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Renault Kwid E-tech, 100% elétrico, chega ao Brasil em novo lote 

Após o início da pré-venda em Abril, o veículo mais acessível da gama Renault E-Tech chega ao país oficialmente

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Renault Kwid E-tech é o único modelo elétrico da Dacia disponível no mercado brasileiro
Renault Kwid E-tech é o único modelo elétrico da Dacia disponível no mercado brasileiro Foto: Renault Kwid E-tech é o único modelo elétrico da Dacia disponível no mercado brasileiro

Em Abril, a Renault iniciou a pré-venda do Kwid E-tech no Brasil. Em menos de dois meses, o primeiro lote de 750 unidades se esgotou. E hoje, a marca dá mais um passo neste caminho de eletrificação com a chegada oficial do modelo, o elétrico mais acessível da Renault, ao Brasil. 

O Kwid E-Tech faz parte do projeto global da montadora que busca tornar a experiência da mobilidade elétrica cada vez mais próxima da realidade do cliente brasileiro.

Por isso, o modelo também estará disponível no Renault on Demand, um serviço que oferece diversos planos de assinatura de longa duração customizáveis para os veículos da marca. Todos os planos incluem revisões preventivas, gestão de documentos, taxas relacionadas ao veículo como IPVA e licenciamento, além de seguro. A contratação pode ser feita 100% on-line através do site oficial.

“A gama Renault E-Tech conecta inovação e tecnologia a um mundo mais sustentável e o Kwid E-tech chega para ampliar essa oferta para o consumidor brasileiro”.

Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil. 

O Kwid E-Tech é oferecido em única versão e tem preço sugerido de R$ 146.990. Ele estreia uma nova cor de carroceria, verde Noronha, exclusiva do modelo, e também está disponível em branco Glacier Polar e prata Diamond.

Motorização

Com uma motorização elétrica equivalente a 65cv, o Kwid E-Tech faz uma aceleração de 0 a 50 km/h em apenas 4,1 segundos. 

A autonomia é de 298 quilômetros no uso urbano, segundo a norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro. Esse valor é mais do que suficiente para a jornada diária média nas grandes cidades. Em ciclo misto, a autonomia vai para 265 quilômetros.

Por meio do modo de condução ECO acionado facilmente através de um botão no console central, a autonomia da bateria é otimizada. Para isso, a potência é limitada a 44,8cv, a velocidade máxima vai para 100km/h e a frenagem regenerativa se torna mais atuante.

Além disso, a economia do quilômetro rodado é outra vantagem. Apesar de já natural entre os carros elétricos, no caso do Kwid, essa qualidade é ainda mais notável. Traduzindo em valores: considerando R$ 6,20 o preço médio da gasolina no Brasil, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), e o valor médio de 1kWh a R$ 0,66, o custo de um quilômetro rodado do E-Tech é de R$ 0,06. Esse mesmo quilômetro rodado custa R$ 0,41 em um veículo térmico equivalente. 

Por fim, o modelo também oferece facilidade para recarregamento da bateria. Com capacidade de 26,8kWh, ela pode ser carregada até em uma tomada doméstica 20A de 127 ou 220 volts. Além dela, a recarga pode ser feita em Wallbox de corrente alternada AC de 7kW e em carregadores de corrente contínua DC.

Para carregar dos 15% até 80% da carga da bateria em DC, são necessários 40 minutos. Em um Wallbox de 7kW, gasta-se 2 horas e 54 minutos e em uma tomada doméstica de 220 volts, 8 horas e 57 minutos.   

Segurança

Os itens de segurança de série do novo Kwid E-tech incluem freios ABS com BAS (Braking Assist System), controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa (HSA), seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e alerta de pressão de pneus, entre outros.

Além disso, com o sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alert System), um sinal sonoro de alerta é emitido aos aos pedestres até o veículo atingir 30 km/h, velocidade comum em áreas urbanas. Esse som é uma assinatura exclusiva a todos os modelos elétricos do Renault Group. 

Equipamentos

No Kwid E-tech, a alavanca de marchas é substituída por um comando rotativo cromado, com simples utilização em três posições: D (drive/marcha à frente), N (neutro/ponto morto) e R (ré).

Os itens de série do veículo incluem ar-condicionado, travamento centralizado das portas por botão, vidros elétricos dianteiros e traseiros, ajuste de altura dos faróis, limitador de velocidade (com acionamento no volante), sistema multimídia Media Evolution e regulagem elétrica dos retrovisores. 

O porta-malas oferece a melhor capacidade de carga da categoria: 290 litros. Para ainda mais modularidade, o banco traseiro pode ser rebatido, aumentando a capacidade de carga para 1.100 litros. 

O sistema multimídia Media Evolution disponibiliza uma tela touchscreen de 7”, espelhamento de smartphone compatível com Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth, entradas USB e AUX. O volante traz o botão “push to talk”, que aciona o comando para reconhecimento de voz (via smartphone), permitindo ativar e comandar o assistente iOS ou Google do smartphone.

O VRUM já testou o Renault Kwid Outsider 2019; assista o vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=DZ_G-UPWXAs&t=4s