Ontem foi comemorado o Dia Internacional dos Museus. Pensando nisso, o VRUM preparou uma lista dos 10 principais museus de automóveis do mundo que são paradas obrigatórias para quem gosta de carro. Veja quais são:
1. BMW Museum – Munique, Alemanha
O museu, inaugurado em 1973 e remodelado em 2008, foi instalado no BMW Welt, em Munique. O local dispõe de 5 mil metros quadrados de área, onde o visitante vai encontrar 125 modelos de carros, motocicletas e motores da marca.
Ao longo dos vários ambientes do museu é possível conhecer a história da BMW por meio de fotografias, vídeos, painéis interativos e também pela exposição dos produtos.
2. Porsche Museum – Sttutgart, Alemanha
A Porsche tem um dos mais famosos museus de automóveis do mundo. Com um acervo de mais de 80 veículos, os visitantes podem viajar no tempo para conhecer a história da marca, vendo a evolução dos automóveis através dos anos.
Além da visitação, os entusiastas podem participar de cursos de pilotagem e ainda pilotar alguns dos lançamentos da marca. O museu localizado em Stuttgart, na Alemanha, foi criado em 2009, com um investimento em design e arquitetura de mais de US$ 106 milhões (R$ 526 milhões).
3. Mercedes-Benz Museum – Stuttgart, Alemanha
Fundado em 2006, o Museu da Mercedes-Benz também promove uma viagem no tempo aos visitantes, que podem acompanhar uma linha do tempo de mais de 130 anos de história.
Com portfólio super diversificado, o museu traz mais de 160 veículos, que vão desde o primeiro modelo patenteado do mundo até projetos futuristas. Todo acervo está distribuído em 12 amplas salas de exibição, com uma área total de 16,5 mil m².
Além dos veículos de passeio, os visitantes podem apreciar ainda carros de corrida, ônibus, viaturas de polícia e de bombeiro, calhambeques e muitos outros.
4. Museo Enzo Ferrari – Modena, Itália
Focado na história de vida e na paixão de Enzo Ferrari e seu pai, o museu foi fundado em 2012, o local de nascimento do fundador da marca. A casa onde Enzo nasceu foi transformada em um espaço de exposição para honrar a criação dos carros mais cobiçados do mundo.
Dentro do museu encontram-se dezenas de carros de rua e de corrida da Ferrari, que contam a história da marca desde a fundação até a ascensão, objetos de desejo de todo apaixonado por automóveis
5. Museo Storico Alfa Romeo - Arese, Itália
O Museu Histórico Alfa Romeu foi inaugurado em 1976 e reformado em 2015. Ao ser reaberto, com novo modelo expositivo, o espaço conta com três andares denominados: A Linha do Tempo, Beleza e Velocidade.
Na primeira parte do museu, a Linha do Tempo traz uma síntese da evolução da marca, expondo 19 dos modelos mais representativos em ordem cronológica. Já o andar dedicado à Beleza é dividido entre "Os maestros do estilo", que expõe nove modelos de design que marcaram épocas, e "A Escola Italiana", com os carros realizados entre os anos 1930 e 1940 pela funilaria Touring e que levam a marca Superleggera. Na segunda parte do museu ainda é possível ver a "Alfa Romeo no cinema", com um clipe de cenas de grandes filmes que usaram os modelos da marca.
A última parte do museu é reservada à Velocidade, que percorre a história da marca desde as primeiras competições automobilísticas com a exposição de vários modelos e a projeção de filmes com as vitórias da Alfa. Além disso, o espaço conta com uma sala de cinema 4D que leva os visitantes a uma experiência sensorial como se estivessem dentro de três carros completamente diferentes produzidos ao longo desses anos.
6. Petersen Automotive Museum – Los Angeles, Estados Unidos
O sexto museu de automóveis que escolhemos é o Petersen Automotive Museum. Localizado em Los Angeles, o museu é considerado um dos maiores no segmento de automóveis, gerido por uma organização sem fins lucrativos, especializada na história do automóvel.
O museu conta com 250 veículos de diferentes lugares do mundo, que vão de motocicletas a caminhões. Segundo o site do museu, dentro das instalações, os visitantes podem explorar a história do automóvel, desde as primeiras lendas até os impressionantes supercarros modernos.
O acervo traz carros da virada do século XX, veículos de chefes de estado, clássicos americanos, passeios pessoais de lendas de Hollywood, hot rods premiados, dentre outros.
7. Louwman Museum - Haia, Holanda
O Louwman Museum é um pouco diferente dos anteriores. Localizado na Holanda, o museu apresenta uma das mais impressionantes coleções de carros particulares do mundo. A galeria foi inaugurada em 2010 e é fruto de duas gerações da família Louwman que montaram, desde 1934, uma coleção única e peculiar.
Com centenas de carros em exibição, o museu conta a história do automóvel por meio de uma coleção que traz desde carros antigos e clássicos até bólidos de corrida de Fórmula 1 e híbridos.
8. Museu Hollywood Dream Cars – Gramado (RS), Brasil
Com uma pegada temática e cinematográfica, o museu brasileiro traz um acervo repleto de clássicos das décadas de 1940, 1950 e 1960.
São mais de 30 exemplares, de marcas famosas, que fizeram parte da história da indústria automobilística e cinematográfica. Além disso, o museu conta com a maior coleção de Cadillacs da América Latina.
9. Museu do Automóvel - Curitiba (PR), Brasil
O Museu do Automóvel de Curitiba (PR) foi fundado em 1976 para expor ao público o acervo dos sócios do Clube de Automóveis e Antiguidades Mecânicas do Paraná (CAAMP). Com mais 150 veículos, a exposição funciona em regime de rodízio, alternando os exemplares nas 70 vagas existentes.
As galerias se dividem nas categorias: Vintage, Nacionais e de Corrida, sendo na atualidade, um dos mais expressivos museus do gênero em nosso país. O museu promove uma viagem no tempo para conhecer as principais máquinas que marcaram a indústria automobilista do século 20.
10. Museu Eduardo André Matarazzo - Bebedouro (SP), Brasil
Por último, mas não menos importante, escolhemos a coleção particular do empresário Eduardo André Matarazzo. Localizado no interior de São Paulo, o museu conta com cerca de 90 automóveis, além de aeronaves, motocicletas, armas e outras máquinas.