SE GRITAR PEGA LADRÃO...

Ford F-150 é primeira picape elétrica da polícia nos EUA

Veículo de serviço especial terá alta capacidade de guincho e 580cv de potência

Publicidade
Nova picape F-150 Lightning Pro SSV
Veículo consegue guinchar um trailer de 4,5 toneladas Imagem: Ford/Divulgação

Pela primeira vez uma picape elétrica será usada como viatura da polícia dos Estados Unidos (EUA). A Ford acabou de lançar a F-150 Lightning Pro SSV, versão da caminhonete F-150 feita especificamente para a atuação policial. O veículo combina a forma elétrica do F-150 Lightning com a infraestrutura policial existente no Ford F-150 Police Responder 2021. Espera-se que o novo modelo possa trazer redução de gastos com combustível e manutenção, em comparação aos demais veículos da frota.

 Visão lateral da F-150 Lightning Pro SSV
Versão foi lançada exclusivamente para uso policial

Essa versão conta com especificações que facilitam a vida dos policiais. Elas incluem:

  • Bancos com tecido reforçado e molduras reduzidas os quais facilitam a entrada e saída de policiais armados;
  • Chapas protetoras de aço nos encostos dos bancos dianteiros;
  • Barras de teto com luzes sinalizadoras de LED;
  • Bandeja reforçada acima do painel para montagem de equipamentos;
  • Bancos traseiros de vinil de fácil limpeza;

A motorização garante um ágil arranque que auxilia nas perseguições policiais. E sua capacidade proporciona, com sobra, o reboque de barcos ou trailers. Sob o capô do veículo, há um novo compartimento Mega Power Frunk, de 399 litros, que pode ser usado para transportar vários equipamentos.

Além disso, a viatura conta com Pro Power Onboard, o qual serve como fonte de energia para iluminar cenas de acidentes noturnos na estrada.

F-150 Lightning Pro SSV: veículo de suporte, mas não só isso

A designação SSV remete a “Special Service Vehicle” ou, em português, veículo de serviço especial. É diferente da sigla PPV, que significa veículo de perseguição policial. Assim, o Ford F-150 Lightning Pro SSV é feito especialmente para dar suporte, o que inclui guinchar trailers e barcos ou até mesmo dar assistência aos demais policiais nas cenas do crime.

Ter a sigla SSV, no entanto, não significa que o veículo é lento. Pelo contrário: os criminosos teriam dificuldade em conseguir fugir dessa caminhonete, que tem 580cv de potência, mais de 107kgfm de torque e leva apenas quatro segundos para acelerar até 100 km/h. Ela é mais potente, inclusive, que o novo Blazer EV, SUV elétrico da Chevrolet que também teve sua versão policial anunciada na semana passada.

Na cabine, o veículo conta com o painel de instrumentos digitais de 12 polegadas e a tela interativa, também do mesmo tamanho. Além disso, os sistemas Ford Mega Power Frunk e o Pro Power Onboard, são capazes de realizar a famosa “chupeta” na bateria e alimentar diversos sistemas de energia, como aparelhos de iluminação e equipamentos de campo. A picape pode fornecer até 9,6kW de suas tomadas de energia e pode funcionar por horas com carga máxima.

Principal fornecedora da polícia dos Estados Unidos

A Ford é a principal fornecedora de veículos para a polícia norte-americana. Trata-se de uma tradição construída há mais de 70 anos.

A Ford Pro atende, hoje, mais de 12.000 departamentos de polícia no país e vende mais veículos para o segmento do que todas as outras marcas somadas. Isso se deve, também, à estreita colaboração que ela recebe dos clientes do setor, especialmente do Conselho Consultivo da Polícia.

“Temos orgulho de oferecer a primeira picape elétrica para a polícia da América do Norte, com tecnologia revolucionária para ajudar a melhorar a sua produtividade”.

Nate Oscarson, gerente de vendas do governo da Ford Pro nos EUA.

Você conhece o canal do VRUM no YouTube?