Haja combustível!

Motor de 16 cilindros? Pois a GM pensou em usá-lo em carros de luxo

Unidade equiparia veículos da marca Cadillac

suv cadillac escalade vermelho de frente em estrada
Motor de 16 cilindros iria mover o Cadillac Escalade Suv Cadillac Escalade vermelho, visto de de frente, rodando em estrada montanhosa

Nos dias atuais, ao menos no mercado brasileiro, motores de seis e de oito cilindros já soam como extravagância. Afinal, a maioria dos veículos à vende no país dispõe de unidades de três ou, no máximo, de quatro cilindros. O que dizer, então, sobre um propulsor com nada menos que 16 cilindros? Pois saiba que a GM, detentora da marca Chevrolet, pensou em criar uma mecânica assim.

Quem revelou essa informação foi David Schiavone, gerente de produto da marca Cadillac, que é especializada em carros de luxo e também integra a GM. Recentemente, durante uma entrevista ao site GM Authority, ele afirmou que teria conversado com a equipe da empresa sobre o desenvolvimento de um motor de 16 cilindros em V para a nova geração do SUV Escalade.

Para quem não sabe, o Escalade é um modelo enorme e luxuoso: a atual geração tem quase 5,4 m de comprimento e cerca de 2,5 toneladas de peso. Naturalmente, o SUV empresa motores enormes para empurrar toda essa massa corporal, entre os quais um 6.2 V8 de 425 cv.

A Cadillac, inclusive, acabou de apresentar o Escalade 2023, que tem como opção uma versão sobrealimentada do 6.2 V8: o resultado são 690 cv de potência. É justamente essa atual safra que poderia utilizar a tal unidade de 12 cilindros, mas a GM acabou abandonando essa ideia. A estimativa é que, se o projeto tivesse recebido sinal verde, poderia ultrapassar a marca dos 1.000 cv!

Motor de 16 cilindros pertente ao passado

Por mais que o projeto de um motor de 16 cilindros mexa com a cabeça dos entusiastas, a verdade é que esse tipo de projeto é inviável nos dias atuais. Afinal, a indústria automobilística mundial tem caminhado a passos largos para a eletrificação total. Ademais, enquanto isso não ocorre, já é possível extrair grandes números de potência e toque de unidades bem menores, graças ao uso de turbocompressores.

Atualmente, há apenas um automóvel com motor de 16 cilindros ainda em produção: o Bugatti Chiron Super Sport, que emprega um 8.0 W16 de 1.600 cv! Além de deter o título de automóvel mais potente do mundo, o hipercarro é também o mais veloz, com uma velocidade máxima de 400 km/h!

Ao longo da história, poucos veículos utilizaram motores de 16 cilindros. Porém, alguns deles são justamente da marca Cadillac: a empresa produziu unidades V16 entre 1930 e 1940. Depois disso, entretanto, a fabricante nunca mais investiu em projetos do gênero.

Assista ao vídeo com um Cadillac antigo, do ano de 1931, equipado com motor de 12 cilindros: