menos potente. São  304cv e 37,4kgfm, gerados por um motor 1.6 turbo de apenas três cilindros. O Corolla GR também tem câmbio manual, mas se diferencia pela tração integral.