Você já ouviu falar na NamX? Não? Então saiba que se trata de uma startup localizada no Marrocos, que anunciou a intenção de entrar no mercado de automóveis com a marca Neo Motors. A empresa planeja produzir um carro elétrico alimentado por célula de hidrogênio, tecnologia que, por si só, não constitui grande novidade. O diferencial do projeto está no mecanismo de recarga.
Primeiramente, cabe destacar que o carro elétrico alimentado por célula de hidrogênio tem grandes vantagem teóricas em relação aos similares convencionais. Isso, porque ele não depende de longos períodos de recarga na tomada, já que dispensa as pesadas e caras baterias. Mas há um problema: o hidrogênio, que serve para gerar eletricidade por meio de reações químicas, é extremamente volátil.
Pois a NamX promete contornar esse desafio com um sistema de recarga se assemelha às... Cafeteiras que funcionam com cápsulas! O projeto prevê uma espécie de "reabastecimento" com seis cápsulas intercambiáveis de hidrogênio, ??que podem ser recarregadas em cerca de quatro minutos. Além disso, tal sistema, segundo a empresa, permite uma autonomia de nada menos que 800 quilômetros.
A criação da empresa marroquina já tem até nome: HUV, sigla para Hydrogen Utility Vehicle. O modelo tem design assinado pelo famoso estúdio Pininfarina e, inclusive, estreou mundialmente, na forma de conceito, na última edição do Salão do Automóvel de Paris, em 2022. A NamX, aliás, já está até negociando o carro elétrico, em esquema de pré-venda.
Infraestrutura é desafio para o carro elétrico a hidrogênio
Há, no entanto, uma "pequena" pedra no caminho do HUV: o fabricante ainda não explicou em detalhes como conseguirá estabelecer uma rede de recarga das tais cápsulas de hidrogênio até 2026, ano no qual as entregas do modelo estão previstas para começar. No fim das contas, o desafio continua sendo a capacidade de distribuir esse elemento em larga escala para abastecer os veículos.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!