Caso você tenha usado o Google nesta sexta-feira (24), é provável que tenha notado a ilustração de uma mulher segurando um capacete no logotipo. Esta é Kitty O'Neil, piloto, dublê e automobilista, que está sendo homenageada pelo Doodle do Google.
Os doodles são justamente essa personalizações que aparecem na página inicial do Google em datas comemorativas ou em dias especiais.
E qual a data comemorativa de hoje? O 77º Aniversário de Kitty O'Neil, uma mulher surda que superou estigmas e fez história nas pistas e no cinema norte-americano.
Conheça um pouco da história de Kitty O'Neil
Kitty Linn O'Neil nasceu em 24 de março de 1946 no Texas, Estados Unidos. Ela era filha de mãe indígena e de pai irlandês. Sua condição de surdez foi desenvolvida já nos primeiros dias de vida, sendo decorrente de complicações de saúde.
Isso, no entanto, nunca foi um impedimento para que ela seguisse o seu sonho de ser atleta. Ela, inclusive, já afirmou que a surdez se transformou num "ativo" importante para o seu trabalho e vida pessoal.
A primeira modalidade experimentada por Kitty O'Neil foi o mergulho, que se tornou uma grande paixão para ela. Uma lesão no pulso, porém, a impediu de se profissionalizar no esporte.
Mais tarde, ela passou a se interessar por competições de alta velocidade, como corridas de motocicleta e esqui aquático.
Kitty Linn O'Neil tinha, claramente, um forte apreço por atividades de muita adrenalina. Em uma entrevista concedida em 2015, ela revelou "não ter medo de nada".
Esse seu amor por aventura e ação acabou levando-a à profissão de dublê em filmes hollywoodianos de sucesso dos anos 1970 e 1980. Dublês são profissionais que substituem os atores (os principais) em cenas, geralmente, mais ousadas, quando há um certo risco envolvido.
No caso de O'Neil, ela ficou famosa, à princípio, por substituir a atriz Lynda Carter nas cenas de ação da série Mulher Maravilha (1975-1979). Além disso, outras produções de sucesso, como "Os Bons e os Maus" (1977), "Desta Vez te Agarro" (1980) e "O Dueto da Corda" (1980), também fizeram parte de sua carreira.
Kitty O'Neil foi destaque na área, se consagrando como a primeira mulher a ingressar na agência de dublês de Hollywood Stunts Unlimited, nos EUA.
'A mulher mais rápida do mundo'
Dentre os papéis de dublê assumidos, Kitty O'Neil se destacou por protagonizar cenas de muita ação. O sucesso acabou levando-a ao mundo do automobilismo, no qual ela fez história como piloto.
Em 1976, ao dirigir a uma média de 823km/h em um veículo movido a foguete chamado The Motivator, a dublê bateu o recorde de velocidade terrestre para mulheres – que permanece intacto até hoje.
O sucesso foi tão grande que a piloto chegou a ganhar uma versão própria da boneca Barbie.
Enfim, em 1980, Kitty O'Neil se aposentou e se mudou para Eureka, no Estado da Dakota do Sul, também nos EUA. Lá, ela viveu o resto de sua vida, até 2018, quando morreu de pneumonia, aos 72 anos.
- Dia da Mulher: conheça 3 mulheres que revolucionaram o setor automotivo
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!