Metrô, trens e ônibus que circulam na região metropolitana de São Paulo também terão gratuidade para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O decreto foi assinado nessa quinta-feira (2) pelo governador Tarcísio de Freitas e vale para os dias 5 e 12 de novembro, quando serão realizadas as provas.
A prefeitura já havia anunciado medida semelhante para os ônibus. Nesse caso, durante os dois dias das provas do Enem, os usuários não devem passar pela catraca, fazendo o embarque e desembarque pela mesma porta.
A medida abrange os serviços de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) nas regiões metropolitanas e de trens do Metrô, CPTM, ViaQuatro e Via Mobilidade na capital e Grande São Paulo. A gratuidade vale entre 9h e 21h nos dois dias de provas.
Fluxo será avaliado durante o primeiro dia do Enem
O governo estadual informou ainda que o fluxo de passageiros será avaliado ao longo do dia para verificar a necessidade de reforço perto dos horários de início e encerramento das provas.
Já a prefeitura de São Paulo informou que a SPTrans - empresa que administra o transporte por ônibus na capital paulista - vai reforçar a frota de algumas linhas que operam em trajetos que atendem locais de prova e que têm grande movimentação de estudantes.
Ao todo, 590.770 pessoas estão inscritas no Enem 2023 somente na cidade de São Paulo. Esse número representa cerca de 15% dos mais de 3,9 milhões de estudantes inscritos em todo o Brasil.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!