UAI

Netflix grava série sobre Ayrton Senna... Na Argentina

Autódromos de Buenos Aires e de Balcarce sediam as filmagens da obra, que estreará em 2024

Publicidade
Em 2024, morte de Ayrton Senna completará 30 anos
Em 2024, morte de Ayrton Senna completará 30 anos Foto: Em 2024, morte de Ayrton Senna completará 30 anos

No último mês de março, a Netflix anunciou a produção de uma série sobre Ayrton Senna. A obra, que tem o ator Gabriel Leone no papel do piloto brasileiro, está prevista para estrear em 2024. Assim, as gravações já começaram, mas, curiosamente, estão acontecendo na... Argentina, mais precisamente nos autódromos Oscar Alfredo Gálvez, em Buenos Aires, e Juan Manuel Fangio, em Balcarce.

Os veículos utilizados nas gravações também foram fabricados na Argentina. O preparador e construtor local de automóveis artesanais Tulio Crespi fez réplicas de bólidos da Fórmula 1 que Ayrton Senna dirigiu nos anos 80 e 90, de equipes como Toleman, Lotus e Williams. Os lendários MP4/4 de 1988 (com nomes do piloto brasileiro e do francês Alain Prost) também foram recriados para a série.

O paradoxo é que Ayrton Senna nunca disputou uma corrida de Fórmula 1 na Argentina. Porém, vale destacar que o tricampeão viajou várias vezes ao país vizinho para visitar Juan Manuel Fangio: os dois tinham uma relação de amizade e admiração e, não por acaso, o brasileiro tem muitos fãs por lá, além de uma curva em formato de "S" no autódromo de Buenos Aires.

Como será a nova série da Netflix sobre Ayrton Senna?

Batizada simplesmente de Senna, a nova série é, de acordo com a Netflix, ficcional, mas baseada em fatos reais. Os seis episódios mostrarão a trajetória do piloto entre o início da década de 80, quando ele se mudou para a Inglaterra para disputar a Fórmula Ford, até o trágico acidente em Ímola, na Itália, em 1994. A obra tem produção da Gullane e direção de Vicente Amorim e Julia Rezende. 

A produção e o roteiro contam com a participação de Viviane Senna, irmã de Ayrton. A obra promete mostrar não apenas a trajetória vitoriosa nas pistas, mas ainda traços da personalidade e algumas das relações pessoais do tricampeão. Além da Argentina, o Brasil também está sediando gravações da nova série da Netflix.