Após 42 anos de produção no Brasil, o Volkswagen Gol está chegando ao fim. Líder do mercado automotivo por quase três décadas, o veículo se despede com o lançamento do Gol Last Edition nas próximas semanas.
Mesmo sem ter sido confirmada ainda, existem várias pistas a respeito da série especial de encerramento do modelo. Desta vez, um caminhão-cegonha foi flagrado transportando alguns exemplares da "Last Edition", na saída da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP).
- Carros com câmbio manual em extinção: Brasil tem só 15 opções
- Gol G5: 10 curiosidades sobre o hatch de sucesso
Com as fotos, já é possível afirmar que o Gol Last Edition deverá ter somente um tipo de pintura na carroceria, o Vermelho Sunset, a mesma utilizada no Nivus e no Novo Polo 2023. Há ainda alguns detalhes em preto - como no teto, retrovisores, maçanetas e no painel traseiro. Essa composição traz um visual bem esportivo ao veículo.
Na traseira, além de um aerofólio, ha uma linha preta que interliga as lanternas e remonta aos velhos tempos de Gol GT, GTS e GTi. O carro recebeu rodas em liga-leve de 15 polegadas pintadas de preto e adesivos exclusivos.
A motorização é a mesma usada no Gol atual, motor 1.0 flex de 3-cilindros e 12 válvulas, com câmbio manual de cinco marchas. Se o visual é esportivo, esse conjunto é manco: são 77cv de potência e 9,6kgfm de torque com gasolina, além de 84cv e 10,4kgfm com etanol.
Gol mais caro da história
Segundo apuração do site Autos Segredos, o preço do Gol Last Edition deve superar os R$ 100 mil. Atualmente o Gol 2023 custa a partir de R$ 77.250. O "precinho camarada" de antigamente já não existe mais e explica bem os motivos pelos quais a produção está chegando ao fim.
O Gol está prestes a sair de linha e o Polo assumirá seu lugar. O VRUM testou a versão GTS do hatch
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas